Home Tutoriais CMS Instalação de WordPress no seu domínio


Neste artigo vamos explicar passo a passo a instalação do CMS ( Sistema gerenciador de conteúdos) para a criação de blogs chamado WordPress. Sem dúvida o WordPress é o melhor sistema de blogs existente na atualidade, pelo menos no que diz respeito a soluções gratuitas. Suas vantagens são sua extrema simplicidade e a possibilidade de configurar ou personalizar todos os aspectos imagináveis do blog.

Quer seja através do pacote básico ou da instalação de distintas extensões ou plugins, podemos conseguir um blog com múltiplas funcionalidades avançadas. Além disso, existem inúmeros layouts com os que configurar o aspecto de nosso blog, para conseguir um desenho atrativo quase sem esforço.

Em nosso Manual de blogs vamos explicar todos os detalhes de trabalho com WordPress no seu próprio domínio, em diferentes capítulos que iremos publicando em CriarWeb.com. Por agora, começamos pela instalação do sistema que relatamos a seguir.

Consiga seu próprio domínio

O ideal é que você tenha um domínio próprio para instalar o WordPress. Os domínios se contratam através deempresas de hospedagem e geralmente é tão fácil como entrar em nosso provedor de hosting preferido e fazer uma busca pelos diferentes termos ou palavras para conseguir um domínio que esteja livre. É claro que o mais recomendável é que o nome de seu blog tenha a ver com a temática que você esteja pensando em desenvolver.

Os requisitos que a sua hospedagem vai necessitar para instalar WordPress são os seguintes:

  • Suporte para base de dados
  • Suporte para PHP

Acesso FTP externo

Instalar WordPress passo a passo

O primeiro que devemos ter preparado é o FTP e o banco de dados do servidor de hospedagem contratado para o domínio. Caso não tenhamos esses dados (que deveriam ter sido fornecidos ao se contratar o serviço), escreva ou telefone diretamente à assistência técnica do seu provedor de hosting.

Assim que tivermos criado os acessos FTP e o banco de dados MySQL (este passo variará dependendo do sistema de hospedagem contratado), vamos à <ahref=”http: wordpress.org=”” download=”” “=”” target=”_blank”>zona de download de WordPress e baixamos a última versão de WordPress. Há que se ter em conta que esta versão possivelmente estará em inglês. Caso vocês queiram uma versão em português há que ir aqui.

Quando tivermos baixado nosso arquivo, o descomprimimos em uma pasta vazia ( pode ser o diretório raiz da publicação de sua hospedagem ou qualquer outro diretório onde você queira colocar o blog) e passamos a editar o arquivo wp-config-sample.php.

Neste arquivo o único que temos de fazer é trocar os dados do banco de dados de dados pelos que nos foram fornecidos por nossa hospedagem e colocar três frases aleatórias por questões de segurança.

Uma vez que o tenhamos modificado guardamos as mudanças e trocamos o nome do arquivo por wp-config.php e subimos toda a nossa raiz do ftp.

A seguir digitamos no nosso navegador esta url: http://www.seudominio.com/wp-admin/install.php

Ao entrar nessa página começará a instalação, contudo se não funcionar, talvez apareça uma tela de erro de conexão , como a que temos abaixo. Para resolver esse erro hipotético, temos que revisar nosso arquivo wp-config.php e certificar-nos de que os dados estão bem colocados.

Se tudo dá certo aparecerá uma tela de boas-vindas onde nos pedirão para colocar o título do nosso blog e um email para contato.

Uma vez introduzidos os dados se abrirá uma tela que nos dará um nome de usuário ( por norma, administrativo) e uma senha gerida aleatoriamente.

Ao dar finalizar ela nos redireciona à zona de login onde colocamos o nome do usuário e a senha do item anterior.

Com isso já temos acesso ao nosso painel de administração e damos por concluída a instalação de WordPress.

Em artigos subsequentes vamos ver como aplicar um desenho ao nosso blog, editar entradas, acrescentar opções, etc.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/instalacao-wordpress-seu-dominio.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.