Home Tutoriais Banco de Dados Instalação do Oracle Server


INTRODUÇÃO

O Oracle Server é um sistema de gerenciamento de banco de dados relacionais de objetos que oferece uma abordagem aberta, abrangente e integrada ao gerenciamento de informações.

O Oracle Server é composto por vários processos, estruturas de memória e arquivos. Enquanto alguns componentes do Oracle Server são usados durante o processamento de uma instrução SQL, outros são utilizados para melhorar o desempenho do banco de dados e garantir que este possa ser recuperado caso ocorra um erro de software ou de hardware ou também executar tarefas necessárias para a mutenção do banco de dados.

O Oracle Server consiste em uma instância Oracle e um um banco de dados Oracle.

Falaremos sobre Instância Oracle e toda arquitetura do Oracle Server no próximo tutorial.

Vamos abordar neste tutorial, a instalação do software Oracle 9i database server.

 

ORACLE UNIVERSAL INSTALLER

O Oracle Universal Installer (OUI) é uma ferramenta gráfica que torna a instalação do Oracle simples e interativa. Por utilizar a tecnologia Java para ambiente de tempo de execução, a interface do OUI é a mesma em todas as plataformas de sistema operacional.

Além de instalar o software do banco de dados Oracle Sever, o OUI fornece uma opção para criar tipos diferentes de banco de dados, utilizando os assistentes de configuração.

Para os mais apressadinhos que não gostam de ficar interagindo com o software na frente do computador, aí vai uma boa notícia: é possível fazer a instalação automatizada do software definindo um arquivo de resposta para a instalação não interativa de produtos Oracle em uma máquina.

 

INSTALAÇÃO DO ORACLE 9i SERVER

O software de instalação do Oracle 9i Server é fornecido em três CD´s e requer mais de 1GB de espaço em disco rígido para conclusão da instalação do software aplicativo.

Em sistemas operacionais como UNIX, LINUX, HP-UX e IBM AIX, você deverá emitir os comandos mount e unmount para montar e desmontar sua unidade de CD-ROM toda vez que precisar trocar a mídia.

Este tutorial parte do princípio que o leitor já tem pleno conhecimento nos comandos do seu sistema operacional.

A recomendação mínima da Oracle para instalação de um banco de dados Oracle é 128MB. Na verdade você deve ter de 256 a 512 MB de RAM disponíveis. Mesmo assim, o processo de instalação pode ser pouco. O software que instala o aplicativo de banco de dados Oracle Server é executado dentro de um ambiente Java Virtual Machine, o que torna o processo ainda mais moroso.

Ao executarmos o software de instalação do Oracle 9i Server, a seguinte tela será exibida no computador:

Para seguirmos com a instalação do Oracle 9i Server, clique sobre o botão Iniciar Instalação.

A tela anterior é apenas informa que está carregando o aplicativo de instalação. Ela desaparece automaticamente, dando lugar à próxima tela:

Como disse anteriormente, o software é bem intuitivo e vai ajudar o leitor a conseguir êxito na instalação do software.

Nesta temos a opção de visualizar os produtos Oracle já instalado na máquina.

Se você fizer uma instalação personalizada e deixar algum componente do aplicativo sem instalar, poderá voltar posteriormente e adiciona-lo. Caso queira desinstalar qualquer componente que julgar que esteja sobrando, também poderá assim fazer.

Clique em próximo para continuarmos com a instalação. Uma nova janela será exibida:

Nesta tela você pode apontar para onde você deseja instalar o aplicativo Oracle 9i Server. Você pode definir o nome do OracleHome que será usado por este aplicativo após instalado.

A origem, geralmente, não deve ser alterada. Salvo em caso de você está utilizando o OUI para instalar patche´s de atualização.

Após selecionar o destino da aplicação Oracle 9i Server e definir o nome da variável OracleHome, clique no botão próximo para continuar.

Após alguns instantes, uma próxima janela será exibida na tela da sua máquina:

Como estamos planejando a instalação do Oracle 9i Server, a opção que deve ser selecionada é a primeira (Oracle9i Database 9.2.0.1.0).

Para prosseguir, clique no botão próximo.

A versão mais completa do Oracle 9i Server é a Enterprise Edition. Esta versão possui algumas opções que são desabilitadas na versão Standard Edition. Por exemplo, o particionamento de tabelas só pode ser feita no Enterprise Edition, a configuração de mais de um destino para archives só pode ser feita no Enterprise Edition, etc…

Deixo livre para o leitor escolher qual instalação deseja fazer. Os passos a seguir independe da escolha nesta tela.

Na simulação para elaboração deste tutorial, optei pela versão full ( Enterprise Edition ).

Faça sua escolha e clique no botão próximo.

O OUI possui um assistente que cria automaticamente um banco de dados após a instalação do software aplicativo Oracle 9i Server.

Se você optar por Somente Software, a instalação prosseguirá normalmente sem criar nenhum banco de dados. Neste caso, você poderá executar o assistente para criação do banco de dados posteriormente ou criar o banco de dados através do comando CREATE DATABASE no prompt de uma ferramenta para esta finalidade.

Se você optar por Personalizada, você pode escolher exatamente o perfil do banco de dados que irá usar. Está opção é recomenda apenas para Administradores de banco de dados com experiência na arquitetura Oracle 9i Server.

A opção DATA WAREHOUSE criar e configura um banco de dados para a finalidade de data warehouse.

A opção PROCESSAMENTO DE TRANSAÇÕES, como o próprio nome sugere, cria e configura um banco de dados para muitas transações.

E por último, a nossa escolha, deverá ser FINALIDADE GERAL. Esta opção faz com que o assistente do OUI cria e configura um banco de dados para consultas e transações.

Clique no botão Próximo para exibir a próxima janela.

Tente escolher um nome pequeno para seu banco de dados e de preferência com o mesmo nome da SID que identifica a instância do Oracle 9i.

Estes termos serão explicados futuramente em outro tutorial. Não se preocupe agora com isto.

Após inserir o nome do seu banco de dados e na sid da instância Oracle, clique no botão próximo para avançar para a próxima janela.

Lendo as instruções desta janela, você terá a explicação de sua finalidade. A recomendação deve ser seguida para ambientes de produção, onde o processamento é intenso e o risco de perda de dados deve ser minimizado ao máximo.

Se o ambiente que você estiver instalando o Oracle 9i Server dispor apenas de um disco, não há problema direcionar os arquivos de dados para o mesmo local do software aplicativo.

Após definir o diretório do banco de dados, clique no botão próximo para continuar.

O assunto sobre Caracteres de Banco de Dados é um pouco extenso e será abordado futuramente. O leitor pode ficar a vontade para selecionar a primeira opção: Utilize o conjunto de caracteres default. Embora eu tenha escolhido outro na simulação para este tutorial, você não terá nenhum prejuízo ao escolher a primeira opção.

Após concluir sua escolha, siga a instalação clicando no botão próximo.

A janela RESUMO tem o objetivo apenas de listar os itens que serão abordados na instalação do Oracle 9i Server.

Clique no botão Instalar para que o OUI inicie a cópia de arquivos.

O processo de instalação pode demorar bastante tempo, dependendo dos recursos de hardware de sua máquina. Você será solicitado a trocar o disco durante a instalação.

Após a instalação do Oracle 9i Server, o assistente será iniciado para configuração do banco de dados.

Veja a tela a seguir:

Se você optar por não trocar as senhas, por default serão:

Para o usuário SYS, a senha default é change_on_install

Para o usuário SYSTEM, a senha default é manager

É altamente recomendável, que a senha seja trocada neste instante.

Clique no botão ok para continuar.

Aguarde até que o OUI conclua a instalação das ferramentas nesta janela.

Após a conclusão desta etapa, clique no botão próximo para conclusão da instalação do Oracle 9i Server.

A última janela, informa os dados para acesso do banco de dados via HTTP. Este assunto será abordado em outro tutorial, quando falaremos sobre o iSqlPlus.

Espero que tenha chegado até o final deste tutorial com êxito. A instalação do Oracle 9i Server é tranqüila e sem traumas.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/martinellecastro/oracleserver001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.