Home Tutoriais CMS Instalando o Drupal 6 em português


Muitas pessoas têm instalado o Drupal com sucesso, mas algumas têm tido problemas em colocá-lo em português do Brasil.

Para desmistificar esse processo esse tutorial simples foi criado.

Requisitos

Esse tutorial foi feito para o Drupal 6.x e o único requisito é ter o Drupal nessa versão. Para instalação do Drupal 5.x em português, veja o screencast que eu fiz a respeito disso.

Abordagens

No Drupal 6 existem duas formas de instalar um idioma: durante o processo de instalação ou depois da instalação. Nesse tutorial vamos ver primeiro a durante a instalação e em seguida a que é tida como a tradicional.

Baixando a tradução

A tradução mais completa e que está sempre sofrendo atualizações é a que está no servidor de traduções do Drupal Brasil em http://traducao.drupal-br.org. É a partir desse servidor que iremos baixar a tradução para o nosso site.

Após acessar o servidor, no menu lateral direito clique na opção Exportar.

Você será remetido a uma tela onde escolherá algumas opções:

Choose a project: O projeto que deseja exportar a tradução. No nosso caso queremos a tradução do Drupal, então digitaremos Drupal(se já não vir preenchido).

Release: Escolha o último release disponível, ainda que ele seja diferente da sua versão atual (por exemplo, no momento que escrevia esse artigo a última versão do Drupal era a 6.6 mas o release disponível era o 6.4).

Type of export: Tipo de exportação. No nosso caso queremos a tradução e não um template. Então escolha Tradução.

Format used: Aqui temos 4 opções:

  • Drupal 6 package format Formato de pacote para o Drupal 6. Vamos exportar um desses, pois o usaremos para a tradução durante a instalação
  • Drupal 5 package format for autolocale module Formato para o módulo autolocale no Drupal 5.
  • Flat package for CVS commitPacote para commit no CVS.
  • All in one fileE tudo em um arquivo, ou formato clássico. Também vamos exportar uma versão desses para fazermos a instalação no módulo clássico.

Depois de escolher as opções mencionadas, basta clicar no botão Exportar e salvar os arquivos que ele irá gerar.

Drupal em português – Tradução na instalação

Nesse processo você vai precisar ter o Drupal pronto para instalar. Aqui não será abordada a instalação em si, somente como fazer a instalação em português. Assim, você já deve ter baixado e descompactado o Drupal em um local onde o seu servidor Web consegue acessá-lo.

Você também deve ter o arquivo que exportamos do servidor de traduções, no formato de pacote para o Drupal 6 (primeira opção da exportação).

Considerando que a instalação será feita localmente e assumindo seu endereço local como http://localhost vamos aos passos:

  • Descompacte o arquivo baixado na raiz do seu Drupal. Esse arquivo vem com 3 pastas dentro modules, profiles e themes. Essas pastas já existem na sua instalação do Drupal, e você deve sobrescrevê-las.
  • Acesse http://localhost Nesse ponto o Drupal deve lhe dar a opção de instalar usando o idioma inglês ou Português do Brasil
  • Escolha português do Brasil e prossiga normalmente com a instalação, já em português

Esse é o procedimento básico. Em alguns casos você pode receber a mensagem The translation import failed, because the file could not be read.. Isso porque esses arquivos que acabamos de descompactar precisam de permissão de leitura para o usuário que executa o seu servidor Web. Então dê a permissão adequada.

Modo tradicional

Nesse modo você já tem o seu site instalado em inglês e precisa instalar a tradução. Você já deve ter baixado a tradução no passo correto desse tutorial e agora vamos instalá-la. Lembre-se que a tradução é a All in one file.

A primeira coisa que devemos fazer é habilitar o módulo de tradução, chamado Locale. Para isso acesse Administer > Site building > Modules escolha o módulo Locale e clique no botão Save Configuration

Com o módulo Locale ativado, precisamos importar a tradução. Para isso acesse: Administer > Site building > Translate interface. Aqui, na parte superior, clique em Import.

No campo Language file escolha o arquivo que baixamos do servidor de traduções. No campo Import into escolha o idioma português do Brasil ou seja “Portuguese, Brazil (Português)”. As demais opções deixe-as como estão e clique no botão Import.

Com isso temos a tradução importada, mas falta um último passo, que é ativá-la para o nosso site. Para tanto acesse Administer > Site configuration > Languages. Nessa tela veremos os dois idiomas disponíveis: Inglês e Português. Para ativar o português, como o padrão, basta escolher na opção Default o nosso idioma e em seguida clicar no botão Save Configuration

Nesse momento o site estará em português. Você pode ainda desabilitar o idioma inglês, se desejar, desmarcando a caixa Ativado.

Fonte: http://drupal-br.org/tutoriais/tutorial-instalando-o-drupal-6-em-portugues

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.