Home Tutoriais Sistemas Operacionais Instalando o ISA Server 2000


Neste tutorial vou sair um pouco da teoria que foi bem abordada no último tutorial. A partir deste em diante, o leitor vai se deliciar com as telas de configuração onde podemos fazer o acompanhamento tela a tela de uma instalação do ISA Server onde irei explicar os principais passos em detalhes. Eventualmente farei parênteses para explicar algum conceito importante como a LAT (Local Address Table).

 

Pré-Requisitos para a Instalação do ISA Server 2000:

Como todo o software, ele tem requisitos mínimos tanto de sistema operacional quanto de hardware que são checadas durante a instalação, estas são:

  • Processador: Pentium II 300 mhz ou mais rápido;
  • Memória: 256 MB;
  • Hard Disc: 20MB + Espaço para guardar o cache;
  • Outros: Partição NTFS requerida para caching;
  • 2 placas de rede (uma externa e outra interna);
  • Sistema Operacional: Windows 2000 Server Service Pack 1 ou posterior, ou Windows 2003. Vale lembrar que sempre ao configurar um servidor, antes da configuração de qualquer produto, atualize todos os hotfixes do sistema operacional, service packs, etc…esse é uma boa prática de segurança para manter seu ambiente confiável.

Caso esteja planejada a instalação de um Array (conceito que será abordado em tutorial futuro), é necessário um Controlador de Domínio na rede.

Essa necessidade não implica que o servidor ISA Server deverá ser promovido a um Controlador de Domínio, mas que ele identifique um na sua rede e faça parte deste domínio, pois será onde as políticas deverão ser armazenadas no caso de existência de Array.

Uma outra peculiaridade é que temos que optar pela versão a ser comprada. A Microsoft disponibiliza duas versões, a versão Standard e a Enterprise. A diferença principal entre as duas é que somente na versão Enterprise tem-se a opção para configurar arrays, portanto se você não pretende configurá-los, a aquisição da versão Standard é muito bem vinda.

Essas configurações acima são mínimas para a instalação do produto e isso não significa um funcionamento satisfatório do mesmo se o cliente visa performance e um bom aproveitamento da ferramenta dependendo da quantidade de usuários conectados na rede onde o ISA será usado.

A seguir, seguem configurações mínimas sugeridas para uma boa performance do ISA Server levando em consideração alguns pontos importantes:

Usuários Memória Processador Espaço em Disco
Menos de 500 512 Mb 800-1000 Mhz 20 Gb
500-1000 1 Gb Mais que 1000 Mhz 40 Gb
Mais de 1000 (2 Servidores) 1 Gb Mais que 2000 Mhz 80 Gb

Obs: Nos dias de hoje ainda temos muitas opções que vale a pena ser comentado como podemos citar os processadores de 64 bits da AMD que estão caindo muito de preço e também o preço de disco rígido que já não é tão caro como antigamente. Então no caso da instalação do ISA Server como um servidor cache, a economia de link é muito grande e sem dúvida o preço do uso de link ainda é bem mais caro do que o preço de disco rígido. Portanto vale a pena colocar no papel esses valores e fazer um Capacity Planning bem elaborado com todos esses dados.

Capacity Planning é um importante conceito de rede de computadores que é responsável pelo estudo inicial do hardware a ser usado para implementar um projeto garantindo um crescimento confiável, sem comprometer a sua eficiência para atender demandas futuras de acordo com o seu crescimento.

 

Considerações para Pré-Instalação do ISA Server 2000:

  • Adquirir um CD-KEY (no site da Microsoft pode ser adquirida uma licença demo por 90 dias para teste www.microsoft.com/isaserver )
  • Decidir se será instalado como Stand-Alone ou Array
  • Decidir o modo de instalação: Firewall, Cache ou Integrado
  • Fazer as considerações do Cache – NTFS (preferencialmente numa partição física separada, para uma melhor performance)
  • Projetar a configuração da LAT ( Local Address Table , esse é um dos termos mais importantes no ISA Server e será explicado logo abaixo )

LAT (LOCAL ADDRESS TABLE)

 Traduzindo o significado de LAT seria Tabela de endereços locais. Para o ISA Server, ao instalar no modo Firewall ou Integrado, temos a opção de configurar a LAT durante a instalação. O ISA Server usa a LAT para determinar quais os endereços IPs estão dentro da organização e assume que todos os outros IPs são externos.

Portanto ele usa a LAT para controlar a comunicação entre os computadores internos e externos. Os clientes Firewall automaticamente fazem o download de updates da LAT do ISA Server, usam ainda updates da LAT para saber quais computadores eles podem se conectar direto, sem precisar passar pelo ISA ou ainda, quando necessário, fazer uma requisição ao ISA, quando o IP a ser consultado não pertence a LAT.

Resumindo, o ISA Server usa a LAT para saber quais são os IPs internos, aqueles que estão dentro da organização, assumindo todos os outros, IPs externos.

 

INSTALAÇÃO DO ISA SERVER 2000

1º Passo – Primeiro, é necessário um cd de instalação do ISA Server 2000 ou o conteúdo do mesmo

2º Passo – Ao navegar pelo conteúdo do cd de instalação, clicar duas vezes no ISAAutorun.exe para começar a instalação do produto

3º Passo – Agora estamos na tela inicial da instalação do ISA Server 2000, para a instalação de um Array, escolheríamos a opção Run ISA Server Enterprise Initialization, mas neste exemplo não vamos tomar essa opção.

4º Passo – Vamos escolher a opção Install ISA Server, que irá começar a instalação do ISA como Stand Alone,

5º Passo – Ao clicar na opção anterior a instalação será iniciada e todos os pré-requisitos serão checados como memória mínima, sistema operacional, espaço em disco mínimo, conforme foi citado anteriormente. Primeiro clique pra continuar a instalação:

6º Passo – Entre com o CD Key, pode-se adquirir no site da Microsoft uma chave para a instalação do ISA Server para avaliação, válida por 90 dias

7º Passo – Dê OK e I AGREE respectivamente nas duas próximas telas para continuar a instalação, depois teremos que escolher qual o tipo de instalação que iremos efetuar, podemos também alterar a localização padrão onde será instalado o produto, clicando em Change Folder

8º Passo – Caso seja escolhido a Typical Installation, teremos a instalação da função de Firewall e de Cache que são as funcionalidades mais comuns do ISA Server 2000. Na Full Installation todas as funcionalidades são instaladas, podemos verificar todos os componentes que podem ser instalados escolhendo a Custom Installation,

9º Passo – Conforme a figura 1.7 pode-se notar que o item ISA Services já aparece selecionado e temos o item Add-in services para ser selecionado, esse por sua vez é responsável pela instalação de outros dois componentes

10º Passo – Depois da escolha dos componentes que serão instalados do ISA Server e prosseguindo a instalação temos a seguinte mensagem nos avisando a falta de algum requisito para incluir o servidor num Array, no nosso exemplo estamos instalando um Stand-Alone

11º Passo – Agora podemos já habilitar a função que o ISA Server 2000 vai iniciar assim que a instalação estiver concluída, vamos escolher a Integrated Mode que habilita a função de Firewall e Cache:

12º Passo – Quando a função Firewall é habilitada o serviço de publicação do IIS é parado e só será habilitado novamente com a criação de regras no ISA. Portanto, antes de colocar em produção devemos ter consciência que haverá uma parada na publicação de sites até a criação das regras devidas (a criação de regras será abordada em capítulos posteriores)

13º Passo – O próximo é escolher uma partição NTFS que servirá para armazenar o cache, pois também habilitamos a função de servidor cache para esta instalação:

14º Passo – Este passo é importante, pois aqui iremos identificar para o ISA Server quem faz parte da LAT (Local Address Table), podemos clicar no botão Construct Table e podemos selecionar a placa de rede interna para que o próprio ISA se encarregue de buscar todos as redes internas e construa a LAT automaticamente:

15º Passo – Depois da LAT configurada os serviços são instalados e isso pode demorar por volta de 3 minutos, dependendo do hardware do servidor. Terminada a instalação temos a opção de já começar a configuração:

16º Passo – Finalmente temos a tela de conclusão da instalação do ISA Server 2000

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/breinerqueiroz/isaserver2k002.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.