Home Tutoriais Sistemas Operacionais Instalando o Microsoft BizTalk Server 2006 Beta 2


Se o assunto for integração de sistemas corporativos, a Microsoft sempre se posicionou como pioneira e inovadora, participando da definição das tecnologias para proporcionar a interoperabilidade entre as tecnologias disponíveis. Podemos destacar o protocolo de mensageria MSMQ (Microsoft Message Queuing), o servidor HIS (Host Integration Server), o SSIS (SQL Server Integration Service), além do premiado servidor de integração e orquestração de processos de negócio, o BizTalk Server. Em sua quarta versão, este produto promete manter a liderança em seu nicho de mercado, trazendo inovações e melhorias em seus serviços.

Para quem não conhece o produto, segue alguns dos adaptadores NATIVOS disponíveis na nova versão:

Adaptadores já existentes nas versões anteriores do BizTalk:

  • Adaptador para protocolo SOAP
  • Adaptador para Microsoft Message Queue
  • Adaptador para arquivos
  • Adaptador para protocolo HTTP
  • Adaptador para protocolo SMTP
  • Adaptador para banco de dados SQL
  • Adaptador para padrões ANSI e EDIFACT (EDI)
  • Adaptador para transferência de arquivos via FTP

Adaptadores incorporados na versão 2006:

  • Adaptador para Microsoft SharePoint
  • Adaptador para protocolo de e-mail POP3

Existe uma lista enorme de outros adaptadores que estão sendo desenvolvidos, incluindo para sistemas de ERP como SAP, JDE, Oracle, entre outros. Também existem adaptadores que foram fabricados por outras empresas, especificamente para uma situação, na verdade este mundo não tem fim, podendo-se desenvolver adaptadores para qualquer tipo de integração, vai ai da imaginação de cada developer.

Estaremos instalando o Microsoft BizTalk Server 2006 sobre sistema operacional Windows XP, mas este também trabalha com a família de servidores Windows 2000 e Windows Server 2003.

1. Pré-requisitos

Apresentamos nesta seção os requisitos de hardware e software que devem ser cumpridos antes da instalação do produto.

1.1 Requisitos de Hardware:

Estes são os requisitos de hardware para o BizTalk Server 2006:

Componente de Hardware Requisito
Processador 450 MHz or higher Intel Pentium-compatible CPU
Memória 512 MB of RAM
Disco rígido 10 GB of available hard disk space
Vídeo Microsoft Windows XP compatível com VGA e relosução 800 x 600 pixels ou superior
Rede Placa de rede 10/100 (recomendado 10 MBps ou superior)

1.2 Requisitos de Software:

Estes são os requisitos de software para o BizTalk Server 2006:

Produto Descrição
Microsoft Windows XP Professional with Service Pack 2 Sistema Operacional. Lembrando que pode ser Windows 2000 Server family ou Windows Server 2003 (mas exige diferente procedimento de instalação)
Internet Information Services 5.1 (IIS) Servidor web IIS que acompanha do Microsoft Windows XP. O servidor BizTalk utilizar para publicação de funcionalidades.
Microsoft SQL Server 2005 Developer, Workgroup, ou Standard Editionou

Microsoft SQL Server 2000 Developer Edition com Service Pack 4

Banco de dados onde serão armazenadas as informações utilizadas pelo BizTalk Server.
Microsoft SQL Server 2000 Analysis Services com Service Pack 4 Caso seja instalado o SQL Server 2000 recomenda-se instalar o Analysis Services.
SQLXML 3.0 com Service Pack 3 Habilita o suporte a XML para SQL Server.
SQL Notification Services com Service Pack 1 Microsoft SQL Server 2000 Notification Services para construir aplicações de notificações.
Microsoft Excel 2003 com Service Pack 2 O modulo do BizTalk chamado BAM (Business Activity Monitoring) utiliza o Excel para apresentar os processos monitorados em tempo real
Microsoft .NET Framework 1.1 .NET Framework 1.1 é utilizado pelo BAM
Microsoft .NET Framework 2.0 The .NET Framework version 2.0 utilizado pelo ASP .NET
Microsoft Visual Studio®  2005 Microsoft Visual Studio 2005 disponibiliza um ambiente para desenvolvimento de projetos e soluções para o BizTalk.
Microsoft Data Access Components (MDAC) 2.8 com Service Pack 1 Microsoft Data Access Components (MDAC) 2.8 com SP1 é utilizado pelos drivers de conexão do banco de dados SQL Server.
Microsoft XML Core Services (MSXML) 3.0 com Service Pack 7 É uma aplicação desenvolvida par processar XSLT em um arquivo XML.
Microsoft XML Core Services (MSXML) 6.0 Semelhante ao item acima, com novas funcionalidades.
Office Web Components 11 (OWC11) com Service Pack 1 Conjunto de componentes COM requiridos somente se for utilizado o HAT (Health and Activity Tracking) do BizTalk Server 2006.
ADOMD.NET 8.0 Usado para acessar XML e compatível com um data provider
ADOMD.NET 2005 (9.0) Acompanha o Microsoft SQL Server 2005 Feature Pack

2. Instalação do Microsoft BizTalk Server 2006 Beta 2

Em primeiro lugar, precisamos baixar a versão do produto. Para isto, siga os passos apresentados no site da Microsoft: http://www.microsoft.com/biztalk/evaluation/bts2006beta.mspx

Depois siga os passos da instalação que também são fáceis:

Logo após o clique no arquivo de instalação, aparecerá uma tela de início. Para começar a instalação clique em Install Microsoft BizTalk Server 2006 on this computer.

Após entrar com as informações de nome de usuário e Empresa, clique em Next.

Escolha os componentes a serem instalados e o local de instalação. Após clique em Next

Após o término da cópia dos arquivos aparecerá esta tela. Caso ocorra algum problema na instalação, verifique o log da instalação clicando no botão Logfile. Agora vamos configurar o BizTalk Server 2006, deixe o check-box Launch BizTalk Server Configuration marcado e clique em Finish.

Existem dois tipos de configuração (Basic e Custom). Caso escolha a opção Basic, o instalador irá selecionar as opções default para configuração. No campo Database server name coloque o nome do servidor de banco de dados (no caso instalamos o SQL Server no mesmo servidor). No campo User name e Password coloque o usuário e senha que serão utilizados pelos serviços criados pelo BizTalk. Clique em Configure para continuar.

Agora o wizard irá configurar cada funcionalidade apresentada na tela anterior. Acompanhe o status da barra de progresso até que o processo de configuração seja finalizado com sucesso.

Se não ocorrer nenhum problema na configuração e se os pré-requisitos de software foram atendidos, esta é a tela final de configuração. Verifique se todas as opções foram configuradas com sucesso rolando a barra para baixo. Caso algum componente apresente falha, verifique o log de instalação clicando na opção em azul Logfile e procure pela palavra erro no arquivo. É possível retornar a esta tela, pois para atender algum requisito de software é necessário sair deste menu, instalar o produto e retomar a configuração do BizTalk. Para isto, existe uma opção no menu de programas do BizTalk Server 2006 chamada BizTalk Server Configuration. Não menos importante é verificar a documentação, ela é a principal fonte para solução de problemas. Clique no link Getting Started with Microsoft BizTalk Server 2006.

Para finalizar a configuração, clique em Finish.

Se você conseguiu chegar até aqui parabéns! A instalação foi concluída. O próximo passo é configurar os componentes do BizTalk para tirar o máximo de proveito da solução. Isto veremos em um próximo artigo.

3. Conclusão

Uma das principais dificuldades de utilização do Microsoft BizTalk Server 2004 estava na própria instalação, que era bastante exigente em detalhes de configuração e pré-requisitos. Vimos neste artigo que a versão 2006 ficou bastante simplificada, quando utilizada a opção Basic Configuration. Isso não impede que o usuário avançado escolha o modo e as funcionalidades a serem utilizadas, pois existem outras opções de instalação no modo Custon. A Microsoft sempre preocupada com a documentação de seus produtos desenvolveu diversos tutoriais sobre instalação e configuração da versão 2006, que podem ser encontrados nos seguintes links:

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=600

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.