Home Tutoriais Sistemas Operacionais Instalando o System Center Orchestrator


Neste Tutorial vamos abordar os pré-requisitos, instalação e primeira impressão das consoles do produto.

Pre-requisitos..

A instalação do Orchestrator é simples no entanto requer alguns pré-requisitos como listamos abaixo:

  • Instalar o .NET Framework 4.0
    http://www.microsoft.com/en-us/download/details.aspx?id=17718
  • Criar uma conta de serviço para o Orchestrator
    Crie no Active Directory uma conta simples neste tutorial vamos nomear como svc.sco no entanto sinta-se livre para usar o seu próprio padrão na criação da conta de serviço.
  • Criar um grupo no Active Directory para os usuários do Orchestrator, vamos utilizar o grupo SCO-UsersGroup neste Tutorial
  • SQL Server
    Podemos estar utilizando um servidor SQL remoto ou instalar o SQL na própria máquina do Orchestrator utilizando as configurações padrão, na tela abaixo temos o que é necessário ser instalado como parte do SQL.

Instalando o System Center Orchestrator…

O processo de instalação é bem simples e todos os passos para instalar o mesmo podem ser como os mostrados abaixo:

  1. Na tela principal do produto após o autorun, clique em Install
  1. Na página Product Registration. Coloque os dados de registro, se não for colocado nada na licença o produto será instalado como evaluation e irá funcionar por 180 dias.
  1. Na página Please read this License Terms. Clique em I accept the license terms e clique Next.
  2. Na página Select features to install. Vamos selecionar todas as funções e vamos clicar em Next.
  1. Na página seguinte uma análise do sistema será feita para saber se todos os pré-requisitos estão instalado, caso não estejam serão mostrados e o administrador terá que tomar uma ação para implementar o Orchestrator. No exemplo abaixo o IIS não estava instalado mas podemos estar instalando o mesmo.
  1. Depois de termos todos os pré-requisitos instalados, uma tela similar a mostrada abaixo será mostrada, indicando que todos os pré-requisitos estão instalado e a instalação pode prosseguir. Vamos clicar em Next.
  1. Na página Configure the service account. Nesta página vamos utilizar a conta de serviço que criamos durante o proceso de pré-requisitos deste tutorial e após digitar o usuário e senha vamos clicar em Test e a mensagem Credentials accepted deve ser mostrada. Clique em Next.
  1. Na página Configure the database server. Indique o nome do servidor SQL caso seja remoto, ou se o SQL estiver instalado localmente apenas digite o nome do servidor local e clique em Test Database Connection e o resultado deve ser Database connection succeeded. Feito isso clique em Next.
  1. Na página Configure the Database. Por padrão a database do Orchestrator é o próprio nome do produto, apenas clique em Next.
  1. Na página Configure Orchestrator user group. Vamos clicar em browse e selecionar um grupo do Active Directory que criamos durante a fase de pré-requisitos (em nosso Tutorial o nome do grupo é SCO-UserGroup). Clique em Next.
  1. Na página Configure the ports for the web services. Vamos deixar os valores padrão e vamos clicar em Next.
  1. Na página Select the installation location. Vamos deixar os valores padrão onde o produto será instalado (drive C: ) e vamos clicar em Next.
  1. Na página Microsoft Update. Vamos deixar os valores padrão (On Recommended) e vamos clicar em Next. Basicamente estamos dizendo que o Orchestrator vai ser atualizado automaticamente como parte do Windows Update.
  2. Na página Help improve Microsoft System Center Orchestrator. Podemos estar gerenciando se a experiência do usuário como também relatórios de erros são enviados para Microsoft. Clique em Next.
  3. Na página Installation Summary. Temos um resumo do que escolhemos até agora durante o processo de instalação como mostrado na figura abaixo. Para iniciar a instalação do produto devemos clicar em Install.
  1. Na página Setup completed successfully. Vamos ter um status de todos os componentes e o resultado da instalação, na tela abaixo podemos ver que todos os componentes foram instalados com sucesso. Clique em Close para fechar o processo de instalação.

Analisando as consoles do System Center Orchestrator

O Orchestrator possui duas interfaces, uma para o administrator que irá fazer os workbooks e produzir a lógica para automação como também testar antes de colocar em produção e todas estas funções podem ser feitas no Runbook Designer como mostrado na figura abaixo.

E para o usuário final que só pretende executar os workbook já criados a interface web é mais do que suficiente e por padrão é https://<servidor-SCO>:82

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=1271

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.