Home Tutoriais CMS Integrar instragam com WordPress


Apesar de não ser um grande fã do Instagram, tenho confirmar que seus números refletem um crescimento acelerado e muito impressionante.

Com mais de 100 milhões de fotos publicadas e mais sete milhões de usuários registrados, números alcançados em menos de um ano, números que o Flickr levou dois anos para atingir, o que torna o Instagram uma excelente ferramenta de compartilhamento de imagens para profissionais que precisam exibir portfolios, mesmo com alguns problemas recentes em suas políticas de uso, que acarretaram a diminuição no número de usuários.

Hoje temos diversos blogs e sites que utilizam os recursos da rede de compartilhamento de fotos como uma galeria de imagens de seu site. Encontrei uma ótima solução para administradores de sites WordPress que possuem essa necessidade.

Logo, se você precisa exibir as fotografias, seja do seu dia-a-dia ou de seu portfolio, pode encontrar no Instagram uma ótima ferramenta para integrar com seu site WordPress, tornando o compartilhamento de suas fotos do Instagram para o seu blog uma tarefa muito simples.

 

COMO INTEGRAR O INSTAGRAM COM O WORDPRESS?

Como sempre teremos a solução para uma necessidade no WordPress que vêm de um plugin (simplesmente adoro isso) desenvolvido por um membro da enorme comunidade do CMS mais utilizado no mercado.

Neste caso a melhor opção que temos é plugin Instapress, simples de usar e que atualiza automaticamente suas fotos do Instagram em seu blog WordPress.

Com ele você pode montar uma galeria, com quantas fotos quiser em qualquer página com o uso de shortcodes, dimensionar as imagens de acordo com suas necessidades, além de usar um widget para exibir a atualização das fotos no sidebar de seu site.

A instalação e configuração do plugin são muito simples. Após a ativação, vá para a área de configuração do Instapress e insira os seus dados de usuário e senha o Instagram. A partir desse ponto você só precisa decidir onde irá colocar as fotos em seu site ou blog WordPress.

No caso de seu objetivo ser uma galeria de imagens, basta criar uma nova página, veja na imagem abaixo que o plugin inseriu um novo botão no editor de texto de suas páginas ou posts.

Ao clicar nesse novo botão, vá à primeira opção “Option” selecione “Instagram Feed”, depois você só precisará configurar as informações de tags e usuários a serem exibidas numa legenda abaixo da imagem, além de quais imagens serão exibidas e o tamanho de cada miniatura.

Uma configuração interessante pode ser a utilização da opção “Effect”, que permite a seleção de uma “Fancybox”, que é uma janela pop-in que será aberta, maximizando a imagem, e permitindo o usuário a navegar nessa mesma janela para visualizar as outras imagens.

Além do uso desse botão podem ser usados shortcodes na seguinte estrutura:

1
[instapress userid="" piccount="" size=""]

Onde:

  • userid: ID o nome do usuário do Instagram
  • piccount: número de imagens a exibir
  • size: tamanho, em pixels, das imagens

O plugin permite também que você insira uma galeria de suas fotos do Instagram em qualquer lugar do seu template, as imagens aparecerão no tamanho padrão de 85px, para tal basta inserir o código abaixo, indicando apenas a quantidade de imagens que deverão ser exibidas:

1
<?php echo do_shortcode('[instapress piccount="12"]'); ?>

O botão do editor de texto servirá também para o caso de você precisar inserir apenar uma imagem em qualquer página ou post. Em “Option“, selecione a opção “Single Instagram“. O interessante nesse caso é que você só precisa da url da imagem, e pode ser usada qualquer foto do Instagram, mesmo que não seja do seu perfil.

Existe ainda a opção de utilizar o widget disponibilizado pelo plugin, com ele você pode adicionar também uma galeria de imagens em qualquer sibebar do seu site. A configuração é semelhante ao do Feed que deve ser usado nas páginas e posts, com a diferença de poder inserir títulos das fotos e ordem de exibição alternada.

É uma ferramenta muito simples e útil. Espero que ajude a você e seu blog. Deixem seus comentários.

Fonte: http://www.escolawp.com/2013/04/como-integrar-instagram-wordpress/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.