Home Tutoriais Desenvolvimento Intranets com ASP


Este artigo sai um pouco da temática do Workshop de ASP, porém acho que também pode dar idéias aos leitores sobre o que se pode fazer com ASP na prática no mundo da empresa.
Há alguns dias, um médico daqui da zona onde vivo, me disse:

Preciso que você me faça um programa para o hospital, se anima?

Isso me pareceu bem interessante e ao me informar dos detalhes, vi que era uma enquete que queriam fazer no PC, para logo realizar algumas estatísticas com a informação arrecadada.

Eu lhe disse que me animava, e analisando o projeto me deparei com uma enquete de 170 opções e campos.

Decidi realiza-la e ASP utilizando uma banco de dados de Access para salvar a informação.

Conseguimos a programação em uns dois dias e tudo andou muito bem.

Eles mediante um Servidor NT que tinham poderiam carregar os dados através de formulários e logo utilizar a informação do banco de dados para realizar diferentes consultas.

Aonde quero chegar é que com ASP também podemos utiliza-lo para intranets, através de um Server NT podemos fazer maravilhas, em desenvolvimento de Programas empresariais, já que podemos fazer consultas, que nos arroje gráficos, buscas, etc.

Como exemplo, suponhamos que na nossa empresa temos uma rede, e nosso negócio é a venda de livros.

Então, nós com um pouco de conhecimento administramos um Banco de Dados criando distintos campos, incluímos um buscar, algumas consultas que listem as últimas entradas, os gastos, e desta forma organizar a informação do nosso inventario!

Realmente ASP a parte de ser uma linguagem para Web, pode-se dar utilidades muito grandes para intranets, para o manejo que nós quisermos dar.

Talvez alguns indaguem quais seriam as vantagens de ASP, eu posso comentar algumas:

  1. É leviano e pode correr em PCs normais que tenham Windows e um servidor web.
  2. Pode-se utilizar desde qualquer computador que esteja conectado à rede que tenha instalado um navegador.
  3. É muito fácil de programar, e tem muitas utilidades que com uma breve linha de aprendizagem podem ser modificadas ao seu gosto.

Animem-se como eu me animei, e desenhem seus “Programas” ASP para intranets, que obviamente também podem ser utilizados na Internet.

O ponto está em que as novas tecnologias para Internet podem ter muitos usos e ser o substituto de programas comuns em uma empresa.

Na prática você mesmo pode construir uma intranet, simplesmente trata-se de aprender ASP com os manuais da página. Além disso, tal como está relatado nos manuais, você precisará instalar um servidor web em sua própria máquina para provar as páginas que for criando. O servidor web poderá ser Internet Information Server se trabalhar com NT ou Personal Web Server se seu sistema for Windows 95 ou superior.

Quando estiver provando os scripts em local já terá uma Intranet montada. Se provar chamar a esse servidor desde o navegador de qualquer computador da rede, você poderá acessar as páginas que tiver programado. Podemos chamar ao servidor com uma URL como http://nome_da_maquina/sua_pagina.html ou http://168.255.1.1/sua_pagina.html, sendo o número IP o do servidor ao que se deseja acessar.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/intranets-com-asp.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.