Home Tutoriais Desenvolvimento Introdução à Javascript


Javascript é uma linguagem de programação utilizada para criar pequenos programinhas encarregados de realizar ações dentro do âmbito de uma página web. Com Javascript podemos criar efeitos especiais nas páginas e definir interatividades com o usuário. O navegador do cliente é o encarregado de interpretar as instruções Javascript e executá-las para realizar estes efeitos e interatividades, de modo que o maior recurso, e talvez o único, com que conta esta linguagem é o próprio navegador.

Javascript é o seguinte passo, depois de HTML, que pode dar um programador da web que decide melhorar suas páginas e a potência de seus projetos. É uma linguagem de programação bastante simples e pensada para fazer as coisas com rapidez, às vezes com leveza. Inclusive as pessoas que não tenham uma experiência prévia na programação poderão aprender esta linguagem com facilidade e utilizá-la em toda sua potência com somente um pouco de prática.

Entre as ações típicas que se podem realizar em Javascript temos duas vertentes. Por um lado, os efeitos especiais sobre páginas web, para criar conteúdos dinâmicos e elementos da página que tenham movimento, mudam de cor ou qualquer outro dinamismo. Por outro, javascript nos permite executar instruções como resposta às ações do usuário, com o qual podemos criar páginas interativas com programas como calculadoras, agendas, ou tabelas de cálculo.

Javascript é uma linguagem com muitas possibilidades, permite a programação de pequenos scripts, e também de programas maiores, orientados a objetos, com funções, estruturas de dados complexas, etc. Toda esta potência de Javascript se coloca à disposição do programador, que se converte no verdadeiro dono e controlador de cada coisa que ocorre na página.

Neste livro vamos tratar de aproximarmos desta linguagem mais profundidade e conhecer todos seus segredos e métodos de trabalho. Ao final do livro seremos capazes de controlar a página web e discernir o melhor método para atacar os problemas ou objetivos que tivermos planejado.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/156.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.