Home Tutoriais Desenvolvimento Introdução à programação em PHP


PHP é uma das linguagens do lado do servidor mais utilizadas da web. Nascida em 1994 trata-se de uma linguagem de criação relativamente crescente que teve uma grande aceitação pela comunidade de webmasters, sobretudo pela potência e simplicidade que a caracterizam.

PHP permite-nos embeber os seus pequenos fragmentos de código dentro da página HTML e realizar determinadas tarefas de uma forma fácil e eficaz sem ter de implementar programas programados na íntegra numa linguagem diferente de HTML. Por outro lado, é aqui que reside o seu maior interesse relativamente às outras linguagens pensadas para os CGI, o PHP oferece inúmeras funções para a exploração de bases de dados de um modo fácil, sem complicações.

Poderíamos efetuar a comparação de dizer que PHP e ASP são linguagens parecidas em quanto à potência e dificuldade se bem que a síntese pode diferir sensivelmente. Algumas diferenças principais podem, mesmo assim, mencionar-se:

    • PHP, ainda que multiplataforma, foi desenhado inicialmente para sistemas UNIX e é neste sistema operativo que se pode aproveitar melhor as suas prestações. ASP, sendo uma tecnologia Microsoft, está orientado para sistemas Windows, especialmente NT.
    • As tarefas básicas que podem realizar directamente a linguagem são definidas em PHP como funções sendo em ASP mais frequente o uso de objectos. Logicamente, isto não é mais do que uma simples questão formal já que ambas linguagens suportam por igual ambos os procedimentos.
  • ASP realiza numerosas tarefas servindo-se de componentes (objectos) que devem ser comprados (ou programados) pelo servidor a determinadas empresas especializadas. PHP têm uma filosofia totalmente diferente e, com um espírito mais generoso, é construído progressivamente por colaboradores desinteressados que implementam novas funções em novas versões da linguagem.

Este manual está destinado a todos os que quiserem começar do zero na aprendizagem desta linguagem e que estejam à procura da sua utilização direta no seu projeto de site ou no seu site HTML. Os capítulos são extremamente simples, sem ser simplistas, procurando ser acessíveis à maioria. Eles podem ser complementados posteriormente com outros artigos de maior nível, destinados à gente mais experiente.

A forma como relatamos este manual faz com que este seja acessível a qualquer pessoa não familiarizada com a programação. Mesmo assim, é possível que em determinadas alturas alguém que nunca tenha programado se veja um pouco desorientado. O nosso conselho é de não querer perceber tudo antes de passar ao capítulo seguinte, mas sim de tentar assimilar alguns conceitos e voltar a trás quando surgir uma dúvida ou nos tenhamos esquecido de algum detalhe. Nunca faz mal ler várias vezes o mesmo até que fique bem gravado e assimilado.

Esperamos que este manual seja do vosso agrado e que se corresponda às nossas expectativas: O poder aproximar o PHP a todos os amantes do desenvolvimento de webs que querem dar o passo às webs ¨profissionais¨.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/70.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.