Home Tutoriais Gerência de TI Introdução ao SCOM 2007


Pensando em desenvolver soluções que apóiem equipes de TI nas atividades do dia-a-dia e ajudem atender a necessidade de lidar da melhor forma possível com as pressões em uma organização a Microsoft desenvolveu uma iniciativa chamada DSI (Dynamic Systems Initiative) que tem como objetivo simplificar e automatizar a criação, implementação e operação de sistemas. Mas você deve estar pensando onde o SCOM 2007 entra nesta história. É simples explicar, com o SCOM é possível ter uma visão consolidada da saúde do ambiente de TI na organização e com isso controlar melhor os custos e aumentar a eficiência da infra-estrutura, aqui vai nosso primeiro passo ao dinamismo.

Este é o primeiro artigo de uma série onde iremos estudar o SCOM 2007, aprender suas funcionalidades básicas, implementar a ferramenta em nossos ambientes e gerenciar nossos parques de computadores seguindo as melhores práticas de mercado para enfim chegar ao tão desejado nível de excelência operacional.

 

Entendendo o SCOM 2007

Como eu já vinha dizendo no tópico anterior com o SCOM 2007 é possível trabalhar de uma forma que responde as necessidades de mercado para Gerenciamento de Serviços de TI (ITSM). Tudo começa na iniciativa DSI e no MOF (Microsoft Operations Framework), o intuito é minimizar um grande problema atual que é: Boa parte dos investimentos com TI é destinada à manutenção, administração de retrabalho relacionado aos sistemas existentes, neste caso pouco sobra deste investimento para aplicar em novas tecnologias.

O SCOM 2007 é uma ferramenta bem diferente do seu irmão, o MOM 2005. As novidades vão desde muitas mudanças em funcionalidades até alterações na interface e integração com o Active Directory. Esta é uma ferramenta que pode ser implementada desde pequenas organizações até corporações realmente grandes, como prega o slogan de propaganda da Microsoft, através do SCOM 2007 é possível fazer o monitoramento de capacidades de sistemas e computadores, desde o desempenho e eventos até o comportamento de cada dispositivo, considerando um gerenciamento total, de ponta a ponta ou ainda como é comumente chamado end-to-end.

A ideia da Microsoft é tornar o SCOM 2007 a melhor ferramenta no mercado para Windows em sua área de atuação, logo entre muitas novidades apresentadas nós temos uma melhoria significante no monitoramento de eventos e desempenho, agora os clientes são oficialmente monitorados, diversos administradores e operadores podem ter direitos diferentes de utilização para que cada um acesse apenas o que deve acessar. E ainda para nós termos uma idéia de quanto o SCOM 2007 está focado no alinhamento de TI com o negócio da empresa, com ela é possível agora gerar relatórios de auditoria e conformidade que possibilita a organização se adequar a lei Sarbanes-Oxley, conhecida também como SOX.

Conformidade é a palavra da vez com o SCOM 2007, uma ferramenta deste porte vai auxiliar TI desde processos simples como a geração de um relatório até atividades complexas como auditorias internas e externas. Não há o que discutir, sua empresa precisa de uma solução para este fim e mais cedo ou mais tarde você vai ter que acabar escolhendo entre algumas das ofertas de mercado. Continue acompanhando os artigos e descubra como esta será a solução que mudará sua percepção de monitoramento e auditoria.

 Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/clebermarques/scom_001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.