Home Tutoriais Redes IPv6 – Túneis GRE


Outra opção de túnel estático para o tranporte de IPv6 em redes IPv4 é o GRE (Generic Routing Encapsulation – RFC 2784). Ele é um túnel estático entre dois nós originalmente desenvolvido pela Cisco com a finalidade de encapsular vários tipos diferentes de protocolos, como por exemplo IPv6 e ISIS (a lista completa dos protocolos suportados pode ser encontrada em http://www.iana.org/assignments/ethernet-numbers). Este tipo de encapsulamento é suportado na maioria do sistemas operacionais e roteadores e possibilita a criação de um link ponto a ponto. Assim como o 6over4 sua configuração é manual, de modo que pode gerar um esforço na sua manutenção e gerenciamento proporcional à quantidade de túneis.

O pacote com cabeçalho é explicado na figura a seguir:

img16

Figura 16: pacote com cabeçalho GRE

O funcionamento deste tipo de túnel é muito simples: consiste em pegar os pacotes originais, adicionar o cabeçalho GRE e o cabeçalho IPv4 e enviar ao IP de destino. Quando o pacote encapsulado chegar na outra ponta do túnel (IP de destino) remove-se dele os cabeçalhos IPv4 e GRE, restando apenas o pacote original, que é encaminhado normalmente ao destinatário.

A configuração dos túneis GRE é muito semelhante àquela feita para o 6over4. No exemplo dado para roteadores Cisco, no item 4, basta trocar:

tunnel mode ipv6ip

por

tunnel mode gre
   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.