Home Tutoriais Desenvolvimento Linguagem HTML


Vemos uma página web em nosso navegador, ou cliente web, e parece uma só entidade, mas não é assim, está composta por uma infinidade de diferentes arquivos, como são as imagens, os possíveis vídeos e o mais importante: o código fonte.

O código das páginas está escrito em uma linguagem chamada HTML, que indica basicamente onde colocar cada texto, cada imagem ou cada vídeo e a forma que terão ao serem colocados na página.

O HTML se criou a princípio com objetivos de divulgação. Porém, não se pensou que a web chegaria a ser uma área de ócio com caráter multimídia, de modo que, o HTML se criou sem dar respostas a todos os possíveis usos que lhe dariam posteriormente e ao todo coletivo de gente que o utilizariam no futuro.

A linguagem consta de etiquetas que tem esta forma <B> ou <P>. Cada etiqueta significa uma coisa, por exemplo <B> significa que se escreve em negrito (bold) ou <P> significa um parágrafo, <A> é um link, etc. Quase todas as etiquetas têm sua correspondente etiqueta de fechamento, que indica que a partir deste ponto não deve afetar a etiqueta. Por exemplo, </B> se utiliza para indicar que se deixe de escrever em negrito. Portanto, o HTML não é mais que uma série de etiquetas que se utilizam para definir a forma ou o estilo que queremos aplicar ao nosso documento. <B>Isto está em negrito</B>.

Partes de um documento HTML 

Um documento HTML deve estar delimitado pela etiqueta <html> e </html>. Dentro deste documento, podemos ainda distinguir duas partes principais:

O cabeçalho, delimitado por <head> e </head> onde colocaremos etiquetas de índole informativo como por exemplo o título de nossa página.

O corpo, delimitado pelas etiquetas <body> e </body>, que será onde colocaremos nosso texto e imagens delimitados por sua vez por outras etiquetas como as que vimos anteriormente.

O resultado é um documento com a seguinte estrutura:

<html>

<head>
Etiquetas e conteúdos do cabeçalho
Dados que não aparecem em nossa página mas que são importantes para catalogá-la: Título, palavras-chaves, etc
</head>

<body>
Etiquetas e conteúdo do corpo
Parte do documento que será mostrada pelo navegador: Textos e imagens
</body>

</html>

Com tudo que já conhecemos sobre HTML, podemos construir uma página web que já tem bastante sentido. Vejamos um exemplo a seguir:

<html>

<head>
<title> Cozinha Para Todos</title>
</head>

<body>
<p><b>Bem-vindo,</b></p>
<p>Você está na página <b>Cozinha para Todos</b>.</p>
<p>Aqui você aprenderá receitas fáceis e deliciosas.</p>
</body>

</html>

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.