Home Tutoriais Marketing Digital Link Building e suas virtudes para o posicionamento web


Este é o primeiro de uma série de artigos que vão ser publicados para explicar em profundidade o conceito de “Link Building”, bem como suas técnicas associadas, que podem ser implementadas visando à promoção de páginas web. Neste primeiro módulo definirei tal conceito e explicarei a razão pela qual o link building é tão importante em toda a estratégia SEO.

O link building, construção de links ou obtenção de back links, é uma técnica usada há alguns anos pela maioria dos profissionais que se dedicam aoSEO (Search Engine Optimization), com a intenção de aumentar a relevância de seu conteúdo web.

Esta técnica tem como objetivo conseguir links entrantes (também denominados pelo término inglês de “back links”) para um determinado website, com a finalidade de que os principais motores de busca assumam o site destino como uma autoridade na matéria.

O principal benefício do link building é, sem dúvida, a obtenção de melhores posições nos resultados que oferecem os índices como Google. Tudo isso, por sua vez, deverá trazer mais tráfego para um website, sendo esse incremento diretamente proporcional à importância da Keyword na que se consiga melhorar a posição.

A teoria que fundamenta a eficiência desta técnica radica em um comportamento lógico do mundo real, que transcendeu o virtual. Este comportamento é ilustrado através da capacidade de influência que tem a recomendação direta de pessoas na tomada de decisões de um consumidor. Isto significa que, quando um consumidor se dispõe a adquirir um produto, se previamente ouviu bons comentários de uma marca ou de um modelo concreto, tem uma alta tendência a se inclinar pela aquisição daquela marca da que ouviu falar bem.

Do mesmo modo, quando os principais motores de busca têm que decidir que website colocar na primeira posição de seus resultados, frente a uma palavra chave específica, eles se inclinam por colocar ali aquele website do que tem melhores referências.

Desde minha experiência pude notar como uma acertada estratégia de link building, acompanhada de uma atualização periódica dos conteúdos, pode colaborar conjuntamente para o incremento de mais de 800% das visitas únicas dos websites com menos de 500 visitas únicas ao dia. Isto quer dizer que estes sites passariam de ter 500 visitas ao dia, a ter 4000 visitas únicas.

 

Nota: Estas cifras são simplesmente informativas e , certamente, também dependem da temática do website, o tráfego atual que tenha e de como esteja construído. Simplesmente as indico para que os leitores tenham uma ideia da importância do link building na obtenção de um maior tráfego em uma web. O que está claro é que o link building sempre é positivo e, embora o exemplo anterior tenha sido realizado supondo um website com relativamente pouco tráfego, os websites com mais visitas também terão resultados positivos, embora em um prazo maior.

É importante ter em conta que este não é o único fator importante para uma estratégia. Por exemplo, no caso do Google, ao parecer, analisa mais de 200 variáveis antes de decidir finalmente a ordem que terão os resultados de uma busca para uma palavra chave específica. Por exemplo, para assinalar outro fator que regula a posição em buscadores, na atualidade e com a implementação e aperfeiçoamento do novo algoritmo deste importante buscador, algoritmo que recebe o nome de Caffeine, adquiriu muita importância a atualização do conteúdo.

Pese o anterior, creio que estamos longe de que os buscadores possam omitir o referimento, o back links, para a organização de seus índices. Ao contrário, cada dia demonstram estar mais interessados em aperfeiçoar seus avançados algoritmos, para evitar alterações mediante técnicas artificiais. É por isso que toda a campanha de link building, entre outras coisas, deve centrar-se no comportamento natural na obtenção dos links.

 

Nota: No parágrafo anterior introduzi um conceito novo, o “comportamento natural” na obtenção de links. Trata-se de um dos fatores mais importantes das técnicas de Link Building, que explicaremos mais adiante, posto que é suficientemente importante para ser tratado em um artigo independente. Só comento que esse comportamento natural é onde se marca a diferença entre um LINK BUILDER e um spammer.

A continuação, a modo de resumo das possibilidades, cito algumas fontes de links importantes:

  1. Bookmarks
  2. Foros
  3. Blogs (através de posts )
  4. Blogs através de comentários
  5. Diretórios de imagens
  6. Diretórios de Artigos.

Por último quero destacar que nem todos os links ou backlinks têm o mesmo valor para um motor de busca. Por isso, com o objetivo de que estes sejam eficientes, existem uma série de características desejáveis, que devem ter todos os links obtidos para uma web.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/link-building.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.