Home Tutoriais Sistemas Operacionais MAC – O que é o Dock?


Dock é uma barra de ícones que fica na parte inferior da tela. Ele exibe os ícones dos programas que estão em funcionamento (representados por um pequeno triângulo preto abaixo do ícone), mas sua principal finalidade é armazenar atalhos para os programas mais acessados. Dessa forma, esses programas podem ser abertos facilmente sem necessidade de abrir a pasta Aplicativos.

O dock, uma barra na parte de baixo da tela onde ficam os atalhos para os programas mais acessados. O ícone do Finder é o primeiro, à esquerda.

O Mac OS X já vem pré-instalado com vários atalhos no dock. Para acrescentar outros, simplesmente abra a pasta Aplicativos e arraste o ícone do programa desejado para o dock. Você pode também arrastar os ícones do dock com o botão esquerdo do mouse para reordená-los como preferir.

Para remover um atalho do dock, arraste o ícone desejado para uma área vazia da tela e solte.

Para ajustar as configurações do dock, como tamanho e efeitos de animação, abra o painel Preferências do Sistema e clique no ícone “Dock”.


A janela de configurações do dock. Marque a opção “Ampliação” para obter um efeito interessante ao mover o mouse sobre os ícones.

Obs: no dock basta um clique com o botão esquerdo do mouse para abrir um programa – não é preciso usar duplo clique.

Além do dock, existe também uma outra maneira de acessar atalhos para programas no Mac. Clicando no menu Apple no canto superior esquerdo da tela você pode acessar a seção “Itens recentes > Aplicativos”, e escolher o programa desejado em uma lista automática dos programas usados recentemente.

Fonte: http://www.macmundi.com/pt/index.php?view=article&catid=37%3Aaplicativos&id=111%3Ao-que-e-o-dock&option=com_content&Itemid=55

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.