Home Tutoriais Desenvolvimento Mandar e-mails pelo ASP


Uma das tarefas mais habituais e que são mais úteis no trabalho com ASP e em geral em qualquer linguagem de programação de servidor, é o envio de e-mails desde o próprio servidor de páginas web.

Outro caso no qual poderíamos utilizar o envio de mensagens com o servidor é a confirmação de uma compra em uma loja virtual, ou o envio de um boletim de novidades mensal aos correios dos usuários que temos no banco de dados.O caso mais direto para utilizar um envio de e-mails através do servidor consiste em mandar dados de um formulário preenchido pelo visitante aos administradores da página. Estes dados podem ser enviados colocando na etiqueta <form> o atributo action=”mailto:correio@seudominio.com”. O problema deste tipo de envio consiste em que tem que ser realizado através de um correio eletrônico que o usuário tenha configurado em seu computador e, no caso de que não tenha nenhum e-mail configurado, não se poderá realizar o envio. Se enviarmos o e-mail com o servidor, sempre se poderá realizar o envio sem problemas.

Como enviar correios com ASP

Para o envio de correios eletrônicos com ASP devemos utilizar um componente especial do servidor.

CDONTS: O mais popular componente porque o entregam nas distribuições básicas do motor ASP, apesar de não estar incluído de casa em XP profissional.

Algum componente que podemos assinalar:

AspMail. É outro componente comercial para o envio de correios. De serverobjects.com.AspEmail Componente comercial da empresa Persits, que inclui mais facilidades que CDONTS.

Estas são algumas das opções, pelo menos mais comuns. Para aprender a manejar estes componentes o melhor é acessar às páginas das empresas que os distribuem, já que guardam documentação muito boa.

A escolha de um ou outro componente depende um pouco do servidor em que vamos trabalhar. Muitos provedores de hosting dispõem de componentes instalados em seus servidores para realizar estas tarefas, neste caso a escolha estaria clara, pois deveríamos utilizar esse componente. Deveríamos, então, perguntar ao nosso provedor de hosting qual é a opção que devemos utilizar. No caso de não ter nenhum componente instalado, podemos provar o CDONTS, que poderíamos utiliza-lo à princípio, em qualquer caso.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/567.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.