Home Tutoriais Redes Modos de Usuário e Comandos de Ajuda – Cisco CCNA


O IOS utiliza uma inteface de linha de comando(CLI) como console de gerenciamento. Existem várias possibilidades de conexão a esta console, uma delas é através de uma porta serial como vimos anteriormente, a outra pode ser através do Telnet ou até mesmo por uma conexão dial-up através de um modem conectado na porta auxiliar do roteador.

A CLI usa vários modos, isso define uma estrutura hierárquica fazendo com que cada modo seja responsável por executar determinados comandos. Por exemplo se quisermos definir um nome para o Roteador devemos navegar até o modo de configuração global deste dispositivo. Então como identificamos em qual modo estamos localizados?

Devemos sempre observar o prompt. Cada modo é identificado por um prompt distinto.

Mais um detalhe, o Cisco IOS fornece um interpretador de comandos conhecido como EXEC. Depois que cada comando é inserido o EXEC valida este comando.

Então vamos começar a conhecer nossos modos EXEC. Primeiro a ser apresentado é o modo EXEC usuário, neste modo podemos apenas inserir comandos que nos possibilitam visualizar o status do Roteador. Vamos até esse modo.

  1. Conecte-se à console do Roteador via porta serial.
  2. Quando o roteador mostrar a mensagem “Press RETURN to get start” pressione Enter.
  3. Neste momento aparecerá o seguinte prompt como mostra a figura abaixo:

Este prompt mostrado acima significa que estamos no modo EXEC usuário (>). O que aparece antes deste sinal é considerado o nome do Roteador. Até o momento o nome do nosso dispositivo é Router.

Vamos agora conhecer o modo EXEC privilegiado. Nesse modo podemos acessar todos os comandos do Roteador, para isso proceda da seguinte maneira:

  1. No modo EXEC usuário digite o seguinte comando: enable e pressione Enter
  2. O prompt abaixo será mostrado.

Estamos agora no modo EXEC privilegiado, representado pelo caracter (#). Lembre-se que a partir deste modo temos acesso a todos os comandos do roteador, por isso futuramente será muito interessante colocarmos uma senha para entrar neste prompt.

Parte 2 – Comandos de Ajuda

Vimos até aqui como acessar e diferenciar os modos EXEC do roteador Cisco, agora estaremos verificando como obter ajuda sobre os comandos suportados nestes modos.

O comando que oferece ajuda no IOS é o “?”. Podemos usar este comando de várias maneiras. Por exemplo, podemos ver quais todos comandos suportados para determinado prompt, verificar qual o complemento de um determinado comando ou quais opções para um comando específico. Vamos ver primeiramente os comandos suportados por no modo EXEC usuário.

  1. Entre no modo EXEC usuário.
  2. Digite o comando e pressione Enter.

Estes são os comandos suportados nesse modo. Veja que no final aparece –More—isso significa que se você pressionar a Tecla Enter aparecerão os demais comandos linha a linha, se for pressionada a Barra de Espaços ele preencherá uma tela inteira com os próximos comandos. Ao final da lista de comandos ele retorna ao prompt EXEC usuário.

Vamos verificar agora, os comandos no modo EXEC privilegiado. Digamos que eu não saiba qual o complemento de um comando e que meu objetivo é testar a conectividade de meu roteador através do comando ping, com outro roteador. Para executar esta tarefa faça o seguinte:

  1. Entre no modo privilegiado.
  2. digite o seguinte: pi? + Enter (como se eu não soubesse escrever ou completar o comando ping).
  3. O roteador mostrará quais as opções de comando que começam com pi, veja na figura abaixo.
  4. Logo em seguida retorna o prompt EXEC privilegiado mais os caracteres anteriormente digitados.

Notem que o IOS apenas mostra quais os possíveis complementos para um comando que inicie com “pi”, digamos que eu queira complementar o comando automaticamente, como devo fazer?

O IOS possui um recurso de completar comandos, este recurso está disponível pressionando a Tecla TAB, ou seja, em nosso exemplo acima logo após termos digitado pi pressionamos Tab. O comando será completado automaticamente.

Existe a possibilidade de dois comandos possuírem iniciais semelhantes, por exemplo, o comando configure (este comando dá acesso ao modo de configuração global e será visto posteriormente).

  1. Entre no Modo EXEC privilegiado e digite con + Tab, veja que o comando não é completado automaticamente.
  2. Digite agora con?
  3. Veja que este existem dois comandos que iniciam em con, por isso não foi possível completá-lo automaticamente.
  4. Agora digite conf + Tab, agora sim o comando está completo.

Veja na figura abaixo:

Finalmente mostrarei como sair de cada um desses modos EXEC apresentados, faça o seguinte:

  1. Estando no modo Exec Privilegiado digite disable + Enter. Este comando retorna ao modo EXEC Usuário.

Veja abaixo:

  1. No modo EXEC Usuário digite exit + Enter. Este comando sai da console do Roteador.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/cisco/modosusuario001.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.