Home Tutoriais Marketing Digital Netnografia para geração de insights em redes sociais


Acompanhando a evolução do mercado digital, o monitoramento em mídias sociais está se tornando cada vez mais parte estratégica do planejamento de marketing. Esse amadurecimento é resultado do esforço dos profissionais da área em ir além da entrega de dados e agregar inteligência ao seu trabalho.

Nos primeiros estudos em redes sociais, a maioria das empresas buscou entender o que estava sendo falado sobre a marca e seus concorrentes. Mas a evolução nos processos abriu novas possibilidades de análise. A netnografia é uma abordagem menos convencional para geração de inteligência dentro dessas possibilidades.

O método netnográfico traz conceitos de etnografia aplicados ao ambiente digital. Consiste em uma análise de conversas nas redes sociais para a construção de um cenário que traduz o sentimento e o comportamento de um público a respeito de um produto, serviço ou tema.

Os ambientes sociais online evidenciam o forte senso de colaboratividade e aprendizado coletivo. Nesse sentido, são grandes facilitadores para a reunião de pessoas em torno dos mesmos interesses. Basta ver que o Orkut, hoje dado por muitos como uma rede social moribunda, ainda vive por conta de suas inúmeras comunidades cuja intensa atividade ainda surpreende. São comunidades de todos os tipos, desde fãs de marcas – Eu amo coca-cola/ I love coke – e produtos – Vida sem chocolate não é vida – até reuniões entre pessoas com os mesmos interesses – carro tem que ser equipado, Minha casa, minha vida – e hábitos -Não fico sem meu celular.

Esse agrupamento de pessoas em torno de mesmos interesses se disseminou por praticamente todas as redes sociais e trouxe consigo outra característica muito fértil para estudos de netnografia, que é a motivação do público em compartilhar seus hábitos, dúvidas, preferências e insatisfações. Recentemente, a rede social Pinterest facilitou o agregamento dos interesses das pessoas sobre os mais diversos assuntos.

Os mecanismos de linguagem presentes na maioria das redes sociais permitem que os usuários registrem seus interesses, seja via recursos presentes nessas redes (como “likes”, “favoritos” e criação de grupos ou comunidades), seja pelos códigos criados pelo próprio público (como hashtags e “emoticons”).

Outro exemplo interessante são os fóruns. Podem reunir pessoas com os mais variados tipos de dúvidas (vide o Yahoo! Respostas) ou focar em um determinado segmento. Agregam fãs, experts e curiosos em torno de um tema, como é o caso de fóruns sobre games, mães, esportes, cuidados pessoais, culinária, entre tantos outros.

Netnografia na prática

Para as empresas que desejam realizar um estudo de netnografia, basta definir uma temática para investigação e um objetivo para a pesquisa, mesmo que seja amplo. Por se tratar de uma pesquisa exploratória, o foco estará no entendimento de como as pessoas se referem a uma categoria de produtos, o que mais agrada ou desagrada em relação a um conceito, quais as associações em torno de uma marca ou assunto para a identificação de necessidades e desejos latentes.

Por exemplo, uma fabricante de aparelhos celulares pode definir como temática de investigação a presença do aparelho no dia-a-dia das pessoas e buscar depoimentos sobre o assunto em comunidades de aficcionados por determinados modelos ou marcas, fóruns e em menções sobre o uso do celular.

Uma varejista de materiais de construção pode ter como objetivo entender os momentos críticos desde a decisão de construção ou reforma até a finalização do processo para identificar oportunidades de atuação. É comum as pessoas criarem blogs para registrar as etapas de uma construção, reforma ou a montagem do primeiro imóvel. Esses depoimentos se tornam ricas fontes de informação para uma pesquisa netnográfica.

O estudo netnográfico pode parecer simples, mas tem potencial para fornecer importantes insights e insumos para a estratégia de atuação e comunicação de uma marca no ambiente online e offline. E para aqueles que desejam realizar um monitoramento constante nas mídias sociais, a netnografia pode ser um ótimo primeiro passo por ajudar na identificação dos principais públicos, temáticas e produtos a monitorar.

Fonte: http://imasters.com.br/midia-e-marketing-digital/web-marketing/netnografia-para-geracao-de-insights-em-redes-sociais/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.