Home Tutoriais Redes O IPv6 deixa meu computador vulnerável?


O IPv6 dá a seu computador um novo endereço, uma nova de ser encontrado na Internet. E mesmo que seu provedor Internet não ofereça IPv6, o seu computador poderá criar automaticamente um “túnel” para conectá-lo à Internet IPv6.

Em muitas empresas e redes domésticas, os computadores não usam endereços IPv4 válidos na Internet. Eles dependem de um serviço chamado NAT, que compartilha um único endereço válido para muitos computadores, para conseguir comunicar-se. Computadores usando NAT não podem ser contactados de forma trivial por outros computadores na Internet.

Entenda que com o IPv6 não há mais NAT. Seu computador estará na Internet “de verdade”. Ele poderá comunicar-se com outros computadores na rede e vice-versa.

Ok… Mas isso deixa ou não o computador vulnerável, inseguro?

Seu computador, de forma geral, não estará mais inseguro do que antes se você estiver com o seu Sistema Operacional atualizado, e utilizando um firewall. Outras medidas de segurança, como uso de anti-vírus, anti-spyware, cuidados com sítios web e e-mail maliciosos, devem continuar a ser tomadas. Consulte a Cartilha de Segurança do CERT.br: http://cartilha.cert.br/.

Se você estiver utilizando um Sistema Operacional sem os updates de segurança, ou estiver com o firewall desligado, o IPv6 pode, sim, deixá-lo mais inseguro, porque cria um novo caminho para chegar até seu computador. Veja, no entanto, que se você estiver nessa situação, você já tem problemas muito sérios de segurança, com ou sem IPv6. O NAT, por si só, não é um mecanismo de proteção eficaz.

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.