Home Tutoriais Desenvolvimento O que é CGI?


É o sistema mais antigo que existe para a programação das páginas dinâmicas de servidor. Atualmente se encontra um pouco defasado por diversas razões entre as quais se destaca a dificuldade com a que se desenvolvem os programas e a pesada carga que supõem para o servidor que os executa.

Os CGI se escrevem habitualmente na linguagem Perl, entretanto, outras linguagens como C, C++ ou Visual Basic podem também ser empregados para construí-los.

O funcionamento básico de um programa CGI é parecido ao apontado para o conjunto das páginas dinâmicas do servidor, com algumas particularidades.

  1. Realiza-se uma petição http, a qual podem acompanhar dados que chegam ou por um formulário, ou também através da URL.
  2. O servidor executa os programas CGI aos que se acessa e trabalha com os recursos necessários para realizar as ações, como por exemplo, as bases de dados.
  3. O programa CGI vai escrevendo na saída padrão, o resultado da execução do CGI, que inclui etiquetas HTML, já que o que se escreve é uma página web.

Algumas desvantagens da programação em CGI são as seguintes:

  • Os resultados se escrevem diretamente com o CGI, portanto o código do programa se mistura com o do HTML tornando difícil sua compreensão e manutenção.
  • Cada programa CGI que se coloca em funcionamento se faz em um espaço de memória próprio. Sendo assim, se três usuários colocam em funcionamento um CGI ao mesmo tempo, se multiplicará por três a quantidade de recursos que ocupa esse CGI. Isto significa uma grave ineficiência.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/219.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.