Home Tutoriais Tecnologia O que é e como remover adware no Facebook?


Adwares são programas que estão disponíveis gratuitamente para download, mas diferente das plataformas freeware (software gratuito) eles são patrocinados por anúncios. É instalado um componente adicional, que se alimenta de publicidade, através da apresentação de anúncios pop-up ou baixando uma barra de ferramentas em seu navegador.

 

Alguns adwares são parentes próximos do spyware, isto porque alguns programas com adware coletam informações sobre o usuário para enviar aos anunciantes. O objetivo é caracterizar um alvo de veiculação de anúncios. Além disso, eles podem, inclusive, roubar a página inicial do seu navegador ou de busca, redirecionando você para outros sites.

A menos que você seja um fã de marketing de guerrilha, essas táticas podem ser irritantes. Pior ainda, o mecanismo, que alimenta a publicidade, pode apresentar anomalias no sistema ou incompatibilidades que causem problemas com outros programas. E até mesmo é capaz de atrapalhar o funcionamento do sistema operacional.

Como os adwares apareceram no Facebook?

A rede social mostra como padrão algumas propagandas na lateral direita do seu perfil. Normalmente, tem um título com link para a página do anunciante, um pequeno texto e uma imagem reduzida. Qualquer anúncio fora deste modelo é um adware.

 

Muitas vezes usamos programas que nos concedem recursos especiais no Facebook, como ver quem visualizou o seu perfil ou escolher sua própria imagem no tema da sua linha do tempo. A maioria dessas ferramentas não é fornecida pela rede social, mas sim por terceiros. Elas saem do padrão de anúncios oferecidos pelo site e, normalmente, se apresentam em forma de banners. Esses programas exigem que você baixe softwares ou instale aplicativos que podem cobrir a sua timeline com publicidade. Eles também fazem com que suas páginas carreguem lentamente, podendo até comprometer a sua segurança.

Como remover os adwares?

Os anúncios do Facebook nunca serão exibidos como banners, seja no centro, na parte superior ou na coluna esquerda das páginas. Se estiver vendo publicidade nesses locais ou propagandas que piscam ou reproduzem sons automaticamente, você provavelmente tem um adware.

Para removê-lo, analise os complementos ou barras de ferramentas que você habilitou para o seu navegador e desabilite os plug-ins (que prometem recursos de navegação especiais). Exemplo disso são programas que permitem temas de perfil ou ver quem está visualizando a sua linha do tempo.

Para desabilitar esses complementos, acesse seu navegador e siga os passos abaixo para apagar adwares no Facebook.

Mozilla Firefox

Passo 1. Vá até “Ferramentas” (“Tools”) na barra de ferramentas do navegador;

Passo 2. Clique em “Complementos” (“Add-ons”);

Passo 3. Aperte “Extensões” (“Extensions”).

 

Safari

Passo 1. Procure “Safari” na barra de ferramentas do navegador, e clique nessa opção;

Passo 2. Selecione “Preferências” (“Preferences”);

Passo 3. Aperte “Extensões” (“Extensions”).

Google Chrome

Passo 1. Clique em “Janela” (“Window”), que está localizada na barra de ferramentas do Chrome;

Passo 2. Aperte “Extensões”(“Extensions”).

 

Internet Explorer

Passo 1. Selecione “Ferramentas” (“Tools”) na barra de ferramentas do Internet Explorer;

Passo 2. Clique em “Gerenciar complementos” (“Manage Add-ons”);

Passo 3. Aperte “Barras de ferramentas e extensões” (“Toolbars and extensions”).

Também é recomendado que você limpe o cache do seu navegador antes de acessar o site novamente. Abaixo segue uma lista com alguns programas que prometem oferecer a você coisas especiais no Facebook, mas que, na verdade, enchem seu Feed de Notícias e perfil com anúncios:

– Facetheme.com
– Pagerage.com
– Profilecraze.com
– Social-plus.com
– Facicons.com
– Facecoolsmileys.com
– Iminent.com
– Buzzdock.com
– Connectbar.net
– Elriel.com
– Dropdowndeals.com
– Pagemood.com
– Sweetim.com

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/dicas-e-tutoriais/noticia/2012/07/o-que-e-e-como-remover-adware-no-facebook.html

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.