Home Tutoriais Desenvolvimento O que é Perl?


É uma linguagem de programação muito utilizada para construir aplicações CGI para o web. Perl é a abreviação de Practical Extracting and Reporting Languaje, que indica que trata-se de uma linguagem de programação muito prática para extrair informação de arquivos de texto e gerar informes a partir do conteúdo dos arquivos.

É uma linguagem de livre uso, isso quer dizer que é gratuita. Antes, estava bastante associada à plataforma Uníx, mas atualmente está disponível em outros sistemas operativos como Windows.

Perl é uma linguagem de programação interpretada, assim como muitas outras linguagens da Internet como Javascript ou ASP. Isto quer dizer que o código dos scripts em Perl não se compila e sim, que cada vez que se quer executar, se lê o código e se coloca em funcionamento o que há escrito. Ademais é extensível a partir de outras linguagens, já que desde Perl poderemos fazer chamadas a subprogramas escritos em outras linguagens. Também desde outras linguagens podemos executar o código Perl.

Perl está inspirado a partir de linguagens como C, sh, awk e sed (alguns provenientes dos sistemas Uníx), mas está enfocado a ser mais prático e fácil que estes últimos. É por isso que um programador, que tenha trabalhado com a linguagem C e outras, terá menos problemas para entendê-la e utilizá-la rapidamente. Uma diferença fundamental de Perl em relação às outras linguagens é que não limita o tamanho dos dados com os quais trabalha, o limite o coloca a memória que nesse momento se encontra disponível.

Se quisermos trabalhar com Perl será necessário ter instalado o intérprete da linguagem. A partir desse momento podemos executar CGIs em nossos servidores web. O processo para conseguir pode variar de uns servidores a outros, mas costuma-se colocar em um diretório especial do servidor chamado cgi-bin onde colocamos as correspondentes permissões CGI. Ademais, os arquivos com o código também deverão ter permissão de execução.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/222.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.