Home Tutoriais Marketing Digital O que é SEM: Search Engine Marketing


O Search Engine Marketing

Praticamente todas as pessoas que usam internet utilizam ferramentas de busca como o Google, o Cadê e o Yahoo! quando quer encontrar alguma informação.
Basta escrever a palavra (ou palavras) que se procura, clicar em pesquisar e pronto: você recebe uma lista com vários links relacionados com as palavras que pesquisou.

Agora imagine alguém procurando por uma oficina mecânica. Bom, se ele está procurando, significa que está interessado no assunto, ou melhor, que o termo é relevante  para ele naquele momento. E se ele quisesse gastar, não seria ótimo para o dono de uma oficina que ela aparecesse logo nos primeiros resultados?
Ou aparecesse com visibilidade maior que os outros links? Para ajudar no posicionamento dos links nas ferramentas de busca surgiu o SEM: Search Engine Marketing.

O Search Engine Marketing (traduzido por alguns como MOB: Marketing de Otimização em Buscadores) são as estratégias de Marketing via Ferramenta de Busca. Ele é baseado na palavra-chave.
Quando se busca uma oficina mecânica como no exemplo, a pessoa procura por “oficina mecânica” e recebe a lista de links relacionados.
Ele pode procurar também por “reparo de veículos”, “conserto de peças” ou “manutenção auto”. A lista pode ser infinita, por isto a importância da palavra-chave no search engine marketing.

Estratégias de search engine marketing

Vamos ver agora as estratégias de SEM.
Elas podem ser divididas em duas partes principais:
– busca
paga (links patrocinados)
– busca
natural

Links patrocinados

A busca paga é mais conhecida como link patrocinado.
O programa de links patrocinados do Google é o AdWords, e compreende não apenas o Google, mas o America Online, AskJeves, Excite e outros. Já o Yahoo! utiliza a Overture que também compreende o Cadê, Altavista, Ibest, Globo.com e outros.

A cobrança funciona em um modelo diferente do tradicional.
A publicidade dos sites é feita com banners e os valores cobrados são medidos por visualizações. Este sistema é conhecido como PPV (Pay Per View) é medido em CPM (Custo por Mil visualizações).
Já nos links patrocinados, a cobrança é por clique, no sistema PPC (Pay Per Click). Não importa quantas pessoas você impacta, apenas os cliques serão cobrados.

Você precisa também definir o Custo por Clique.
Ele funciona como um leilão, aonde quem pagar mais pelo click, aparecerá primeiro que os outros. Quando o valor que você comprou para campanha acabar, você pode contratar mais ou alterar a estratégia.

Busca natural

A busca natural, também conhecida como busca orgânica, é a que mostra os links conforme a relevância com a palavra-chave.
Ela mostra os links por ordem de importância. É aqui que entram as técnicas de Search Engine Optimization. Sites de busca como o Google usam spiders(robos de busca) que varem(lêem) os sites da web.
Alguns sites não são legíveis para estes spiders. Para resolver este problema, o Search Engine Optimization tem ações que envolvem: copywriting, usabilidade, melhores práticas e outras com o intuito de tornar o site legível e por conseqüência, melhor posicionado.

As vantagens do Search Engine Marketing sobre a publicidade tradicional são várias:

– Relevância: A pessoa vê a publicidade quando está procurando o assunto;
– Preço: baixo. Na busca natural, não é cobrado nada para parecer em primeiro;
– Paga: apenas pelo click. Nos links patrocinados, se a pessoa não está interessada no seu site, ela não clica e você não gasta;
– Visibilidade: As ferramentas de busca estão entre os site mais famosos de internet, sendo a página inicial de navegação de muitas pessoas.

O search engine marketing é mais uma alternativa para você conseguir público selecionado para o seu site. Consiste em um conjunto de estratégias sendo um trabalho a longo prazo.
Também tenha cuidado pois existem muitos profissionais que não executam com ética este trabalho, por isso fique atento.

Quem faz o profissional é você.

Fonte: http://imasters.com.br/artigo/2927/metricas/o-que-e-sem-search-engine-marketing

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.