Home Tutoriais Redes O que são os protocolos SMTP e POP


Todos conhecemos o serviço de correio eletrônico, quem não tem uma conta de correio eletrônico?, Bem, pois este sistema funciona no nível da camada de aplicação, graças aos protocolos POP e SMTP.

O protocolo POP é o protocolo de escritório de correio e é o encarregado de receber nossos correios, processá-los e mostrá-los em nossos clientes de correio eletrônico.

O protocolo SMTP, ao contrário, o que faz é enviar nossos correios aos diferentes usuários. As siglas deste protocolo significam “protocolo simples de transferência de correio”. Este protocolo funciona com independência do sistema operativo utilizado, tanto pelo destinatário quanto pelo emissor. Nos permite, resumindo, transmitir os correios por Internet sem problemas de compatibilidade.

Como curiosidade, vamos comentar alguns comandos que SMTP utiliza para seu correto funcionamento: HELO: identifica o processo do cliente SMTP para o processo do servidor SMTP MAIL FROM: identifica o emissor RCPT TO: identifica o receptor DATA: identifica o corpo da mensagem Com estes comandos, o protocolo é capaz de mover um correio por Internet sem medo de perdê-lo, nem ser enviado a um receptor errôneo.

Ambos protocolos definem processos cliente-servidor já que ambos antes de chegar a usuários finais passam pelo servidor SMTP/POP.

Um cliente de correio eletrônico contém os dois protocolos, o que permite que você realize ambas ações desde um mesmo lugar, mas isso não significa que seja o mesmo.
É importante ter claro que são dois processos totalmente distintos, embora o vejamos como uma única aplicação.

Agora vamos ver como funciona um servidor de correio. Este servidor utiliza dois processos: Agente de transferência de correio (MTA) Agente de entrega de correio (MDA) O processo MTA se utiliza para enviar os correios aos usuários, enquanto que o MDA recebe o correio desde um cliente de correio ou desde outro servidor de correio.

Estes processos são os que normalmente se utilizam, mas existem outras alternativas, já que há empresas como Microsoft que utilizam processos corporativos, que embora sejam processos chamados de outra maneira, ao final realizam as mesmas ações, com pequenas diferenças, como pode ser a utilização de gateway para a transmissão de correio.

Outra forma muito popular para a administração de correios é “webmail” que executa seu próprio MTA para administrar correios do domínio a que pertencem.

Aqui não vamos nos aprofundar mais, já que seria um tema complexo, mas creio que com isto vocês podem ter uma ideia de como funcionam os servidores de correio eletrônico, ainda que seja em linhas gerais.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/protocolos-smtp-pop.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.