Home Tutoriais Gerência de TI O que sua empresa precisa?


Muito cuidado devem ter aqueles empresários e executivos que, por desconhecimento destas tecnologias, reduzam dramaticamente suas possibilidades de comercialização via Internet limitando seus projetos à simples criação de páginas Web convencionais.

Para muitas empresas, desenhar uma página Web significa simples e sinceramente integrar umas quantas fotografias e alguns textos em documentos gravados em formato HTML apresentando-os sob um desenho gráfico atrativo, como se isto fosse o único que se precisasse para atrair clientes potenciais e conseguir novas oportunidades de negócio na Internet.

Analisar as principais causas do sucesso ou fracasso dos programas de mercadotecnia por Internet é um exercício que nos permite chegar a uma importante conclusão: “o sucesso de um plano de Mercadotecnia na Internet depende em boa medida de como você visualiza desde um principio o alcance de seu projeto”.

A grande maioria das empresas centra seus esforços com a única missão de criar uma página Web, em concebê-la graficamente, em ver seus produtos e serviços exibidos na Internet. Esse é seu objetivo final, ter sua própria página Web, sem se preocupar demasiado se ela desempenhará ou não a função de promoção para a que foi concebida.

Outro grupo, muito mais reduzido certamente, vê as coisas desde outra perspectiva. Para estes executivos, o objetivo principal é promover seu negocio, exibir seus produtos e serviços, incrementar as vendas, melhorar o serviço, acrescentar a rede de distribuidores, melhorar sua posição no mercado, e a própria experiência adquirida em projetos anteriores lhes fez saber que a página Web não é o fim mas um meio de conseguir seus propósitos, e com essa perspectiva em mente desenham suas páginas Web.

Para ter sucesso na Internet, o que as empresas requerem é um plano de marketing, não uma simples página Web convencional, sendo necessário trabalhar e comprometer-se em cada um dos aspectos chave do programa. É claro que para as grandes empresas o plano de marketing será muito mais extenso que o das pymes (pequenas e medias empresas), mas no final das contas todas devem contar com um programa.

Cada uma das decisões e ações que se tomem deverão ser avaliadas em relação ao objetivo do plano de Marketing. Por exemplo, muitas das decisões que tomam os consultores especialistas em mercadotecnia na Internet com respeito à criação das páginas Web se baseiam em uma avaliação do efeito que estas recomendações terão no posicionamento em motores de busca. Para muitas equipes de trabalho, não há autorização de seguir adiante se não foi avaliado com suma precisão o impacto no posicionamento.

Outro exemplo do tipo de decisões com que se enfrenta uma equipe profissional é a própria definição do nome do domínio:

  • Pode ser um nome longo ou deve ser um nome curto?
  • Pode ou não levar caracteres especiais?
  • Deve incluir marcas próprias?
  • Que gênero de site é o mais apropriado?
  • Que alternativas existem para dar nome a um domínio?
  • É recomendável empregar o TLD associado ao país (top level domain) como .MX para México

Para a grande maioria das empresas, estas são decisões às que não são dadas a devida importância, e por isso, muitas terminam cometendo graves erros ao registrar um domínio que muito provavelmente lhes causará problemas operativos e/ou impedirá o máximo alcance na promoção de seus produtos e serviços. Por esta razão, é frequente, então, deparar-se com domínios .NET registrados por empresas comerciais, domínios .COM operados por instituições educativas, e também o caso de associações cujos domínios não são do gênero .ORG.

Se você está pensando em implementar uma página Web convencional, do tipo de páginas que se oferecem comumente no pacote, e ainda não tem muita experiência em mercadotecnia en Internet, seguramente surgiram a você uma serie de dúvidas a cerca das diferentes decisões que você terá que tomar durante este processo, desde o planejamento do site até sua implementação.

Nestes casos, quem dará resposta a todas as suas perguntas?. O problema é você que possivelmente contratou um designer gráfico e não um consultor especialista em mercadotecnia na Internet. Com o propósito de minimizar o valor do investimento no projeto, algumas empresas tentam em ocasiões obter uma consultoria gratuita a través de sessões de planejamento com agencias especializadas, para depois atribuir o projeto a outro Web designer cujos serviços sejam mais econômicos.

Os magros resultados de muitos destes projetos finalmente nos confirmam a tese deste artigo: “Para promover eficazmente seus produtos e serviços, as empresas requerem mais que uma simples página Web convencional; os negócios necessitam de um programa integral de mercadotecnia na Internet”.

Uma campanha de mercadotecnia na Internet bem estruturada pode chegar a englobar os seguintes conceitos:

1. Diagnóstico do negocio
2. Definição de objetivos de negocio
3. Desenvolvimento do modelo de negócios
4. Estratégia de marketing na Internet
5. Páginas Web e a estratégia global do negocio
6. Estratégia de serviço e atenção a clientes
7. Definição do mercado objetivo
8. Definição de conteúdo
9. Definição de nomes de domínio
10. Estratégia de hospedagem
11. Estratégia de correio eletrônico
12. Desenvolvimento de conteúdo
13. Desenho gráfico
14. Fotografia
15. Traduções para outros idiomas
16. Desenho de páginas Web
17. Desenvolvimento de aplicações
18. Estratégia de promoção
19. Integração com aplicações existentes
20. Publicação do Website
21. Registro em motores de busca
22. Análise de tráfego
23. Otimização de conteúdo
24. Administração de conteúdo
25. Administração de domínios

Como poderá observar, o desenho de páginas Web, incluído nesta lista como conceito número dezesseis, é só uma das tantas atividades que se devem levar a cabo para implementar um plano de Marketing na Internet em sua empresa.

A evolução da Internet fez com que as relações comerciais entre as empresas tomem um novo rumo. Os negócios requerem agora as páginas Web, mesmo sem estar envoltos no comercio eletrônico. Não obstante tratar-se de tecnologia de ponta, esta nova onda de mercadotecnia toma alguns conceitos das estratégias de publicidade convencionais.

As páginas Web requerem mais que simplesmente um bom conteúdo. Uma eficaz campanha publicitária é a única forma de conseguir que uma página Web tenha sucesso.

“Se você o constrói, eles virão”, se dizia no começo da mercadotecnia na Internet, referindo-se a que os clientes acudiriam aos Sites Web daquelas empresas que tivessem a decisão e compromisso de implementar uma página Web. Com o tempo, e depois de experiências adquiridas nestes últimos anos, se fez um leve ajuste nesta tese: “Se você o constrói, e o desenha bem, eles virão”.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/que-sua-empresa-precisa.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.