Home Tutoriais Tecnologia Office 365 – Primeiro contato de um usuário final com o Office...


Após a criação do usuário pelo administrador o usuário final irá receber a seguinte mensagem, lembrando que esta mensagem somente é recebida se o administrador colocou o e-mail do usuário final no assistente de criação do usuário. Na seção Tutorial Relacionados temos o Tutorial que explica a criação do usuário.

No e-mail de boas vindas, o usuário final irá receber o User Name que nada mais é que o UPN do usuário e também a senha temporária. Lembrando que neste tutorial ainda estamos usando o domínio padrão da Microsoft mas é interessante sempre configurar o domínio e usar o domínio da empresa invés do domínio da Microsoft.

Como na mensagem tem todos os detalhes, o usuário vai entar no site informado (https://portal.microsoftonline.com) e usando o nome de usuário e senha informado no correio o mesmo irá fazer o logon inicial.

A troca de senha será pedida, e o usuário tem que digitar a senha atual e digitar em duas ocasiões a nova senha e clicar em Submit.

Com isto o usuário será obrigado a autenticar novamente, mas no entanto agora usando a nova e definitva senha que acabamos de trocar.

Iniciando com o Office 365…

Quando o usuário loga na página do Office 365, na barra superior o usuário tem fácil acesso ao site do SharePoint, Web Mail e também ao Office 365. O usuário também tem acesso aos Office Web App, e instalação do Lync, no entanto a melhor forma de configurar o computador para o Office 365 é clicando no primeiro link para configurar o computador que é o Set up now

Iniciando a configuraçao..

A instalação do Lync cliente é mostrada no seguinte Tutorial:

Depois de instalado o Lync cliente, vamos clicar em Set Up do passo 2 que é o Set up and configure your Office Desktop apps que basicamente configurará todo Office instalado na máquina do cliente para suportar o Office 365 e isto inclui configuração de Outlook e aplicativos Office para utilizar o SharePoint Online. Apenas clique em Run quando solicitado.

A autenticação do usuário será requerida, o mesmo deve utilizar o nome de usuário no formato UPN e a senha, e clicar em Sign in.

  1. O assistente do Office 365 vai verificar todos os aplicativos instalados e o usuário pode escolher o que será configurado, em nosso exemplo a máquina só possui o Lync instalado, vamos selecioná-lo e clicar em Next.

Nota: Caso algum dos aplicativos requreridos estejam em execução o setup irá informar que os mesmos deverão ser encerrados, e somente após fechar tais aplicativos que o assistente iniciará o processo de configuração do(s) aplicativo(s).

  1. Na página Review and accept the service agreements. Temos o contrato de licença, leia o mesmo e se estiver de acordo clique em I accept.
  2. A tela final será informando que os aplicativos selecionados como também os atalhos para o office 365 foram configurados com sucesso. Nota: Em alguns casos uma reinicialização do cliente pode ser necessária, e o assitente irá informar caso seja necessário.

O resultado da operação pode ser visto na nova pasta Microsoft Office 365 e um link de acesso ao portal no Start Programs.

 

Rodando novamente para configurar novas aplicações…

Como proceder em caso de instalações de Office após rodar o assistente do Office 365? Simples, o assistente pode ser executado diversas vezes na mesma máquina, digamos que a máquina tenha somente o Office e não tenha o Lync instalado, e o assistente foi executado e o Office foi configurado, no entanto após alguns dias o Lync foi instalado mas o mesmo não está funcional, o usuário/administrador pode a qualquer momento rodar os mesmos passos da seção anterior para configurar novos aplicativos.

Depois de configurado (neste caso o Lync) o sign-in address do aplicativo já ficou o nome do usuário logado no Office 365 automaticamente.

Fonte: http://www.andersonpatricio.org/Tutoriais/Tutoriais.asp?Tut=1707

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.