Home Tutoriais Tecnologia Oito funções que deixariam o Gmail mais completo


Gmail não é apenas uma das mais populares plataformas de envio de mensagens, como também uma das mais eficazes. Mesmo com as inúmeras funções que se destacam, ainda faltam algumas ferramentas para que ele se torne o “email dos sonhos”.

Elas vão das mais necessárias, como, por exemplo, não enviar arquivos em PDF pelo bate-papo a ausência de ferramentas que encaminhem os emails em massa. Confira na lista do TechTudo as oito funções que poderiam melhorar o Gmail.

 

1. Agrupar tópicos de email

 

Sabe quando uma mesma pessoa envia emails e eles fazem a caixa de entrada encher mais rápido por chegarem separadamente? Ou ainda quando os seus contatos fazem o mesmo, só que usando um serviço diferente do Gmail? Pois é. Emails separados entopem a caixa de entrada, dificultam buscar aquela mensagem antiga e são irritantes. O Gmail facilitaria muito a vida de todo mundo se dispusesse de um serviço que mesclasse todas mensagens de um mesmo remetente em um grupo, por exemplo.

2. Melhorar o Google Talk

 

Perto de “bate-papos” como o do Facebook, Skype e MSN, o Google Talk é quase primitivo. Ele não permite o  envio de arquivos, por exemplo. Para conversar por vídeo é preciso instalar um plugin  que independente da demora, já é por si só não é prático, já que não existe a opção de vídeo instantânea. Outra dificuldade é a seleção de conversas. Ainda que você tenha umsupermouse, se a seleção do texto passar da janela em destaque, ela será desfeita. E nem adianta apertar Ctrl+T, ou qualquer outra ferramenta de seleção, porque também não funciona.

3. Filtragem das mensagens “Out of office”

 

As mensagens “Out of office” (repostas automáticas de férias) facilitam bastante, principalmente para responder anúncios ou coisa do tipo. No Gmail é possível confeccionar as mensagens, mas ele não permite selecionar quem deve recebê-las. Ou seja, o email com a informação será enviado para todos os contatos.

4. Permitir conversas off-line

 

O Gmail também peca por não permitir conversas offline. Em programas como o MSN, era possível selecionar para quais contatos você apareceria online. O chat também não traz questões estéticas, como o uso de fotos ou descrições pessoais. o usuário não pode personalizar seu perfil com fotos.

5. Pastas

 

O Gmail não dispõe de pastas. Você pode criar algo semelhante usando a ferramenta “arquivar”. Mas depois para encontrar o que foi arquivado é bem confuso. A plataforma oferece um sistema de marcadores, onde você pode guardar e-mails de compra, por exemplo. Mas configurá-los também é bastante complicado, porque depois de criado o marcador, não há jeito arrastar a mensagem para o marcador. Logo, você fica restrito aos modelos pré-moldados como “importantes”, “com estrela” e “spam”, só para citar alguns. O esquema de pastas é quase o mesmo que todo mundo faz no próprio computador, e só por essa familiaridade já merecia ser criado.

6. BCC Duradoura

 

Quando se inclui alguém em um email através do BCC, você garante que seu contato não é visível para o resto das pessoas na conversa. Mas a função não facilita muito: digamos que quatro pessoas receberam a mensagem como “cópia”, e outras seis pessoas são BCC’d. Se existisse uma função de “BCC duradoura”, as pessoas BCC’d poderiam seguir toda a conversa.

7. Encaminhamento em massa

 

Imagine que você recebeu vários emails e precisa transferi-los para uma conta alternativa. Encaminhar cada uma dessas mensagens vai ser um trabalho muito chato, não é mesmo? Com esta função, isso seria rápido e bastante eficaz, principalmente para quem coordena equipes grandes e precisa enviar um número grande de emails.

8. Ferramenta para criar “mala direta”

 

A “mala direta” permite que o usuário crie uma lista de emails e faça a personalização. Assim, é possível enviar mensagens para todos os contatos incluídos nelas de uma vez só. No Gmail até existe essa função, mas o roteiro para ativá-la é complicado, principalmente para quem conhece apenas o básico da plataforma. Um botão de “criar grupos de emails” seria mais simples e pouparia tempo.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/04/oito-funcoes-que-deixariam-o-gmail-mais-completo.html

   
Similar articles

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.