Home Tutoriais Marketing Digital Os benefícios do SEO para valorizar a experiência do cliente no e-commerce


Segundo o último relatório do e-Bit, o mercado brasileiro faturou mais de R$ 10,2 bilhões no primeiro semestre de 2012. Somando para o crescimento do cenário brasileiro, o estudo aponta que já somos mais de 37,6 milhões de e-consumidores.

Todo esse movimento de usuários buscando formas e locais para compras acaba passando por um grande canal de vendas para as lojas virtuais: os mecanismos de busca. Com mais de 85% do marketshare brasileiro, o Google lidera o setor, sendo o grande nome por trás das buscas no Brasil.

De acordo com uma pesquisa do Google nos Estados Unidos, realizada no final do ano passado, 80% dos consumidores pesquisam online antes de realizar a compra. O mesmo estudo aponta que 32% das pessoas vão pesquisar online irão visitar a loja física e depois retornam ao meio digital para efetuar a compra.

É fato que vamos ter cada vez mais pessoas online e elas vão buscar nesse ambiente formas de tomar a decisão mais apropriada, e é aqui que a sua loja deve estar preparada.

Falando de visibilidade

Estamos vendo um mercado crescendo todo ano, temos que nos perguntar: será que a minha loja possui várias portas de entrada para o consumidor me achar?

Quando falo sobre portas de entrada, pense em canais sociais, sua loja virtual, seus produtos, um blog ou qualquer forma de informação que você oferece através do seu domínio.

Quando falamos de Google, tudo isso conta. Seja a sua página no Facebook, o seu blog ou até mesmo o seu produto. Todos eles podem aparecer quando uma pessoa busca uma informação no mecanismo de busca, pois eles contam como um documento na Internet, algo que o Google pode ou não considerar, caso ele entenda que aquela peça possui relevância.

Conquistando relevância no Google

Talvez o grande problema das lojas virtuais seja qualificar a tal relevância e ter um senso crítico para responder uma simples pergunta: “eu indicaria esta página para a minha mãe ou algum amigo/familiar muito próximo?”. Quando respondemos perguntas nesse estilo, começamos a entender que nem sempre a nossa loja virtual representa a melhor qualidade em termos de conteúdo.

Trazendo para um exemplo mais prático, você já acessou um dos seus produtos e abriu em outro monitor a página do seu concorrente? Já pensou no que faria um consumidor optar pela sua loja e não a do concorrente? Quais seriam os diferenciais, além do preço? Qual possui a interface mais limpa? Qual realmente oferece uma descrição do produto bem qualificada? As fotos são nítidas e grandes? Existe um vídeo sobre o produto?

Perguntas como essas servem de checklist quando fazemos trabalhos de consultoria na MestreSEO. De nada adianta você possuir a maior quantidade de produtos no mercado online se a sua informação é precária. Você tem que investir naquilo que chamamos de “fatores para o momento de compra”.

Torne o momento de compra único

Imaginando o cenário que já trouxemos o usuário, que tal pensar na seguinte pergunta: “como tornar esta página de produto a mais completa de toda a Internet? Melhor até que a do fabricante?”. Quando você pensar em montar uma página perfeita, você estará no caminho certo.

Quando digo caminho certo, me refiro aos usuários e aos buscadores. Lembra que eu estava comentando sobre relevância e questionei se indicaria a página para a minha mãe ou algum amigo/familiar muito próximo?. Pois bem, se você possuir uma página sensacional, os seus consumidores farão isso por você. E quando eles referenciam você, o Google enxerga que você é uma página, uma loja de qualidade, te recompensando quando alguém pesquisar sobre o seu segmento no mecanismo de busca.

Não é simples, mas é a garantia de uma grande porta de entrada para o seu negócio.

Ganhando ainda mais com o seu negócio

Quando estamos trabalhando com alguma consultoria de loja virtual sempre somos colocados contra a parede, com a seguinte pergunta: “Como eu posso ganhar mais com o meu negócio? O que tenho que fazer?”. Pois bem, para lhe ajudar, separei um checklist simples, que você pode aplicar na sua loja, no seu negócio, hoje mesmo, e planejar ações.

Passo 1 – A descrição dos seus produtos é única ou você copia o que o fabricante te envia? Oferecer uma visão única, precisa e interessante pode ser o grande diferencial para os seus consumidores e com certeza é um fator decisivo para o Google.

Passo 2 – Os títulos das minhas páginas de produtos e categorias estão de acordo com a seção? Este passo é fundamental, pois, em muitas consultorias que realizo, identifico lojas que replicam o nome da própria loja em todas as páginas. Algo como “Loja do João” fica presente em todos os títulos, sem qualquer customização. Isso, além de prejudicar a intenção do usuário, faz com que o Google não entenda perfeitamente sobre o que suas páginas tratam.

Passo 3 – Eu uso a mesma terminologia que o meu público? Recentemente, em um período de consultoria do cliente Giuliana Flores, precisávamos decidir qual terminologia correta utilizar no caso de “coroa de flores”. Tínhamos, além desse termo, “flores para condolência”.  Quando pesquisamos no Google Trends, notamos que a terminologia “coroa de flores” era mais praticada pelo mercado:

Passo 4 – Você já pensou em ensinar diversos assuntos para os seus consumidores? No trabalho de consultoria que temos com o Ponto Frio, orientamos e fizemos a criação de guias de compras para estimular o conhecimento dos clientes. Informá-los de assuntos relacionados à loja é fundamental para o cliente e para o Google lhe enxergarem como fonte de qualidade de informação.

Para uma loja de produtos de tecnologia, falar sobre os diferentes tipos de tablets ou ultrabooks pode ser um grande início para guias de compra. Em uma loja virtual de camisetas, você pode abraçar o movimento de doação de camisetas antigas, ou ainda criar campeonatos de estampas novas. Por fim, em uma loja de ração canina, você pode explicar cada uma das raças, além de publicar vídeos dos cachorrinhos com os seus donos, que no caso podem ser os seus consumidores.

O ano de 2013 está propício para boas lojas

Sem sombras de dúvidas, este ano teremos um grande aumento tanto de consumidores, quanto de novas lojas virtuais. No meio de tanta concorrência, você deve focar em estratégias que lhe diferenciem da concorrência sempre respondendo: “eu indicaria esta página para a minha mãe ou algum amigo/familiar muito próximo?”.

Conquistando um ‘sim’bem sincero, com certeza o seu ano será repleto de novos negócios.

Fonte: http://imasters.com.br/tecnologia/e-commerce/os-beneficios-do-seo-para-valorizar-a-experiencia-do-cliente-no-e-commerce/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.