Home Tutoriais Marketing Digital PageRank do Google


O motor de busca de Google utiliza um conceito chamado PageRank como base de sua tecnologia de busca. Vamos contar algumas coisas a respeito deste conceito que certamente serão interessantes para os leitores centrados em temas de divulgação de páginas web.

PageRank é o coração do software de Google dedicado a posicionar as páginas web entre os resultados. Foi desenvolvido pelos criadores-fundadores do motor de busca na Universidade de Stanford. Mesmo existindo atualmente dezenas de desenvolvedores que trabalham dia a dia no desenvolvimento da ferramenta de busca de Google, PageRank continua sendo a base do software de buscas do afamado buscador.

PageRank se baseia na mesma estrutura da World Wide Web para decidir a valorização das páginas que a formam. Para isso, utiliza os links, que são também a parte mais característica do sistema hipertexto, que é o sistema utilizado nos documentos da WWW.

Os links, para PageRank, significam votos: se uma página linka com outra, considera que está dando um voto a essa página que vincula. Segundo o número de votos (ou de links) recebidos por uma página sua posição variará. Logicamente, quanto maior o número de votos, melhor será a posição entre os resultados.

Porém, Google não olha simplesmente em número de votos totais de cada página para decidir sua posição, também analisa a página que outorga o voto. Se a página que realiza o link para outra página (ou outorga o voto) é importante, o voto também tem mais importância. Portanto, é fundamental que nos linkem páginas consideradas por Google como importantes. Mesmo assim, ainda temos que enfatizar uma questão neste parágrafo: a importância da página não significa nada se a informação que contém não está relacionada com a informação que se está buscando. Por isso, o melhor é dispor de links que tratem sobre o mesmo tema que a nossa e que sejam importantes para Google.

Além de PageRank, Google combina em suas buscas diversas técnicas que rastream coincidência das palavras buscadas entre as páginas de sua base de dados. As buscas de coincidência de textos, como já saberemos, abarcam grande quantidade de lugares, como o título, etiquetas META, corpo da página e ademais, valorizam cada aparecimento segundo onde se produza e em que condições. As buscas de coincidências também se estendem às páginas que linkam com a página que Google pretende posicionar, ou seja, também busca coincidências nas páginas que linkam com outra para valorizar se esse voto outorgado tem mais ou menos importância.

Caso “go to hell”

Mesmo que as palavras “go to hell” não tenham nada a ver com Microsoft, durante um tempo Google esteve oferecendo a web da multinacional -www.Microsoft.com- como primeiro resultado de busca.

Este caso tem muito a ver com o que estávamos falando sobre o PageRank e os links como ponderadores dos resultados em Google. Microsoft por sua vez não tem muita relação com o inferno, mas parece que os links com o texto “go to hell” de webmasters particulares, insatisfeitos com a companhia, eram muito populares e isto fazia com que, apesar dessas palavras não aparecerem na web de Microsoft em nenhum lugar, a busca colocasse sua web por cima de outros resultados como hell.com.

Isto quer dizer duas coisas:

  • O texto dos links que nos colocam para nossa web tem muita importância.
  • Google é um sistema vivo e em desenvolvimento, o que hoje pode ser importante para ponderar os resultados, amanhã pode ser considerado de diferente forma. O caso é que Google já não mostras a web de Microsoft ao escrever essas palavras.

Conhecer o PageRank das páginas que visitamos

Se queremos conhecer o valor de PageRank das páginas que visitamos, mesmo que seja somente por curiosidade, podemos descarregar a barra de ferramentas de Google que além de permitir realizar buscas no motor rapidamente, mostra em um campo da barra o valor atribuído ao PageRank da página que se está mostrando na janela de nosso Internet Explorer.

Conclusão

É fácil extrairmos conclusões sobre o funcionamento de Google e a maneira de ponderar seus resultados. Melhorar nosso PageRank para desfrutar de uma melhor posição nos buscadores pode ser complicado, já que Google dispõem de mecanismos para detectar quando uma página está utilizando técnicas ilegais para melhorar sua posição. De qualquer forma, o mais útil é que muitas páginas nos linkem, e se possível, de webs bem valorizadas e que tratem nossa mesma temática.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/63.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.