Home Tutoriais Desenvolvimento Páginas dinâmicas


Como vimos, uma página é dinâmica quando realiza efeitos especiais ou implementa alguma funcionalidade ou interatividade. 

Ademais, vimos que para programar uma página dinâmica necessitaremos outras linguagens a parte do HTML. Entretanto, nunca devemos esquecer do HTML, já que este é a base do desenvolvimento web: geralmente ao escrever uma página dinâmica o código das outras linguagens de programação se inclui embebida dentro do mesmo código HTML.

Uma razão pela qual construiremos uma página dinâmica é o simples visual que podem alcançar os trabalhos, já que podemos fazer apresentações mais interessantes das que se conseguem utilizando unicamente HTML. Porém vamos ver com calma algumas razões menos óbvias, mas mais importantes.

Suponhamos que decidimos realizar um portal de televisão onde uma das informações principais a prover poderia ser a programação semanal. Efetivamente, esta informação costuma ser dada pelas televisões com meses de antecedência e poderia ser muito facilmente armazenada em uma base de dados. Se trabalhássemos com páginas HTML, teríamos que construir uma página independente para cada semana na qual introduziríamos “a mão” cada um dos programas de cada um dos canais. Ainda assim, teríamos que lembrarmos a cada semana de remover a página da semana passada e por a da anterior. Tudo isto poderia ser facilmente resolvido mediante páginas dinâmicas. Neste caso, o que faríamos seria criar um programa(somente um) que se encarregaria de recolher da base de dados da programação aqueles programas que são retransmitidos nas datas que nos interessa e de confeccionar uma página onde apareceria ordenado por canais e por hora de retransmissão. Deste modo, podemos automatizar um processo e já não nos preocuparmos mais de um aspecto da página por alguns meses.

Este fazer poderíamos aplicar em outras situações: podemos preparar o horóscopo de todos os dias, as promoções de um site de e-comercio…

Podemos fazer uma classificação às páginas dinâmicas em função de onde se realiza o processamento da página, ou seja, o computador que se encarregará do peso adicional que supõe que a página realize efeitos e funcionalidades.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/260.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.