Introdução

Este documento fornece um guia de referência rápida para uso de placas de vídeo no Photoshop. Alguns recursos requerem uma placa de vídeo compatível. Se a placa de vídeo ou seu driver for incorreto ou incompatível, nenhum dos recursos irá funcionar.Outros recursos usam a placa de vídeo para aceleração; caso a placa ou o driver apresente defeito, estes recursos funcionarão mais lentamente.

Mercury Graphics Engine

O Mercury Graphics Engine (MGE) representa recursos que utilizam aceleração do processador de placa de vídeo, ou GPU. No Photoshop CS6, este novo engine produz resultados quase imediatos na edição com ferramentas importantes tais como Dissolver, Distorcer, Efeitos de iluminação e o filtro de Pintura a óleo. O novo MGE proporciona sensibilidade sem precedentes para uma sensação fluida durante o trabalho.
O MGE é novo para o Photoshop CS6 e usa tanto as estruturas OpenGL como OpenCL. Ele não usa a estrutura proprietária da NVIDIA.
MGE requer uma placa de vídeo com suporte e driver atualizado. O desempenho será prejudicado se não houver uma placa compatível. Na maioria dos casos, a aceleração é perdida e o recurso passa a funcionar no modo de CPU normal. Contudo, há alguns recursos que não funcionam sem uma placa de vídeo compatível.

 

Requisitos mínimos de vídeo

  • Vídeo de 1024 x 768 (recomenda-se 1280 x 800) com cores de 16 bits e 256 MB (recomenda-se 512 MB) de VRAM
  • Para usar a aceleração de OpenGL, o sistema deve oferecer suporte a OpenGL v2.0 e Shader Model 3.0 ou posterior
  • Para usar a aceleração de OpenCL, o sistema deve oferecer suporte a OpenCL v1.1 ou posterior

Observação: para obter uma lista de placas de vídeo que oferecem suporte a OpenCL no Mac OS, visite:

  • 10.6.x
  • 10.7.x

Recursos aprimorados de GPU adicionados ao Photoshop CS6

  • Filtro de grande angular adaptável (necessário placa de vídeo compatível)
  • Dissolver (acelerado por placa de vídeo compatível com 512 MB de VRAM)
  • Pintura a óleo (necessário placa de vídeo compatível)
  • Distorcer e Distorção de Marionete (acelerado por placa de vídeo compatível)
  • Desfoque de campo, Desfoque de Íris, e Inclinação/Shift (acelerado por placa de vídeo compatível
    com suporte a OpenCL)
  • Galeria Efeitos de iluminação (necessário placa de vídeo compatível com 512 MB
    de VRAM)
  • Novos melhoramentos 3D (os recursos 3D em Photoshop necessitam uma placa de vídeo compatível com 512 MB de VRAM):
    • Sombras arrastáveis
    • Reflexões de plano do solo
    • Aspereza
    • Controles de interface do usuário na tela
    • Plano do solo
    • Widgets leves na borda da tela
    • Controlador IBL (luz baseada na imagem)

Recursos GPU do Adobe Bridge

  • Painel Visualização
  • Visualização de tela inteira
  • Modo de revisão

 

Preferências de GPU/OpenGL no Photoshop CS6

As vantagens de usar uma placa de vídeo compatível (GPU) com Photoshop consistem em poder experimentar melhor desempenho e mais recursos. Podem ocorrer problemas caso você possua uma placa de vídeo mais antiga com VRAM limitado. Os problemas também podem ocorrer se você usar outros programas que usam GPU ao mesmo tempo que o Photoshop.

As vantagens de usar uma placa de vídeo compatível (GPU) com Photoshop consistem em poder experimentar melhor desempenho e mais recursos. Podem ocorrer problemas caso você possua uma placa de vídeo mais antiga com VRAM limitado. Os problemas também podem ocorrer se você usar outros programas que usam GPU ao mesmo tempo que o Photoshop.

 

  • Escolha Editar > Preferências > (Windows) ou Photoshop > Preferências (Mac OS).

  • No painel Desempenho, verifique se Usar processador gráfico está selecionado em Configurações de GPU.

  • Clique em Configurações avançadas e especifique as seguintes opções:

    Modo > Básico

     

    Usa a menor quantidade da memória de GPU e ativa recursos básicos do OpenGL.

     

    Modo > Normal

     

    Usa mais memória de GPU e ativa a correspondência de cores baseada em GPU, o mapeamento de tons e a mesclagem de xadrez.

     

    Modo > Avançado

     

    Fornece os benefícios do modo Normal e os mais novos avanços do OpenGL que podem resultar em um desempenho melhorado.

     

    Usar processador gráfico

     

    para acelerar as computação

     

    Utilize o OpenCL

     

    Usa GPU para acelerar os novos filtros de desfoque (desfoque de campo, desfoque de íris e mudança de inclinação) – OpenCL está disponível somente em mais novas GPUs que oferecem suporte a OpenCL v1.1 ou posterior.

     

    Guias e demarcadores de suavização de borda

     

    Permite que o hardware da GPU suavize as arestas das guias e dos demarcadores de desenho.

     

    Vídeo de 30 bits (somente Windows) Permite que Photoshop exiba dados de 30 bits diretamente na tela em placas de vídeo que ofereçam suporte

Passos rápidos para solução de problemas de GPU

Você pode experimentar problemas, como artefatos, erros e falhas se houver incompatibilidade entre o Photoshop e os componentes de vídeo que acessam a GPU.
Se experimentar falhas, janelas ou objetos renderizados incorretamente, problemas de redesenho ou de desempenho, primeiro determine se o OpenGL está causando o problema.

1. Desligue o OpenGL.

  1. Escolha Editar > Preferências > (Windows) ou Photoshop > Preferências (Mac OS).
  2. No Painel Desempenho, cancele a seleção de Usar processador gráfico. Clique em OK.
  3. Reinicie o Photoshop e execute a mesma função.

Se o problema ocorrer enquanto Desenho do OpenGL estiver desativado, o OpenGL não é a causa.

Se o problema for solucionado, prossiga com o resto das etapas da solução de problemas para corrigir o OpenGL.

2. Certifique-se de que esteja usando a atualização mais recente do Photoshop.

As atualizações corrigem erros e problemas.

3. Atualize o driver de exibição.

Atualizar os drivers de exibição pode resolver muitos problemas, como falhas, objetos renderizados incorretamente, e problemas de desempenho. Consulte Atualizar o driver de exibição de vídeo. Em seguida, ative Usar processador gráfico nas preferências do Photoshop.

4. Redefina as preferências.

Redefinir preferências retorna as configurações do OpenGL ao estado padrão. Redefina as preferências do Photoshop pressionando e mantendo pressionadas as teclas Shift+Ctrl+Alt (Windows) ou Shift+Option+Command (Mac OS) imediatamente após iniciar o Photoshop. Clique em Sim quando perguntado se deseja excluir o arquivo Configurações do Adobe Photoshop. Repita a função que causou o problema.

5. Altere o modo OpenGL para Básico.

A definição do modo OpenGL para Básico usa a menor quantidade de memória da GPU e o conjunto mais básico de recursos da GPU.

  1. Feche todos os documentos.
  2. Escolha Editar > Preferências > (Windows) ou Photoshop > Preferências (Mac OS).
  3. No painel Desempenho, clique no botão Configurações avançadas de GPU.
  4. Escolha Modo> Básico.
  5. Reinicie Photoshop.

Se esta solução resolver o problema, alterne para o modo Normal. Confira se o problema se repete. Se o problema ocorrer, retorne ao modo Básico.

Observação: Se estiver alterando as preferências de GPU para solucionar um problema, reinicie o Photoshop após cada modificação.

6. Se você estiver usando mais de uma placa de vídeo, remova as placas adicionais.

Múltiplos adaptadores de vídeo podem causar problemas com os recursos GPU acelerados e habilitados no Photoshop. É melhor conectar dois (ou mais) monitores em uma placa de vídeo. Caso seja necessário usar mais de um adaptador de vídeo, certifique-se de que sejam da mesma marca e modelo.
Caso contrário, falhas e outros problemas podem ocorrer no Photoshop.

Nota:

Usar dois adaptadores de vídeo não melhora o desempenho do Photoshop.

 

7. Verifique a configuração de Níveis de cache.

Se definiu Níveis de cache como 1 nas preferências do Photoshop, poderá experimentar problemas de desempenho dos recursos de GPU. Restaure a configuração padrão de Níveis de cache, que é 4.

  1. Escolha Editar > Preferências > (Windows) ou Photoshop > Preferências (Mac OS).
  2. No painel Desempenho, escolha Níveis de cache > 4.

GPU Sniffer

Para proteção contra travamentos relacionados a hardware ou drivers de GPU inválidos, o Photoshop utiliza um pequeno programa denominado GPU Sniffer. O Sniffer é ativado a cada inicialização do Photoshop, executando testes rudimentares da GPU e informando os resultados ao Photoshop. Se o Sniffer travar ou relatar um status de falha ao Photoshop, este não utilizará a GPU. A caixa de seleção Usar hardware gráfico no painel Desempenho em Preferências é desmarcada e desabilitada.

Na primeira falha do Sniffer, o Photoshop exibe uma caixa de diálogo indicando que foi detectado um problema com a GPU. A caixa de diálogo não aparece nas inicializações subsequentes.

Se o problema for corrigido, seja substituindo a placa de vídeo ou atualizando o driver, o Sniffer passa à inicialização seguinte. A caixa de diálogo Usar hardware gráfico está ativada e de volta ao estado anterior (ativada ou desativada).

Placas de vídeo testadas para o Photoshop CS6

A Adobe testou as seguintes placas de vídeo antes do lançamento do Photoshop CS6­. Este documento lista as placas de vídeo por série. A quantidade mínima de memória RAM suportada em placas de vídeo para o Photoshop CS6 é de 256 MB.

Observação: a Adobe testou versões de computador portátil e de mesa das seguintes placas. Certifique-se de baixar o driver mais recente do seu modelo específico. (As versões de computador portátil e de mesa têm nomes ligeiramente diferentes.)

nVidia GeForce 8000, 9000, 100, 200, 300, 400, 500 series

nVidia Quadro 400, 600, 2000, 4000 (Mac & Win), CX, 5000, 6000

AMD/ATI Radeon 2000, 3000, 4000, 5000, 6000, 7000 series

AMD/ATI FirePro 3800, 4800, 5800, 7800, 8800, 9800, 3900, 4900, 5900, 7900

Intel Intel HD Graphics, Intel HD Graphics P3000, Intel HD Graphics P4000

Observação: as placas da série ATI X1000 e NVIDIA 7000 não estão mais sendo testadas e não são oficialmente suportadas no Photoshop CS6, mas algumas funcionalidades básicas do GL podem estar disponíveis para ambas as placas.

 Fonte: http://helpx.adobe.com/br/photoshop/kb/photoshop-cs6-gpu-faq.html

   
Similar articles
0 989