Home Tutoriais Sistemas Operacionais Personalizando a barra de acesso rápido do Explorer no Windows 8


A nova barra de ferramentas “Ribbon” adiciona ao Windows Explorer do Windows 8 a possibilidade de fixar em um local de fácil acesso os comandos mais utilizados pelo usuário. Esse local é a barra de ferramentas de acesso rápido, situada na extremidade esquerda da barra de título da janela.

Os comandos situados ali,podem ser acessados rapidamente,de qualquer lugar do Explorer e com apenas um clique. Dessa forma, os comandos ficam em um local de fácil alcance, eliminando a necessidade do usuário procurar o comando desejado entre as várias guias da faixa de opções.

 

Adicionando e removendo comandos à barra de acesso rápido

A principal maneira de adicionar ou remover comandos da barra de acesso rápido é através do botão Personalizar Barra de Ferramentas de Acesso Rápido, representado por uma pequena seta ao final da barra.

Ao clicar sobre ela, um menu surgirá com algumas sugestões de comandos que podem ser adicionados à barra. Basta marcar os comandos que se deseja exibir e desmarcar aqueles que se deseja ocultar. A ordem em que o usuário marca os comandos, será a ordem em que eles aparecerão na barra.

Mas o usuário não está limitado apenas a essas opções. É possível adicionar qualquer comando da barra de ferramentas a esse local. Para isso o usuário deve localizar o comando desejado na faixa de opções e clicar com o botão direito do mouse sobre ele. Feito isso basta clicar em Adicionar à Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

Já para remover o comando de lá, o usuário deve clicar com o botão direito do mouse sobre ele e depois clicar em em Remover da Barra de Ferramentas de Acesso Rápido.

 

Mudando a barra de acesso rápido de lugar
Por ser localizada na barra de título, a barra de ferramentas de acesso rápido acaba tendo que dividir o espaço com outros elementos, como o ícone da pasta atualmente aberta, a legenda da barra de título, guias adicionais e botões. Se o usuário possuir muitos comandos fixados à barra, poderá ter dificuldades para visualizar todos, de acordo com a quantidade de guias extras e o tamanho da janela.

Nesse caso, é possível destinar um espaço exclusivo para a barra de ferramentas de acesso rápido, permitindo que ela cumpra com o seu papel, que é o de dar acesso a comandos com um único clique. Para isso, bastar clicar no botão Personalizar a Barra de Ferramentas de Acesso Rápido e marcar a opção Mostrar abaixo da Faixa de Opções.

Dessa forma todos os comandos poderão ser exibidos em uma barra exclusiva, logo acima da barra de endereços, sendo limitados somente pela largura da janela. Uma pequena desvantagem nesse caso é que o usuário perderá um pouco do espaço vertical da janela, já que uma nova barra de ferramentas precisou ser adicionada. Em telas ou janelas pequenas isso pode fazer a diferença.

 

Considerações finais

Ao mesmo tempo em que a faixa de opções traz a vantagem de deixar todos os comandos em um local fácil de encontrar, a maioria ainda requer dois ou mais cliques para se chegar até eles. É nesse ponto que a barra de acesso rápido mostra o seu valor, deixando os comandos mais utilizados sempre à vista e a um clique do mouse.

Fonte: http://www.baboo.com.br/2012/06/personalizando-a-barra-de-acesso-rapido-do-explorer-no-windows-8/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.