Home Tutoriais Design Photoshop: aprenda a criar sua própria Action


Muitas vezes, queremos realizar ações no Photoshop que apesar de simples, tomam muito de nosso tempo, para isto existe os Actions. Para quem não conhece, Action é um método para gravar ações realizadas dentro do programa para que a mesma possa ser repetida várias vezes com poucos cliques. Por meio deste tutorial, você aprenderá a como criar sua própria action.

Para esta explicação, demonstraremos a como criar a Action focada em redimensionamento de imagem.

Saiba como criar sua própria Action

Primeiro de tudo, selecione uma imagem que você queira redimensionar, para melhor ficar no contexto do tutorial, utilize a imagem abaixo:

criar sua própria action

Depois, abra-a no photoshop. Com ela carregada, vá no menu “Actions”, ele normalmente fica posicionado no lado direito da interface, próximo ao botão de escolha de cores. Caso não esteja lá, aperte ALT+F9 que ele abrirá.

criar sua própria action

Depois disso, clique no botão descrito abaixo, ele automaticamente criará um perfil de action para você, a chamaremos de “redimensionar”.

criar sua própria action

Assim que você clicar em RECORD, automaticamente toda a ação que você realizar dentro do Photoshop será gravada para esta action.

criar sua própria action

Portanto, com o botão RECORD apertado vá em Image -> Image Size. Redimensione o campo “Width” sua imagem para o tamanho que desejar. (No caso da imagem-exemplo, redimensione-a para 400 pixels).

criar sua própria action

Após isto, clique no botão STOP. Pronto! Você aprendeu a criar sua própria action, agora você pode selecioná-la e simplesmente apertar o botão play para que o redimensionamento de imagem ocorra automaticamente.

criar sua própria action

Assim como descrito pelo tutorial, as actions não estão presas somente a redimensionar imagens. Podem ser feitas para qualquer outra ação.

Você pode aplicar diversos efeitos durante uma gravação, como borrar uma imagem, ajustar sua saturação e depois redimensiona-la. A partir do momento que clicar stop, a action realizará todos os efeitos descritos acima.

Caso queira ainda mais rapidez na hora de utilizar a sua action, existe também a possibilidade de criar atalhos. Isto é feito no menu onde você cria a action, basta selecionar a “Function Key”.

criar sua própria action

Caso não tenha gostado ou quer adicionar mais de um efeito na sua action após te-la finalizado, aperte o botão de Record novamente, faça o efeito e clique em STOP.

O efeito será colocado após o último realizado, sendo possível também ajustar a ordem, como na imagem abaixo.

Fonte: http://www.baboo.com.br/2012/12/photoshop-aprenda-a-criar-sua-propria-action/#ixzz2JHhbQxjT

   
Similar articles
0 995

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.