Home Tutoriais Design PHOTOSHOP – Texto que se adapta a um círculo


Existem tutoriais complicados com técnicas para conseguir com Photoshop que um texto se adapte a uma circunferência. Essas técnicas eram necessárias de utilizar porque Photoshop não tinha uma maneira direta de fazer com que um texto se adapte a um círculo ou uma curva em geral. Agora com CS2 é possível fazer isto e conseguir um texto editável que se adapte a um traço. Neste artigo faremos um círculo e o texto se escreverá seguindo a circunferência. Porém, na verdade isso pode ser feito com qualquer tipo de traço.

Primeiro, criamos um arquivo novo, no qual vamos desenhar uma circunferência com a ferramenta elipse. Esta circunferência nos servirá para adaptar o texto que vamos escrever mais tarde.

ferramenta elipse

Selecionamos a mencionada ferramenta elipse e desenhamos uma circunferência. O tamanho será o desejado. Porém, para a prova vamos fazer uma elipse suficientemente grande para trabalhar com espaço.

Em nossa lista de camadas teremos o fundo e a elipse.

criamos uma elipse

Então, tomamos a ferramenta de texto. Ao situarmos sobre a tela, nosso ponteiro se transforma no típico cursor para mostrar que vai se inserir um texto (mostra-se o típico ponteiro de texto, que é uma linha vertical com uma linha pequena horizontal abaixo e acima). Se nos situamos com o ponteiro na mesma linha da elipse veremos como o ponteiro se transforma em um cursor de texto especial, como o que podemos ver na seguinte imagem:

Nesse ponto, clicamos para começar a escrever um texto. Veremos que o texto que vamos escrevendo vai se colocando ao redor do círculo. Para isso, as letras vão se adaptando ao percurso da elipse. O resultado será algo como o seguinte:

Certamente tenhamos que editar a posição do texto, para situa-lo em um lado ou outro do perímetro da elipse. Isto temos que faze-lo com a ferramenta de seleção direta.

Ferramenta de seleção direta

Agora nos situamos com o ponteiro em cima do texto. Veremos que o ponteiro se transforma como em um hífen para escrever texto, no qual aparece ao lado uma seta, apontando a um ou a outro lado do ponteiro. Então podemos clicar e arrastar para mover uma guia para recolocar o texto dentro do traçado da curva.

Se quisermos, podemos conseguir assim mover o texto para que se coloque seguindo a curva, mas pela parte de dentro ao invés da de fora. Para isso, simplesmente haverá que arrastar a posição da guia para dentro, ou fora, do traço.

O texto podemos coloca-lo dentro do círculo

Com isto temos nosso texto ao redor de um círculo. Há que assinalar que este texto é perfeitamente editável, portanto poderemos mudar o tamanho do texto facilmente, a cor, a fonte, etc. Como qualquer outro texto simples de Photoshop. Desta maneira conseguiremos adaptar o texto e que este seja totalmente editável.

A elipse logo pode ser eliminada ou ocultada para que não saia na imagem. O traçado agora fica associado ao texto, por isso é indiferente o que fizermos com a silhueta da elipse.

resultado final do texto que se adapta a um círculo

Esta é a maneira mais simples que existe de adaptar um texto a uma circunferência. Espero que tenha sido simples de entender.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/texto-adapta-circulo-photoshop.html

   
Similar articles
0 994

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.