Home Tutoriais Sistemas Operacionais Preparando o Ambiente para usar o WSH


Para iniciar nosso estudo com WSH é necessário preparar o nosso computador com algumas ferramentas para que possamos ter mais produtividade e esclarecimento no desenvolvimento dos scripts. Quem já tem certa experiência com programação sabe que é realmente necessário ter um ambiente bem configurado, com ferramentas de desenvolvimento e documentações do fabricante para consultas e referências.

 

Atualizando a versão do Windows Script Host

A primeira coisa que devemos fazer é verificar a versão do WSH. Estou utilizando o Sistema Operacional Windows XP Professional, juntamente com ele já vem instalado a última versão do WSH (5.6). Este é um padrão que eu adoto para escrever scripts “sempre utilizar a versão mais atualizada”, pois com isso quando for executar meus scripts eles terão sempre uma boa compatibilidade na hora da execução e facilita a resolução de problemas.

No tutorial anterior mostrei um código de script que verifica a versão do WSH instalada no computador, utilize este script para verificar a versão instalada em seu computador e caso a versão seja menor, você deve atualizá-la para a versão 5.6.

Para atualizar a versão do WSH acesse o site: http://msdn.microsoft.com/library/default.asp?url=/downloads/list/webdev.asp

Perceba que existe dois link, um para Windows 2000, XP e outro para Windows 9x, ME, NT4. A lista abaixo mostra os arquivos de cada link.

  • scripten.exe – Este arquivo atualiza o WSH no Windows 2000 e XP.
  • scr56en.exe – Este arquivo atualiza o WSH no Windows 95, 98, ME,NT4.

A seguir mostrarei passo-a-passo a instalação ou atualização do WSH, para esse exemplo usarei como base o arquivo scripten.exe.

  • Dê um duplo clique no arquivo scripten.exe em seguida ele irá exibir uma mensagem perguntando se você deseja instalar o Windows Script Host 5.6, é só clicar em “Sim”.
  • Em seguida o programa de instalação irá exibir uma tela de licença, leia a licença e clique em “Yes” para prosseguir com a instalação.
  • Imediatamente o programa de instalação irá descompactar os arquivos e fazer a instalação.
  • Ao finalizar a instalação dos arquivos o programa de instalação irá enviar uma mensagem informando que o programa foi instalado e após clicar em “OK” o programa de instalação vai pedir que você reinicialize o sistema, clique em “Sim”.

 

NOTA

É necessário que você reinicialize o Sistema Operacional, para que as novas configurações possam entrar em vigor.

A instalação do arquivo scr56en.exe não será abordada, pois segue os mesmos passos mostrados nesse tutorial.

 

Instalando a Documentação do WSH

Nesta seção trataremos da instalação da documentação e referência do Windows Script Host. Apesar de não entrar em muitos detalhes nos próximos tutoriais, esse é um recurso muito interessante de ter instalado no computador, pois ele ajudará muito você quando quiser saber sobre um determinado objeto, propriedade e método do WSH.

No mesmo site mostrado anteriormente faça o download do “Windows Script Host 5.6 Documentation”.

  • scrdoc56en.exe _ Este arquivo instala a documentação do WSH 5.6.

A seguir mostrarei passo a passo a instalação da documentação do WSH.

  • Dê um duplo clique no arquivo scrdoc56en.exe. Em seguida ele abre uma caixa de diálogo informando um caminho para instalação dos arquivos, deixe o caminho padrão e clique em “OK”.

2 – Em seguida os arquivos serão descompactados e instalados no computador. Depois da instalação aparecerá um item no Menu Iniciar do Windows apontando para a documentação que você acabou de instalar.

Ao clicar no item aparecerá uma janela de ajuda típica do Windows. Esta ajuda contém muita informação que você vai precisar na hora em que estiver criando seus scripts. Falo isto, pois ainda hoje utilizo e muito este recurso.

Perceba que do lado esquerdo da tela você tem os tópicos dos assuntos relacionados e do lado direito da tela sua descrição.

Instalando um IDE Profissional

No tutorial anterior informei que os scripts eram arquivos de texto, e que estes arquivos poderiam ser escritos ou editados no (com ) Bloco de notas do Windows. Podem sem dúvida nenhuma, só que existe um problema, o Bloco de Notas não dá ao usuário nenhum recurso de programação como, por exemplo, depuração, diferença entre comando interno e parâmetros.

Nesta parte do tutorial vou mostrar a instalação de uma ferramenta muito interessante para construir e depurar scripts, esta ferramenta chama-se Primal Script. O Primal Script não é uma ferramenta freeware “Infelizmente”, mas poder ser feito o download de uma versão trial válida para 30 dias no site http://www.sapien.com/download.aspx.

  • primalscripttrial.exe – Este é o arquivo de instalação do Primal Script Trial.

Sendo assim mostrarei passo a passo a instalação do Primal Script versão 3.1.

  • Dê um duplo clique no arquivo primalscripttrial.exe para iniciar a instalação. Em seguida será exibido uma tela do assistente de instalação, basta clicar em “Next”.
  • Na próxima tela do assistente de instalação mostrará a licença de uso. Clique em “Next”.
  • Na próxima tela do assistente informe o nome de usuário e o nome da empresa. Clique em “Next”.
  • Na próxima tela do assistente selecione typical e clique em “Next”.
  • Na próxima tela do assistente selecione o caminho para instalação dos arquivos. Deixe o caminho padrão e clique em “Next”.
  • Nas próximas telas do assistente clique em “Next” para que possa iniciar a instalação.
  • Ao finalizar a cópia dos arquivos do programa de instalação ele vai exibir uma mensagem perguntando se você deseja colocar a opção de editar script com Primal Script no menu de contexto no Windows Explorer. Clique em “Sim”.
  • Na próxima e última tela, o assistente informa se você deseja colocar um atalho no Desktop. Marque a opção “Place a shortcut on your Desktop?” e clique em “Finish”.

NOTA

O programa mostrado acima é apenas opcional, estou mostrando aqui só para título de conhecimento, pois nos próximos exemplos irei mostrar as grandes facilidades que está ferramenta pode trazer ao desenvolvedor. Caso o amigo leitor não queira instalar, não é preciso ficar preocupado pois com o bloco de notas do Windows funciona corretamente.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/ricardosilva/wsh002.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.