Home Matérias / Concurso Certificações Preparando-se Para o Exame 70-290 – Parte 2


Tópicos importantes para o exame :

Vou falar sobre os principais tópicos cobrados no Exame 70-290. Estes são tópicos que o candidato deve dominar, conhecer bem e estar seguro. Os principais tópicos para o Exame 70-290 são os seguintes

  • Backup e Restore: Tipos de backup, em que situações utilizar cada tipo, estratégias de restore.
  • Backup e Restore do Active Directory
  • Permissões NTFS e de Segurança
  • O Recurso de Shadow Copies
  • Gerenciamentos de contas de usuários, grupos e computadores
  • Grupos e Contas Built-in
  • Como funciona e fundamentos básicos sobre GPOs
  • Conhecimentos Básicos do DNS
  • Conhecimentos básicos do IIS e de WebDav
  • Conhecer os comandos utilizados para administração de contas de usuários e grupos de usuários, via Prompt de Comando
  • Comandos para Importação e Exportação de dados do Active Directory
  • Diretivas de segurança relacionadas a contas de usuários e as políticas de bloqueio de contas.
  • Tudo sobre SUS – Software Update Services
  • Uso do Console Desempenho e Conhecimento sobre os Principais Objetos e Contadores a Serem Monitorados
  • Administração e Utilização dos Logs de Auditoria
  • Gerenciamento e tipos de Profiles

Você deve saber tudo sobre Backup e Restore:
Este, sem dúvidas, é um dos tópicos mais importantes, mais cobrados no Exame. Você tem que conhecer, e muito bem, os diferentes tipos de Backup e como utilizar cada tipo, em diferentes estratégias de Restore.

Você também tem que conhecer bem as opções de configurações para agendamento das tarefas de backup, a opção de múltiplos agendamentos, saber que os arquivos de log de backup ficam em uma pasta na profile do usuário que executou o backup e conhecer bem o utilitário de Backup/Restore.

A seguir apresento alguns exemplos de questões, que ilustram os conceitos sobre Backup e Restore que o candidato ao Exame 70-290 deve conhecer.

Exemplo de questões envolvendo Backup/Restore:

Questão 01: Você é o Administrador de uma rede com servidores baseados no Windows Server 2003 e no Active Directory. O servidor SRVSUS01 será utilizado com servidor SUS, o qual será utilizado para distribuir aplicações críticas para as estações cliente da rede. Inicialmente você instalou e configurou o IIS neste servidor. O próximo passo é instalar o SUS. Você instalou e configurou o SUS para fazer a distribuição de atualizações para os clientes da rede. Agora você precisa fazer o backup das configurações do SUS, para que estas possam ser rapidamente restauradas, em caso de falha. Quais os passos para fazer o backup das informações de configuração do SUS?

a) Faça um backup do Estado do Sistema.

b) Faça um backup do Estado do Sistema.
Faça um backup da pasta C:InetPub

c) Faça um backup do Metabase do IIS (IIS Metabase)
Em seguida use o Backup de Utilitário para fazer um backup do arquivo de backup da Metabase e das demais configurações do IIS.

d) Faça um backup do Metabase do IIS (IIS Metabase)

e) Use o utilitário de Backup, para fazer um backup completo do IIS.

Resposta certa: c

Comentários: Esta questão é interessante e exige que o candidato lembre de alguns pontos importantes: Primeiro você fazer um backup da Metabase, a qual contém uma série de configurações do IIS. O SUS depende do IIS, por isso você deve fazer, além do backup da Metabase, um backup das configurações do IIS, tal como o Site Padrão e outras. Feito o backup da Metabase em um arquivo, você pode utilizar o utilitário de backup, para fazer um backup deste arquivo. Com isso ficamos com a alternativa C, ou seja, primeiro uso o console de Administração do IIS para fazer um backup da Metabase e em seguida, uso o utilitário de backup do Windows, para fazer o backup deste arquivo e das demais configurações do IIS.

Questão 02: Considere as afirmações a seguir, em relação aos tipos de Backup do Windows Server 2003:

I. Backup Normal: Com este tipo de backup todos os arquivos são copiados, toda vez que o backup for executado, independentemente de os arquivos terem sido alterados ou não. O arquivo é marcado como tendo sido feito o backup, ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado

II. Backup Cópia: Backup que copia todos os arquivos selecionados, mas não marca cada arquivo como tendo sofrido backup (em outras palavras, o atributo de arquivamento não é desmarcado). É idêntico ao backup Normal, com a diferença de que os arquivos não são marcados como tendo sido copiados.

III. Cada arquivo tem um atributo que pode ser marcado ou desmarcado. Este atributo serve para informar ao Windows Server 2003 se o arquivo foi ou não modificado desde o último backup normal

IV. A principal vantagem do backup normal é a facilidade para fazer a restauração dos arquivos, quando necessário. Com o backup do tipo normal, para restaurar os dados, você precisa apenas do último backup normal que foi criado.

V. A desvantagem do backup normal é o tamanho do backup e o tempo para execução Em cada execução do backup, todos os arquivos e pastas serão copiados, independentemente de terem sido alterados ou não.

São verdadeiras as seguintes afirmações:

a) I, II, III

b) I, II, IV

c) I, II, III, IV

d) I, III, IV, V

e) I, II, III, IV e V

Resposta certa: e

Comentários: Esta questão testa os conhecimentos do candidato em relação aos tipos de Backup disponíveis no Windows Server 2003. Todas as afirmações estão corretas e descrevem as características dos backups do tipo Normal e Cópia. É muito importante que você conheça bem os diferentes tipos de Backup disponíveis no Windows Server 2003 e as diferentes estratégias de Backup/Restore. Estes são pontos muito importantes para o exame.

Questão 03: Considere as afirmações a seguir, em relação aos tipos de Backup do Windows Server 2003:

I. Geralmente, o backup normal é executado quando você cria um conjunto de backup pela primeira vez. Nos backup subseqüentes é comum a utilização de outros tipos de backup, tais como o tipo Incremental ou Diferencial.

II. O Backup do tipo cópia é útil caso você queira fazer backup de arquivos entre os backups normal e incremental, pois ela não afeta essas outras operações de backup ou quando você precisa fazer uma cópia extra dos dados para enviar para um filial da empresa ou para manter a cópia armazenada em um local seguro.

III. Backup Incremental: Este tipo de backup copia somente os arquivos criados ou alterados desde o último backup normal ou desde o último backup incremental. Os arquivos copiados para o backup são marcados (ou seja, o atributo de arquivamento é desmarcado).

IV. Se você utilizar uma combinação de backups normais e incrementais para restaurar os seus dados, será preciso ter o último backup normal e todos os conjuntos de backups incrementais feitos após este backup normal e restaurá-los na seqüência correta.

V. A grande vantagem do backup incremental é que ele reduz o tempo necessário para a execução do backup, pois somente é feita a cópia dos arquivos que foram criados ou modificados desde o último backup normal ou incremental. A grande desvantagem é que para fazer a restauração é necessário o último backup normal e todos os backups incrementais subseqüentes.

VI. Os backups incrementais devem ser restaurados na seqüência cronológica em que foram criados. Além disso, se um dos backups incrementais apresentar problemas, não será possível restaurar os dados até o ponto do último backup incremental.

São verdadeiras as seguintes afirmações:

a) I, II, III, IV

b) I, II, IV

c) I, II, III, IV, VI

d) I, III, IV, V

e) I, II, III, IV, V e VI

Resposta certa: e

Comentários: Esta questão testa os conhecimentos do candidato em relação aos tipos de Backup disponíveis no Windows Server 2003. Todas as afirmações estão corretas e descrevem as características dos backups do tipo Normal e todos os detalhes sobre o Backup do tipo Incremental. É muito importante que você conheça bem os diferentes tipos de Backup disponíveis no Windows Server 2003 e as diferentes estratégias de Backup/Restore. Estes são pontos muito importantes para o exame.

Questão 04: Você é o Administrador de uma rede formada por um único domínio: abc.com. Todos os servidores são baseados no Windows Server 2003. O servidor SRVDC01 é um controlador de domínio. Você é o Administrador responsável por este servidor. Você está planejando uma política de Backup para o servidor SRVDC01. O Backup deve incluir cópias de segurança da Registry, dos arquivos de inicialização, das informações do servidor de Certificados e informações sobre o registro das classes COM+. Qual opção de backup você deve utilizar?

a) Backup da pasta %SystemRoot%

b) Backup Normal do C:

c) Backup de Cópia do C:

d) Backup do Estado do Sistema (System State)

e) Backup da pasta %Windir%

Resposta certa: d

Comentários: Para fazer o Backup das informações citadas – Registry, arquivos de inicialização, informações do servidor de Certificados e Registro das classes COM+, deve ser feito um backup do Estado do Sistema. O Backup do Estado do Sistema (System State), inclui as seguintes informações (informações e dados que são incluídos neste tipo de Backup):

  • Registro
  • COM+ Banco de dados de registro de classe
  • Arquivos de inicialização, incluindo os arquivos de sistema
  • Banco de dados Serviços de certificados
  • Serviço de diretório do Active Directory
  • Diretório SYSVOL
  • Informações do serviço de cluster

O Backup se refere a esses componentes de sistema como os dados do estado do sistema. Para o Windows 2000 Professional, os dados do estado do sistema incluem somente o registro, o COM+ Banco de dados de registro de classe e os arquivos de inicialização. Para os sistemas operacionais do Windows 2000 Server, os dados do estado do sistema incluem o registro, o COM+, Banco de dados de registro de classe, os arquivos de inicialização e o banco de dados Serviços de certificados (caso o servidor seja um servidor de certificados – Certificate Services). Se o servidor for um controlador de domínio, o diretório SYSVOL e o Active Directory também serão incluídos nos dados do estado do sistema. Além disso, se você estiver executando o domain name service (DNS, sistema de nomes de domínios) em um controlador de domínio, a parte do Active Directory dos dados do estado do sistema também irá conter todas as informações da área do DNS. Se o servidor estiver executando o serviço de cluster, os dados do estado do sistema também irão incluir quaisquer pontos de verificação do registro de recurso e o log de recuperação do recurso de quorum que contém as informações mais recentes do banco de dados de cluster.

Quando você escolhe fazer backup ou restaurar os dados do estado do sistema, todos os dados do estado do sistema relevantes ao computador são restaurados ou colocados em backup. Você não pode escolher fazer backup ou restaurar componentes individuais dos dados do estado do sistema. Isso é devido às dependências entre os componentes do estado do sistema. Porém, você pode restaurar os dados do estado do sistema em um local alternativo. Se você fizer isso, somente os arquivos da Registry, os arquivos de diretório SYSVOL, os arquivos de informações do banco de dados do agrupamento e os arquivos de inicialização do sistema serão restaurados no local alternativo. O banco de dados de serviços de diretório do Active Directory, os bancos de dados Serviços de certificados e o COM+ Banco de dados de registro de classe não serão restaurados se você designar um local alternativo ao restaurar os dados do estado do sistema.

Além disso, se você possuir mais de um controlador de domínio na sua organização e o serviço de diretório do Active Directory for replicado para qualquer um desses outros servidores, você talvez tenha que restaurar com autorização quaisquer dados do Active Directory que deseje restaurar. Para fazer isso, você precisa executar o utilitário Ntdsutil após ter restaurado os dados do estado do sistema mas antes de reiniciar o servidor na rede. O utilitário Ntdsutil permite a você marcar objetos do Active Directory para restauração de autorização. Isso irá assegurar que quaisquer dados distribuídos ou replicados que você restaurar sejam replicados corretamente ou distribuídos na sua organização.

Por exemplo, se você inadvertidamente excluir ou modificar objetos armazenados no serviço de diretório do Active Directory e esses objetos forem replicados ou distribuídos para outros servidores, você precisará restaurar a autorização desses objetos para que sejam replicados ou distribuídos a outros servidores. Se você não restaurar a autorização desses objetos, eles nunca serão replicados ou distribuídos aos seus outros servidores pois irão parecer serem mais antigos do que os objetos atualmente nos seus outros servidores. Usar o utilitário Ntdsutil para marcar objetos para restauração de autorização assegura que os dados que você deseja restaurar serão replicados ou distribuídos na sua organização. Por outro lado, se o seu disco de sistema falhou ou o banco de dados do Active Directory foi corrompido, você pode simplesmente restaurar os dados sem autorização sem usar o utilitário Ntdsutil.

O utilitário de linha de comando Ntdsutil pode ser executado a partir do prompt de comando. Também é possível obter ajuda para o utilitário Ntdsutil no prompt de comando digitando ntdsutil /?.

Observações:

  • Você deve ter permissões ou direitos de usuário específicos para fazer o backup de arquivos e pastas.
  • Para restaurar os dados do estado do sistema em um controlador de domínio, você deve primeiro iniciar o computador no modo de restauração de serviços de diretório. Isso irá permitir a você restaurar o diretório SYSVOL e o Active Directory.
  • Você só pode fazer o backup e restaurar os dados do estado do sistema em um computador local. Você não pode fazer o backup e restaurar os dados do estado do sistema em um computador remoto.
  • Embora você não possa alterar quais os componentes do estado do sistema dos quais foi feito backup, pode fazer backup de todos os arquivos de sistema protegidos com os dados do estado do sistema definindo as opções de backup avançadas.

Questão 05: Você trabalha com Administrador de uma rede baseada no Windows Server 2003 e com Clientes utilizando o Windows 2000 Professional ou o Windows XP Professional. Como Administrador da rede você está utilizando a seguinte política de Backup para o drive do servidor, onde estão os arquivos de dados dos usuários:

  • Domingo à noite: Backup Normal.
  • Segunda à noite: Backup incremental.
  • Terça à noite: Backup incremental.
  • Quarta à noite: Backup Diferencial.
  • Quinta à noite Backup incremental.
  • Sexta à noite Backup incremental.
  • Sábado à noite: Backup diferencial.
  • Domingo à noite: Backup Normal.

No sábado alguns usuários trabalharam, alterando diversos arquivos no drive do Servidor. Na segunda pela manhã, ao chegar ao serviço, você constata que o disco do servidor, onde estavam os arquivos dos usuários, foi danificado. Ao consultar o log do Backup, consta que o Backup do domingo foi feito normalmente, o que leva você a concluir que o problema com o disco ocorreu na madrugada de domingo para segunda. Você substitui o disco e agora deseja restaurar os dados. Qual ou quais o(s) backup(s) você deve restaurar e em que seqüência?

a) Normal do domingo anterior.
Incremental de segunda-feira.
Incremental de terça-feira.
Incremental de quarta-feira.
Incremental de quinta-feira.
Incremental de sexta-feira.

b) Normal do domingo anterior.
Incremental de segunda-feira.
Incremental da quarta-feira.
Incremental de sexta-feira.

c) Normal do domingo anterior.
Incremental de sexta-feira.

d) Incremental da sexta-feira.

e) Normal do último domingo.

Resposta certa: e

Comentários: O Backup Normal faz a cópia de todos os dados, independentemente de terem sido alterados ou não. O Incremental faz o backup apenas dos dados que foram alterados desde o último backup incremental. O Diferencial faz o backup de todos os dados que foram alterados desde o último backup normal. Para restaurar os dados até a condição de que estavam no Domingo, mantendo com isso as alterações feitas no Sábado, você deve restaurar o último backup normal, ou seja, o backup Normal do último domingo. Com isso você volta a condição do Domingo anterior. Nesta situação não haverá nenhuma perda de dados, pois as últimas alterações feitas no Sábado estarão todas contidas no Backup Normal de domingo. Com isso ficamos com a alternativa “e”.

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.