Home Matérias / Concurso Certificações Preparando-se Para o Exame 70-290 – Parte 4


O Modo Seguro, Last Know Good Configuration e Control Sets…

Neste tópico veremos conceitos importantes, principalmente quando acontecem problemas na reinicialização do sistema. Vamos tratar dos seguintes tópicos:

  • Opções de inicialização do Windows Server 2003 e o Modo seguro.
  • Last Know Good Configuration e Control Sets.

Opções de inicialização do Windows Server 2003 e o Modo seguro:

Ao inicializar o Windows Server 2003, será exibido um menu de opções (caso esteja instalada mais de uma versão do Windows Server 2003), menu este que é montado a partir de informações do arquivo boot.ini. Este menu somente é montado e exibido se existirem, pelo menos duas opções de inicialização diferentes, no arquivo boot.ini. Consideramos como sendo “diferentes opções de inicialização”, diferentes versões do Windows (9x, Me, NT, 2000 ou XP) ou uma mesma versão com diferentes chaves de inicialização como por exemplo /fastdetect e /basevideo. Se houver uma única opção o menu não será exibido.

Quando o menu é exibido você pode selecionar uma das opções do menu e pressionar Enter. Logo após pressionar Enter é exibida a mensagem Iniciando… Se neste momento você pressionar a tecla F8, será exibido um menu de opções avançadas de inicialização. Se não for exibido o menu, ou seja, se houver uma única opção de inicialização, você deve ficar atento à tela do computador. Quando a as primeiras mensagens começarem a aparecer na tela, você deve pressionar a tecla F8 para exibir o menu com as opções avançadas de inicialização, opções estas que serão descritas neste item.

Nota: No Windows Server 2003 você pode pressionar a tecla F8 enquanto o menu de inicialização, com as diferentes versões do Windows estiver sendo exibido. Ao pressionar F8 será exibido o menu de opções avançadas do Windows, no qual são exibidas as seguintes opções de inicialização:

  • Safe Mode (Modo seguro)
  • Safe Mode with Networking (Modo seguro com rede)
  • Safe Mode with Command Prompt (Modo seguro com prompt de comando)
  • Enable Boot Logging (Ativar log de inicialização)
  • Enable VGA Mode (Ativar modo VGA)
  • Last Known Good Configuration (Ultima configuração válida)
  • Directory Service Restore Mode (Modo de restauração de serviços de diretório (só control. de domínio))
  • Debugging Mode (Modo de depuração)

É comum utilizarmos o menu de opções avançadas quando estamos com problemas na inicialização do Windows Server 2003. Nestas situações, as opções do menu avançado podem nos ajudar na solução de problemas, conforme veremos na seqüência. Vamos analisar cada uma destas opções, iniciando pelas opções de Modo seguro.

Entendendo o Modo seguro de inicialização – Safe mode:

Quando o Windows Server 2003 não está conseguindo inicializar no modo Normal, temos a opção de inicializa-lo no Modo seguro. No Modo seguro apenas os drivers e serviços estritamente necessários à inicialização do sistema são carregados. O sistema é inicializado utilizando um driver de vídeo padrão VGA, com resolução de 640×480 e com suporte a milhões e cores (24 bits), com suporte ao mouse, teclado, monitor, sistema de armazenamento local (discos rígidos, disquete, etc). Os programas configurados para serem inicializados automaticamente são ignorados no Modo seguro. Todo este cuidado é tomado para que o Windows Server 2003 possa inicializar, mesmo que com um conjunto mínimo e drivers e serviços. Uma vez inicializado, você poderá alterar as configurações que estão impedindo que o Windows Server 2003 inicialize no modo Normal.

A maioria das ferramentas de configuração estão disponíveis no modo Seguro, para que você possa fazer as configurações necessárias, para corrigir os problemas que estão impedindo o Windows Server 2003 de inicializar no modo Normal. Por exemplo, no modo Seguro temos acesso ao Painel de controle, às Ferramentas Administrativas, ao utilitário de Backup, ao Editor de registro, às configurações de rede e assim por diante.

Se você desconfia que o problema é com algum hardware recém instalado ou com o driver de hardware instalado, utilize o Gerenciador de dispositivos para verificar se existe algum problema de hardware. Se o Windows Server 2003 consegue inicializar no modo Seguro é porque os serviços básicos do Sistema Operacional estão funcionando corretamente. Se o Windows Server 2003 deixou de inicializar normalmente após a instalação de um driver é provável que o respectivo driver seja a causa do problema. Estando no Modo Seguro você pode utilizar o Gerenciador de Dispositivos para desinstalar ou desabilitar o driver que está causando problemas. Uma vez desabilitado o referido driver, o Windows Server 2003 deverá voltar a inicializar normalmente.

Ao fazer a inicialização no Modo Seguro, o Windows Server 2003 vai exibindo cada driver e serviço que vai sendo carregado. A inicialização no Modo Seguro utiliza a chave /sos, já descrita anteriormente. Ao iniciar o computador no modo Seguro você deve fazer o logon como Administrador ou com uma conta do tipo Administrador do computador, para que você possa ter acesso a todas as configurações do Windows Server 2003 e fazer as alterações necessárias. Após fazer o logon uma mensagem é emitida, avisando sobre as limitações do Modo seguro e perguntando se você realmente deseja entrar neste modo, conforme indicado na Figura a seguir. Clique em Sim e o Windows Server 2003 será carregado no Modo seguro.


Figura – Confirmação para entrar no Modo Seguro.

Nota: O Modo Seguro também é conhecido como Modo de Segurança. As duas expressões são sinônimos.

Uma vez tendo feita as alterações necessárias você deve reinicializar o computador para testar se as alterações que foram feitas surtiram o efeito desejado, qual seja, permitir que o Windows Server 2003 possa voltar a inicializar no modo Normal.

Se você precisa acessar recursos da rede, ao invés da opção Modo seguro, deve selecionar a opção Modo seguro com rede. Com esta opção o sistema de rede do Windows será carregado (desde que não existam problemas que impeçam a carga dos componentes de rede) e, mesmo no Modo Seguro, você terá acesso aos recursos da rede.


Importante:
 O Modo seguro com rede não funcionará em computadores portáteis que estão utilizando cartões PCMCIA de rede. O suporte a cartões PCMCIA é desabilitado no Modo seguro, mesmo quando você seleciona a opção Modo seguro com rede.

A opção Modo seguro com prompt de comando carrega o Windows Server 2003 porém não carrega a interface gráfica, mas sim a interface de linha de comando (Cmd.exe) com suporte a todos os comandos reconhecidos pelo Windows Server 2003. Devido às facilidades da interface gráfica, dificilmente alguém vai optar por esta opção, a não ser que você seja um fã de carteirinha da interface baseada na linha de comando.

Em resumo podemos afirmar que o Modo Seguro (ou Modo de Segurança) é uma ferramenta especialmente útil quando o Windows Server 2003 está com problemas para inicializar no Modo Normal. Nestas situações podemos inicializar no Modo Seguro e fazer as alterações necessárias para que o Windows Server 2003 possa voltar a inicializar no modo Normal.

Agora vamos entender um pouco melhor a opção Ultima configuração válida (Last Know Good Configuration) e a sua relação com os chamados Control Sets. Na parte final deste item trataremos das demais opções do Menu de opções avançadas do Windows.

Last know good configuration e Control Sets:

A opção Última configuração válida é indicada em situações onde a instalação de um novo driver está causando problemas sérios, impedindo que o Windows Server 2003 possa inicializar normalmente. Vamos supor que você baixou da Internet uma nova versão para o driver da placa de rede do servidor. Você instala a nova versão do driver e ao reinicializar o computador, o Windows Server 2003 não consegue inicializar normalmente. Nesta situação você pode inicializar utilizando as opções avançadas do menu de inicialização e selecionar a opção Last know good configuration. Com isso serão carregadas as configurações da última configuração com a qual o Windows Server 2003 conseguiu inicializar normalmente, ou seja, as configurações anteriores a atualização do driver que está causando o problema.

Ao selecionar a opção Last know good configuration o Windows Server 2003 será inicializado usando as informações da Registry que o Windows Server 2003 salvou na última vez que você fez o logon no Windows Server 2003 com sucesso, ou seja, as informações da Última configuração válida. As informações sobre a Última configuração válida são armazenadas na Registry do Windows Server 2003.

Ao inicializar um computador com o Windows Server 2003 estão disponíveis duas configurações para inicialização: Default and LastKnownGood. Estas configurações são conhecidas como Control Sets. Um Control Set é um conjunto de configurações da Registry, configurações estas utilizadas para inicializar o computador. Quando você faz o logon no Windows Server 2003 normalmente e faz alterações nas configurações, como por exemplo instalar uma nova versão de um driver, estas alterações são salvas no Current control set. Ao encerrar o Windows Server 2003 (Shutdown) as alterações são copiadas para o control set Default. Na próxima vez que você fizer o logon com sucesso, as configurações do control set Default serão copiadas para o control set Last Know Good Configuration. Se você não conseguir fazer o logon com sucesso devido às últimas alterações, você tem a opção de reinicializar o sistema e utilizar a opção Last know good configuration. Observe que as configurações da Última configuração válida somente são sobrescritas depois que você faz as alterações, reinicializa o computador e consegue fazer o logon com sucesso. Se devido às alterações você não conseguir fazer o logon ou sequer reinicializar o Windows Server 2003, as configurações da Última configuração válida não serão sobrescritas e você terá a opção de carregá-las na próxima inicialização, revertendo as alterações que foram feitas e estão impedindo o Windows Server 2003 de inicializar corretamente.

Você pode utilizar a Última configuração válida em situações tais como:

  • Você instalou uma novo driver ou uma nova versão de um driver existente e o Windows Server 2003 não consegue mais inicializar corretamente. Nesta situação você pode reinicializar utilizando a opção Last know good configuration. Com isso as configurações anteriores a alteração que não está funcionando serão carregadas e o Windows Server 2003 volta a inicializar normalmente.
  • Por engano ou por sabotagem um dispositivo fundamental, como por exemplo o controlador IDE foi desabilitado. Se um dispositivo como o controlador IDE for desabilitado, o Windows Server 2003 não conseguirá inicializar normalmente. Nestas situações você pode utilizar a Última configuração válida para restaurar as configurações que estavam funcionando normalmente.

Importante: Lembre que se após ter feito alguma alteração, o Windows Server 2003 reiniciar e você conseguir fazer um logon, as configurações do control set Last Know Good Configuration serão sobrescritas pelas configurações atuais. Nesta situação você não poderá mais utilizar a opção Última configuração válida, para voltar à situação anterior. Para estas situações é que existe a opção Restauração do sistema, a qual veremos mais adiante.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/certificacoes/70-290_p4.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.