Home Tutoriais Desenvolvimento Primeiros passos em seu blog com wordpress gratuito


Antes de tudo temos que ressaltar que este artigo fala de wordpress gratuito e não do sistema cms que requer um servidor de hospedagem.

Uma vez que tivermos criado o domínio do blog, temos que passar a configurar o aspecto das páginas. Veremos um painel como este:

Uma vez aqui, iremos à opção de Appearance que nos mostra o tema que temos selecionado e uma lista de outros temas caso queiramos mudar de planilha. Existem bastantes temas para escolher e certamente você poderá encontrar algum que goste. Ademais, se não gostar de nenhum poderá criar um através da Folha de estilos CSS porém, para poder realizar isto necessita conhecimentos em folhas de estilo em cascata.

Uma vez que tivermos o tema solucionado iremos à opção de Widgets para adicionar elementos a nossa planilha.
Nesta opção é onde selecionamos, por exemplo, a opção de mostrar o calendário, ou uma nuvem de etiquetas, uma árvore de categorias, etc. Dependendo do tema selecionado terá umas opções diferentes. Contudo, sempre teremos umas genéricas a todas as planilhas.

Mais ou menos estas são as funções mais importantes da opção Appearance.

Outra opção bastante interessante é a de meios. Nela você pode ver todas as imagens, vídeos e música que tiver publicado no blog. Pode ver todos os dados e os comentários que têm, assim como editá-los e eliminá-los.

Depois desta opção, gostaria de comentar a de páginas. Nela podemos criar páginas estáticas além das páginas que se criam automaticamente ao adicionar uma entrada ao blog.

Estas páginas são boas para criar seções como a de informação, e outro tipo de dados, ou simplesmente uma página informativa sobre você, sua vida, seus interesses, etc.

Outra opção interessante é a de usuários. Esta opção é bastante importante já que lhe permite criar usuários distintos a você com acesso ao painel de controle de seu blog. Estes usuários costumam ser úteis se quiser que alguém além de você se encarregue de publicar suas entradas. É bastante útil se seu blog tem muito conteúdo ou se fala de diversos temas que você não abrange e alguém pode escrever melhores artigos sobre o tema.

Bom, com estas primeiras explicações você já terá que estar preparado para começar seu blog sem nenhum tipo de problema, simplesmente ir publicando entradas e adicionando categorias, links, etc.

E lembre que com wordpress, você não poderá adicionar código Javascript, portanto não poderá colocar publicidade de adsense ou similar.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/primeiros-passos-blog-wordpress-gratuito.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.