Home Tutoriais Desenvolvimento Programação VBA. Parte 2


O objetivo deste tutorial é continuar aprender sobre o editor de visual basic do Excel, neste iremos conhecer a caixa de ferramentas e a inserir um formulário, a mesma possui vários objetos que utilizaremos freqüentemente no desenvolvimento de sistemas. Mostrando sempre através de telas para facilitar o seu aprendizado.

 

Pré-requisito:

Para você poder acompanhar o desenvolvimento deste tutorial, será necessário ter conhecimento no mínimo de informática e Parte 1 deste tutorial.

Para que possamos visualizar a caixa de ferramentas teremos que estar com algum objeto ativado, então, irei ensinar a inserir um objeto que neste caso será um formulário, o processo é simples e prático. Clique no menu inserir Userform.

 

Tela 001

 

Agora para visualizarmos a caixa de ferramentas, clique sobre o menu “exibir” e depois em caixa de ferramentas.

 

Tela 002

 

Pronto, foi inserida a caixa de ferramentas, agora iremos conhecer os principais objetos da mesma, sempre se da direita para esquerda, irei usar números como referencia, ou seja, a seta será o objeto numero 1, a letra A será 2 e assim sucessivamente.

 

Objeto 1 –Ferramenta de marcação representado pela seta: Esta  utilizaremos para manipular os objetos, como dimensionar a largura do formulário, entre outros.

 

Objeto 2 – Label representada pela letra A: Esta utilizaremos quase sempre para identificar um campo ou usar como uma variável. Para inserir qualquer objeto basta selecioná-lo e clicar sobre o formulário.

 

Objeto 3 – Caixa de texto representado pela letra ab|:  Esta utilizaremos para inserir dados, como por exemplo, senha e login.

 

Objeto 4 – Caixa de combinação: Esta utilizaremos quase sempre para disponibilizar  algumas opções que os usuários poderão selecionar, digamos que você tenha uma lista de três nomes, Ana, Paula e Diene num acesso via login e você acessa este com algum deste nomes, então você não ira precisar digitar nenhum, apenas selecionar o que deseja.

 

Objeto 5 – Caixa de listagem : Esta utilizaremos quando quisermos fazer o mesmo processo, que expliquei na caixa de combinação, a diferença que esta ira disponibilizar os nomes em forma de listas. Também podemos utilizaras para mostrar vários registros do banco de dados.

 

Objeto 6 Caixa de seleção: Esta utilizaremos quando oferecemos ao usuário uma lista de opções que o mesmo poderá escolher. Um exemplo é quando criamos um e-mail em algum provedor, este pergunta quais interesses temos em determinada área para receber e-mails, então, você poderá escolher varias entre as que o mesmo disponibiliza.

 

Objeto 7 Botão de opção: Este tem função parecida com a caixa de seleção a diferença é que podemos apenas marcar uma opção de cada vez, um exemplo é fazer um formulário onde usuário poderá selecionar como resposta sim ou não.

 

Objeto 9 Moldura:  Este utilizaremos para  dar um designer mais moderno ao formulário ou para separar certos dados.

 

Objeto 10 Botão de comando: Este utilizaremos para que através do mesmo determinar alguma função.

 

Objeto 11 Multi-página: Esta utilizaremos sempre dentro do formulário onde podemos separar os dados.

 

Objeto 14 Imagem:  Este utilizaremos para quando quisermos inserir uma imagem ao formulário.

 

Conhecido as  principais ferramentas, irei mostrar como inseri-la no formulário o processo é bem simples, vamos inseri como exemplo uma label, para isso selecione a mesma na caixa de ferramentas e clique sobre o formulário.

 

Tela 003

 

O processo é o mesmo para as demais ferramentas, para inserir uma caixa de texto selecione a mesma e clique sobre o formulário.

 

Tela 004

 

Bom agora que já conhecemos e sabes inserir os objetos, teremos que aprender sobre suas propriedades é através destas que iremos inserir cor, alterar fonte, tamanho entre outros. Vamos começar pela Label, insira uma label no formulário com a mesma selecionada ative a janela de propriedades, irei mostrar as principais:

 

Tela 005

 

Propriedade Name:  Através desta poderemos modificar o nome da label, será útil para a hora que formos programar o código. Irei mostrar um exemplo de coma alterar esta propriedade, as demais irei apenas explicar a função de cada propriedade.

 

Na janela de propriedade, bem no inicio esta escrito Label1, apague este nome e insira outros, em nosso caso iremos digitar “teste”.

 

Tela 006

 

Backcolor:  Esta utilizamos para modificar a cor de fundo do objeto, que neste caso é a Label.

 

Tela 007

 

Caption:  Esta utilizamos para modificar o nome da label, ou seja, o nome que estamos visualizando, neste vamos colocar o nome teste também.

 

Tela 008

 

No próximo tutorial começaremos a identificar mais propriedades da Label.

 

Conclusão:

 

Neste tutorial mostrei como inseri um formulário, a ativar a caixa e conhecer algumas das suas principais ferramentas mostrado através de telas sua aparências com as propriedades modificadas, tudo de forma simples e objetiva, na próxima parte do tutorial continuaremos nosso aprendizado. Bons estudos e até a próxima parte.

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/artigos/vba/programacaovba002.asp

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.