Home Tutoriais Marketing Digital Promoção em buscadores. Sem estratégia não há sucesso


Quando estiver planejando lançar seu primeiro website ou estiver assustado com seu contador que nunca se move, é o momento de fazer uma estratégia para promover seu site aos buscadores e visitantes, um plano que se baseia em 5 chaves as quais deve realizar uma a uma antes de seguir com a seguinte. Bom, já dito isso lhes comento as cinco chaves para o desenvolvimento da promoção de seu website:

Os objetivos do site: Quais são as expectativas do site? Esta pergunta normalmente aponta o objetivo de seu website, no caso de uma página comercial o objetivo ao que deve apontar é o de vender suficientes produtos ou serviços para que se converta em um site rentável. Porém, certamente também poderá querer educar, informar e persuadir aos seus visitantes. Uma análise dos objetivos de sua página é o melhor lugar para começar o desenvolvimento do plano.

Uma vez que já tenha os objetivos que quer alcançar você deve então colocá-los a frente durante o desenvolvimento de sua estratégia de promoção, é de muita importância que os buscadores entendam qual é o objetivo de sua página.

Análise de mercado:

Uma das coisas que levará ao sucesso é conhecer a quem você se dirige, quais são suas necessidades, como realizam as decisões que os fazem comprar. O importante para implementar uma estratégia de mercado em promover seu site em buscadores é saber quem é seu mercado.

E o melhor lugar para aprender isto é com a sua concorrência: utilize um buscador, por exemplo google, e busque os sites que tiveram sucesso e analise-os, isto é totalmente ético e será um bom guia do que realmente funciona. Porém, você não pode se deter apenas nisso. Isto é só parte do trabalho, quanto mais informação puder conseguir será útil durante todas as etapas do desenho e do desenvolvimento de sua campanha de divulgação. Uma ferramenta poderosa são as estatísticas de seu website, mas não fique somente com o número de visitas, esprema esses dados, veja de onde lhe visitam, a que horas, que página vêem mais, de que site vêem suas visitas, buscadores, etc. Isto lhe pode facilitar muito o trabalho se por exemplo vemos que muitos visitantes vêm de um buscador em particular, poderíamos tomar este dado para começar uma campanha publicitária nesse buscador, ou se vêm de um país em particular podemos orientar parte do site para oferecer produtos mais específicos para esse setor. O importante não é só ter os dados, é também saber interpretá-los.

O fator tecnologia:

Todos nós sabemos que a maior fonte de visitas vem dos buscadores, então porque sempre nos preocupamos tanto por fazer um site muito bonito, com muitas imagens e muitas animações quando na verdade o que necessitamos é que os robôs dos buscadores nos indexem e muitas vezes não nos damos conta do importante que é buscar um equilíbrio entre o que queremos que as pessoas vejam (um bom desenho, cores, animações, etc.) E um bom conteúdo que seja relevante para os robôs, é por isso que devemos tomar em conta a tecnologia que devemos aplicar no momento de desenvolver o site em geral. O mais recomendado é dividir o conteúdo do desenho, e como podemos fazer isto? Fácil, a resposta é CSS ou folhas de estilo. Esta técnica é a de definir o conteúdo em um arquivo e o formato em outro…

A camada de apresentação:

Um dos aspectos do site que devem ser considerados em uma estratégia de promoção é a camada de apresentação. A camada de apresentação desenvolvida de modo errôneo pode despedaçar o website.

A navegação deve ser simples, botões e vínculos claramente identificados, o usuário sempre deve poder regressar ao início desde todas as páginas, um mapa do site pode ser de grande utilidade para os visitantes e os robôs.

A apresentação também deve fazer parte de sua estratégia, porém lhe recordo que seja sempre em função do equilíbrio entre o que os seus visitantes vêem e o que você necessita para ser indexado nos buscadores.

Promoção e otimização:

Uma vez que seu site já esteja publicado apenas acaba de começar. Se você não o promover em buscadores e possíveis clientes suas oportunidades de sucesso serão poucas.

Hoje em dia, o sucesso depende diretamente da promoção de algumas idéias que são: campanhas com adword de google, banner, publicidade por correio, vínculos, etc. e claro, sempre terá a possibilidade de contratar profissionais que façam todo o trabalho por você.

O mesmo acontece com o processo de otimização, os websites como já disse anteriormente devem ser sempre preparados para os motores de busca já que estes serão uma fonte interminável de visitas as quais se podem converter em compradores. Dentro da otimização nos encontramos com dois casos: quando criamos o site desde o princípio onde podemos manipular todo o conteúdo e orientá-lo à palavra de busca que necessitarmos; e o caso do site já criado que se conhece como otimização por conversão com o qual buscamos analisar o site em função ao que já tem e realizar as mudanças necessárias para que esses visitantes se transformem em possíveis compradores. Lembre que você só tem 6 segundos para convencer aos seus visitantes a percorrerem o site.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/promocao-em-buscadores.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.