Home Tutoriais Redes Protocolos HTTP e FTP


Protocolo HTTP

Os navegadores são os sistemas utilizados para nos conectarmos à World Wide Web e acessar os recursos armazenados nos servidores web.

Quando escrevemos um endereço web, o navegador estabelece uma conexão com o servidor web a través do protocolo HTTP (HyperText Transfer Protocol). Tendo isto claro, podemos passar a dizer que uma URL seria o nome com que são associados aos endereços web.

Quando escrevemos uma URL, por exemplo como esta “http://www.desarrolloweb.com/index.html”, o navegador interpreta três partes:

  • HTTP (protocolo)
  • www.desarrolloweb.com (nome do servidor)
  • index.html (nome do arquivo especificado)

Uma vez analisadas estas partes, o navegador comunica com um servidor de nomes (DNS) e se conecta com o servidor.
Normalmente, para este processo utilizamos o protocolo HTTP, que passamos a detalhar a seguir.

Começaremos dizendo que HTTP significa “Protocolo de transferência de hipertexto”, ademais pertence ao grupo TCP/IP e foi criado fundamentalmente para publicar páginas HTML. É um dos protocolos mais utilizados atualmente.

Seu funcionamento básico é o seguinte: Um navegador manda uma solicitação GET ao servidor e pede um arquivo, o servidor responde enviando ao navegador o código desse arquivo, que posteriormente é decifrado pelo navegador.

HTTP utiliza três tipos de mensagens para enviar a informação e recebê-la do navegador.

  • GET
  • POST
  • PUT

Get:  se trata de uma mensagem com solicitação de dados por parte do cliente, ou seja, um navegador web envia a mensagem GET para solicitar paginas ao servidor.

Post e Put: estes dois tipos de mensagens são utilizados pelo servidor para enviar informação ao navegador web. Em concreto, “Post” inclui a informação na mensagem enviada ao servidor e “Put” carrega o conteúdo no servidor.

Não podemos terminar de falar de HTTP sem mencionar que este protocolo é pouco seguro, já que a informação que manipula pode ser interceptada e lida sem problema. Por este motivo nasce o protocolo HTTPS, que não é nada mais que o mesmo protocolo, e que no entanto envia a informação encriptada para que se for interceptada não seja fácil sua leitura.

Isto é, em linhas gerais, o que faz HTTP, mas há muitos detalhes técnicos que ainda não são necessários detalhar, já que com isto fica claro o que é e como funciona o protocolo.

Protocolo FTP

FTP (File Transfer Protocol) significa “Protocolo de transferência de arquivos”, e também se encontra dentro da camada de aplicação. Este protocolo se utiliza para poder transferir arquivos entre o cliente e o servidor.

Normalmente se necessita um cliente FTP (cliente) e um servidor FTP (servidor) para poder realizar essa transferência de arquivos.

Temos que saber que FTP necessita de duas conexões entre o cliente e o servidor; uma para transferir os arquivos e outra para comandos e respostas. Estas duas conexões são realizadas pelo cliente, sendo uma só e permanente para os comandos e a segunda conexão se abre e se fecha cada vez que seja enviado um arquivo.

Temos que dizer, embora possa soar como óbvio, que a transferência de arquivos pode ser realizada em ambos sentidos, trocando os papéis de cliente e servidor, dependendo de quem sirva o arquivo e de quem o solicite.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/protocolos-http-ftp.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.