Home Tutoriais Hardware Qual é a diferença entre tela capacitiva e tela resistiva?


Os smartphones e tablets fazem uso do que chamamos de tela sensível ao toque, que pode ser controladas pelo contato dos dedos com o display. Porém, existem dois tipos de telas touch: as chamadas resistivas e as capacitivas. Vamos esclarecer como é composto cada tipo de display e mostrar os prós e contras de cada um, para que você não tenha dúvidas na hora de escolher qual dispositivo comprar.

Tela resistiva

As telas resistivas possuem menor precisão no reconhecimento do toque, já que são compostas por várias camadas. A superfície frontal é de plástico, resistente a riscos, com material condutor do lado interno. Abaixo, vem uma segunda camada que geralmente é de vidro, mas por vezes é feita de plástico rígido. Conforme pressionamos a tela, estas camadas fazem contato que informam ao sistema qual sua posição em coordenadas.

Existem alguns tipos de telas resistivas que também suportam medir a intensidade do toque. Esse tipo de tela oferece uma precisão de até 80% e tem a necessidade de ser calibrada sempre que possível, uma vez que o material sofre desgaste que muda a tensão aplicada pelo toque. Grande parte dos telefones mais antigos de touchscreen são de tela resistiva.

Na prática, as telas resistivas precisam que o usuário pressione com força para que o aparelho possa dar uma resposta. Com isso, o desempenho dos dispositivos com a tecnologia são inferiores, já que eles são piores para navegação e principalmente para atividades mais complicadas, como jogos.

Tela capacitiva

Como o próprio nome sugere, é um tipo de tela que usa um capacitor, com duas placas separadas por um isolante (que pode ser o ar). Assim que o dedo toca esse tipo de tela, um capacitor monitorado pelo sistema informa exatamente onde foi acionado, atráves de uma troca de elétrons. E é por causa dessa troca que canetas stylus comuns não funcionam nesse tipo de tela, apenas as especiais e o próprio dedo.

Uma das grandes vantagens do display capacitivo é conseguir trabalhar com as informações de vários toques ao mesmo tempo, o que possibilita ao dispositivo reconhecer movimentos diferenciados, como a pinça. A precisão dessa tela pode chegar a 100% e é de alta durabilidade.

As telas capacitivas estão presentes na maior parte dos dispositivos mais modernos, e costumam ter um tempo de resposta muito pequeno e uma usabilidade bem confortável. Porém, dependendo do modelo do aparelho, a tela pode ter desempenhos melhores ou piores.

Qual escolher?

As telas resistivas são mais antigas, já que os primeiros dispositivos com tela touch utilizavam a tipo de tecnologia. Mas não significa que ela seja necessariamente ultrapassada ou desaconselhável, dependendo do seu uso. Se você necessita de precisão utilizando qualquer caneta stylus, por exemplo, o display resistivo pode ser uma escolha sensata. Além disso, aparelhos com este tipo de tela podem custar até metade do preço de modelos capacitivos.

Porém, em questão de conforto, velocidade de resposta e durabilidade, a tela capacitiva leva grande vantagem. Além de serem multi-toque (reconhecendo mais de dois dedos ao mesmo tempo), nos displays capacitivos não há necessidade de fazer força para que o aparelho reconheça seus movimentos, bastando um leve deslize. Além disso, os dispositivos que fazem uso da tecnologia capacitiva costumam ser mais finos.

 

Fonte: http://www.techtudo.com.br/artigos/noticia/2013/06/qual-e-diferenca-entre-tela-capacitiva-e-tela-resistiva-entenda.html

   
Similar articles
0 875

0 756

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.