Home Tutoriais Desenvolvimento Qual impacto o HTML 5 pode ter em SEO?


Embora ainda seja um trabalho em progresso, o HTML5 é a próxima grande revisão do padrão HTML.

O HTML, que é a linguagem de marcação que permite estruturar e apresentar nosso conteúdo web, parece ser desenvolvido com o SEO sendo um dos fatores primários nos esforços deste novo padrão. HTML dá ao mecanismos de busca o contexto necessário de que precisam para entender o que está contido em uma página web.
Como pode o HTML5 mudar a maneira como abordamos SEO? Quais são os possíveis impactos do HTML5 em algoritmos dos motores de busca? É o que tentaremos responder neste artigo.

Segmentação das páginas web e melhor semântica

Um componente chave do HTML5 é que ele adiciona novos elementos que nos ajudam a expressar melhor o que está em uma página web. Isso ajuda a melhorar a segmentação da página web de forma que diferentes partes – como o cabeçalho, rodapé, área de conteúdo principal, etc – podem facilmente ser distinguidos um do outro.
Uma vez o HTML5 sendo mais amplamente adotado, mecanismos de busca podem usar esses novos elementos para os ajudar a encontrar elementos da página de seu interesse.
Atualmente, usamos elementos <div> para organizar e segmento de uma página web.

O problema com o uso de elementos <div> é que o elemento por si só não tem sentido. Não adiciona valor semântico ou dá algum contexto para o que está dentro dele. Com novos elementos, tais como <header>, <article>, <aside> e <footer>, a segmentação da página web se torna mais significativa.

O benefício disso é que ele permitirá que os mecanismos de busca leiam facilmente o site, possivelmente ignorando seções como <footer> ou <header> ou utilizá-los para fins de indexação diferentes (como a identificação de informações sobre direitos autorais ou encontrar o nome do site ou logotipo). Indexação dos motores de busca, assim, poderá ser mais eficiente, significativa e possivelmente mais avançadas.

Elementos HTML5 que pode afetar a indexação dos Mecanismos de Busca

Abaixo estão alguns elementos novos do HTML5 que podem ter um impacto direto sobre SEO.

<article>

Você provavelmente já sabe que para os mecanismos de busca (e visitantes) o conteúdo de seu site é de vital importância.O novo elemento <article> é provavelmente uma das adições mais importantes para HTML5 quando se trata de SEO. Ele permite você indicar o conteúdo principal de uma página web.Uma mudança potencial nos mecanismos de indexação dos buscadores e que podem vir a colocar mais peso sobre o conteúdo dentro do elemento <article>.

<section>

O elemento <section> pretende indicar várias seções em uma página. A vantagem é que cada seção pode ter seu título HTML separado. Isso pode dar os mecanismos de busca uma melhor compreensão de como a página web é segmentada e estruturada. Mecanismos de busca podem ser capazes de destrinchar a hierarquia de informação do documento HTML com base em tags<section>.

<header>

O elemento <header> pode dar os motores de busca uma pista de onde o nome do site e logo está em uma página web ou onde a navegação primária é (como esta é muitas vezes o lugar onde residem os menus de navegação).

<footer>

Em webdesign, um rodapé geralmente contém informações auxiliares, tais como informações de copyright, termos de licenciamento, informação política de privacidade, links para páginas estáticas, e links para os perfis de mídia social. Esta seção pode ser usada pelos mecanismo de busca para identificar os itens relacionados a direitos autorais, termos de uso, políticas de privacidade e perfis de mídia social.Desde que o <footer> contenha informações auxiliares, será o seu conteúdo fortemente “descontado” em algoritmos mecanismo de busca? Possivelmente.

<nav>

Este novo elemento pode dar ao algoritmo de indexação dos buscadores algumas  pistas de indexação para a arquitetura da informação de seu site, (da mesma forma como sitemaps ajudá-los a obter uma melhor compreensão da estrutura do site).

Tipos de Links

Uma das maneiras que os rankings dos buscadores são determinados é através dos hyperlinks em uma página. Os mecanismos de busca estudam os links em uma página para ver quais páginas esta página aponta e quais páginas tem lins apontados para ela.

Tipos de Links no HTML5 permitem termos uma maior compreensão sobre o tipo de link criado, dando aos mecanismos de busca qual o contexto que este link está sendo utilizado pelo criador de tal página.

Você provavalmente já está familizariado com rel="nofollow", que é um atributo de valor não padronizado pelo HTML4 que diz aos buscadores que este link para a página apontada não deverá ser seguido. Estes tipos de links descritos nesta matéria terão a utilização da mesma forma, através de rel=”xxx”.

Novos atributos como rel="author" e rel="license" nos permitem descrever melhor nosso tipo de link. Os atributos rel="prev" e rel="next" serão usados para determinar que esta página aponta para uma outra que em certas circunstâncias contém uma continuação de uma matéria, como uma matéria em um blog que tenha sido paginada para melhorar a experiência de leitura do usuário.

Abaixo, temos uma tabela contendo alguns tipos de links interessantes que poderão influenciar o modo de leitura que os mecanismos de busca lerão os links no futuro.

Link Type Description
alternate Apresentação alternativa da página atual
author Link para uma página relacionada ao autor desta página
external Link para domínios externos
help Links apontando para páginas de ajuda
license Links para termos de licença do documento em questão.
next Em uma série de páginas, aponta para a próxima página.
nofollow Indica que tal link não deve ser seguido pelo mecanismo de busca.
prev Em uma série de páginas, aponta para a página anterior.

Para uma lista completa de tipos de links, visite o site do W3C.

Utilização de mídias aprimorado

A adição de elementos multimídia nativos no html como <audio> e <video> pode significar maior interoperabilidade com os mecanismos de busca. O Google, por exemplo, apresenta vídeos do YouTube nos resultados dos buscadores e indexa imagens no Google Images. Poderíamos ver o vídeo e áudio que está sendo tratado como imagens indexadas no Google Images, por exemplo.

Fonte: http://www.tudoparawordpress.com.br/seo-wordpress/impacto-html-5-seo/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.