Home Tutoriais Marketing Digital SEO para Blogs: Técnicas de Link Building


Um dos temas mais abrangentes dentro do SEO para Blogs é o Link Building. Trata-se das técnicas a serem utilizadas para conseguir links para o seu contéudo, tanto links dentro do próprio blog, como links de outros blogs e sites.

Diferente de sites, blogs possuem a característica de serem fábricas de links. Um blog que publique um post por dia, pode gerar, pelo menos, 1 link por dia, e, na verdade, acaba gerando muito mais. E deve mesmo.

Linkagem Interna

O link building começa de dentro pra fora. O primeiro lugar onde o blog deve procurar criar links é dentro dele mesmo através da Linkagem Interna dos seus posts.

O processo é simples e deve ser um hábito. Se você está escrevendo um novo post, fique ligado em palavras-chave que você concorre, palavras-chave para as quais você pretende rankear, e sempre que uma delas aparecer, faça um link para o post que deve rankear para tal keyword. Se necessário, faça uma lista das suas principais palavras-chave e os posts que devem rankear.

Para posts já publicados, não tem alternativa: leia o post em busca dessas palavras-chave. Pode ser meio trabalhoso mas vale a pena. Posts antigos, que já estão rankeados, terão mais peso agregado às referências (links) que fizer, e isso vai ajudar novos posts a ganharem força. Aliado à isso, você pode investir na sua campanha para otimizar o conteúdo do blog e melhorar ainda mais o SEO do blog.

Feeds e Social Bookmarks

Outra técnica de link building para blogs fácil de aplicar se baseia no uso de feeds e sites de social bookmarks.

Feeds

Os feeds são ótimos para distribuição de conteúdo. Se uma pessoa visitou seu blog algumas vezes, gostou do conteúdo e por fim acabou assinando o feed, a facilidade de entregar o conteúdo diretamente a ela pelo feed é inestimável. Ela não vai precisar ficar visitando o blog todo dia para ver se tem algo novo ou não. Quando tiver, ela recebe direto no feed.

O interessante do ponto de vista do Link Building é que se o assinante do feed do blog for outro blogueiro, eventualmente ele vai acabar escrevendo um post sobre algo interessante que ele descobriu no seu blog e, portanto, fazendo um link para esse “algo interessante” que ele encontrou em seu blog.

Por isso eu recomendo, não somente disponibilizar um feed do blog, como divulgar o artigo completo no feed, e não somente um resumo.

Social Bookmarks

Social Bookmarks são os “favoritos sociais”, ou seja, os seus favoritos que você quer compartilhar com todo mundo. Talvez o mais famoso social bookmark seja o del.icio.us, mas o Google também oferece esse serviço, bem como vários outros sites.

Esses sites são referência para outras pessoas descobrirem novos sites, ou o que outras pessoas estão “favoritando” para conferir também. É uma ótima maneira de divulgar o seu blog.

Uma outra vertente de Social Bookmark, são os sites como o Digg (americano), Rec6 (maior representatividade no Brasil, mas passando por problemas) ou DiHitt (Baixa usabilidade, mas tem potencial). Nestes tipos de sites, o participante tem a oportunidade de enviar uma notícia com seu título, uma breve descrição e os demais participantes podem votar na notícia e comentar sobre também.

Enviar os posts do seu blog em sites assim aumentam as visitas sem a menor sombra de dúvida, podem gerar novos links com outras pessoas linkando o seu blog ou, dependendo do caso, o próprio link do site de Social Bookmark (quando ele não usa o atributo rel=”nofollow” no link).

Link Bait

Esta é uma forma muito interessante de produção de conteúdo visando ganhar links. Link Bait, ou isca para links, é uma técnica de Link Building e SEO para ser usada sempre, mas não constantemente, quer dizer, nem todo post produzido precisa ser um link bait, mas de tempos em tempos vale a pena escrever um post dedicado a link baiting para dar uma movimentada nos links que o blog recebe.

Esta é uma técnica que merece um post exclusivo, ou alguns posts, para maiores exemplos e explicações.

Normalmente, os posts voltados para Link Bait começam na otimização do título do post e seguem com conteúdo diferenciado ou polêmico: reviews, top 10, “como fazer”, repostas a posts de outros blogueiros de forma a discordar (ou promover discórdia) são os exemplos principais, mas este último exemplo é um pouco arriscado – pode gerar antipatia.

Uma outra forma de Link Bait, que é polêmica por si só, é o chamado Google Hoax. Trata-se de mentiras como as de 1º de abril. Você inventa uma mentira, faz o possível para que pareça verdade, divulga, todo mundo linka para você, que posteriormente informa a brincadeira e esclarece os fatos.

Google Hoax geralmente envolve alguma notícia do tipo “Globo contrata equipe do MXStudio para substituir Hans Donner”, “Próxima garota globeleza será branca e loira”, etc. Imagine o buzz que notícias assim causariam. Se você for o dono da notícia, os créditos (links) vão todos para você. Mas é importante tomar cuidado também com Google Hoax, pois eles podem virar punição, ou simplesmente serem ignorados pelo Google.

Parceiros, Banners e Link Farm

Link Farm é uma técnica de Link Building classificada como black hat e deve ser evitada, pois o Google penaliza blogs e sites que tentam se favorecer com Link Farm. A técnica consiste em fazer a interlinkagem agressiva entre sites e/ou blogs, ou seja, todo mundo linka para todo mundo.

Vários blogueiros acreditam que esta troca é positiva por gerar links e oferecem um espaço em seu blog em troca de um link de retorno. Isto também é chamado de Link Exchange, ou troca de links, e o Google considera como tentativa de manipulação dos resultados de busca e penaliza os sites envolvidos.

Tal como com a compra de links, ou seja, pagar um site para colocar o seu link lá, essa rede de parcerias deve ser evitada ou ser feita com muito cuidado. Deve-se deixar claro que trata-se de uma rede de parceiros ou de um link pago e, o principal, utilizar o atributo rel=”nofollow” nos links para avisar o googlebot que ele não deve seguir aqueles links e o Google entender que você não está tentando manipular os resultados de busca.

Mas ainda assim, mesmo com todos os cuidados, ainda é um método arriscado de conseguir links, sendo melhor evitar este e investir nos outros meios.

Link Building e SEO para Blogs

O fato é que o melhor lugar para se conseguir links para blogs é a partir do próprio blog. Ele é uma fábrica de links. Além de links que você pode criar dentro do conteúdo, relacionar os últimos posts, os mais visitados e posts relacionados também constituem uma forma de link building para os blogs e isso com certeza agrada todos visitantes.

Fonte: http://www.mxstudio.com.br/marketingdigital/web-marketing/seo-blogs-tecnicas-link-building/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.