Home Tutoriais CMS Sistemas CMS para a criação de Blogs


Neste artigo vamos enumerar diversos sistemas CMS (content management system) para criar Web Logs (Blogs). Comentamos algumas de suas características, embora nos centralizemos em classificá-los pelas tecnologias que utilizam.

Os sistemas que comentamos são aplicações web que temos que baixar, instalar em nosso servidor e configurar segundo nossas necessidades. Dependendo de nossos conhecimentos ou as tecnologias com as que prefiramos trabalhar, escolheremos sistemas desenvolvidos em PHP, ASP, Java, Perl, .NET…

Todas estas aplicações têm duas partes. Uma para aadministração do blog e outra para a parte visível pelos visitantes, ou seja, o blog propriamente dito.

Para criar um blog teríamos que instalar qualquer uma destas aplicações, entretanto se não nos animamos ou não nos atrevemos com isso, também podemos ir a algum site de blogs gratuitos como: Blogger, MySpace ouCriarumBlog. Nesses sites simplesmente temos que nos registrar.

As aplicações que destacamos são quase sempre gratuitas, embora haja algum caso de blog pago que assinalamos em último lugar.

Sistemas para Blogs em PHP

A maioria dos sistemas que encontramos para fazer blogs está programado com PHP. O banco de dados mais utilizado é MySQL, porém também há aplicações que suportam outros bancos de dados ou inclusive sistemas Blog que não fazem uso de um banco de dados.

Word Press
http://www.wordpress.org
É possivelmente um dos melhores sistemas gratuitos para fazer um Blog, em PHP w MySQL. É realmente o único que provei no momento de escrever este artigo. Posso dizer que é fácil de instalar e de personalizar.

bBlog
http://www.bblog.com/
Sistema para Blog realizado em PHP, totalmente gratuito. Usado em centenas de sites. Utiliza planilhasSmarty, que facilitam a personalização do desenho sem a necessidade de saber programar.

Simple PHP Blog
http://www.simplephpblog.com
Um sistema para fazer Blogs que tenta ser realmente simples de usar e bonito, porém sem grandes requerimentos. Simplesmente necessitaremos PHP 4, embora não faça uso de banco de dados.

DotClear
http://www.dotclear.net
Está realizado em Francês, embora tenha alguma tradução em inglês. Requer PHP e MySQL.

Serendipity
http://www.s9y.org/
Um sistema de Weblog implementado em PHP (compatível com versões 4 e 5), gratuito e Open Source. Suporta MySQL, PostgreSQL e SQLlite.

Wordsmith
http://sourceforge.net/projects/wordsmith
Outro sistema criado em PHP para a criação de Blogs. Gratuito e Open Source.

BLOG:CMS
http://blogcms.com/
Sistema criado em PHP (versão 4.0.6 ou superior, incluído PHP 5) e com banco de dados MySQL ou SQLite. Gratuito e de código livre.

Sistemas para criar blogs em ASP / .NET

Outros projetos que existem para criar blogs gratuitos em tecnologias de Microsoft como ASP ou .NET.

Ublog
http://www.uapplication.com/ublog
Sistema Blog criado com ASP. Contém versões para uso de MySQL ou Access. É gratuito, porém existe também uma versão paga em http://www.uapplication.com/ublogreload/index.asp.

bp blog
http://blog.betaparticle.com/
Programa realizado em ASP para a criação de blogs fácil de instalar. Requer IIS 4.0 ou superior, acesso de leitura e escritura ao sistema de arquivos (FSO) e MSXML.

FactoSystem
http://facto.sourceforge.net
Outro sistema Blog, completamente realizado utilizando ASP, compatível com Access ou SQL Server.

ASP simple Blog
http://www.8pixel.net/?pageID=420
Sistema gerenciador de blogs gratuito e pensado para uso pessoal. Programado em ASP, dispõe de características habituais como planilhas, calendário, rss…

PowerBlog
http://sourceforge.net/projects/pwrblog/
Aplicação de área de trabalho de Windows para criar blogs. Requer ter instalado o .NET Framework.

TriptychBlog
http://triptychstudios.net/TriptychBlog/
Outro sistema de Blog programado em ASP.NET.

Presstopia
http://presstopia.com
Aplicação que permite criar blogs, gratuita e de código aberto. Programada em ASP.NET.

Sistema blog desenvolvido em Java

Também existem Web Logs programados em Java. Destaco alguns, embora se possam encontrar outros na página http://java-source.net/open-source/bloggers.

blojsom
http://wiki.blojsom.com/wiki/display/blojsom/About%2Bblojsom
É um sistema criado em Java para a realização de blogs. Roda sobre Tomcat e utiliza planilhas Velocity. Tenta ser simples no desenho, porém potente na personalização por planilhas.

JSP Blog
http://sourceforge.net/projects/jspblog
Sistema Blog criado 100% em JSP. Criado em Apache Tomcat e banco de dados MySQL. Gratuito e código livre.

Sistemas Blog criados em Perl

Quase todos os hostings suportam programas CGI criados em Perl. Também se podem encontrar sistemas Blog interessantes no caso de nos inclinarmos por esta tecnologia.

Blosxom
http://www.blosxom.com/
Sistema criado em Perl (versão 4 ou, preferivelmente Perl 5). Tenta ser simples de uso e configuração.

greymatter
http://noahgrey.com/greysoft/
Sistema gratuito e de código aberto para fazer blogs. Requer suporte para Perl 5.

WebAPP
http://www.web-app.org
Sistema criado em Perl para criar portais e Blogs. Não faz uso de banco de dados, porém suporta as funções típicas de sistemas como Nuke.

Outros sistemas que não são gratuitos

Também se pode adquirir um software de criação de Blogs pago. A vantagem neste caso poderia ser que a empresa que o vende oferece suporte técnico a seus clientes. Comentamos este blog por ser bastante conhecido.

Movable Type
http://www.sixapart.com/movabletype/
Este sistema não é gratuito, embora tenha uma versão livre de uso (unicamente para blogs personais). Programado em PHP com suporte para vários bancos de dados.

Conclusão

Como se pode comprovar, existem muitas soluções diferentes que podemos adotar sem problemas. Esperamos que esta lista seja de utilidade para conhecer alguns deles.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/sistemas-cms-para-criacao-de-blogs.html

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.