SMF Team

As pessoas envolvidas com os projetos de TI devem ser capazes de entender as necessidades do negócio e as operacionais, realizar implementações eficientes e eficazes e operar soluções da melhor forma possível. A SMF Team tem como atividade assegurar que as pessoas que formam a equipe de um projeto estejam preparadas e tenham a devida responsabilidade sobre cada uma das partes em que se divide um projeto no ciclo de vida de TI, esta é a atividade principal da SMF Team, definir responsabilidades para assegurar que o trabalho será bem feito, sempre.

Objetivos

Os objetivos desta SMF é garantir que o trabalho necessário será realizado criando funções e responsabilidades através de princípios e melhores práticas de forma flexível com equipes físicas e virtuais capazes de satisfazerem as necessidades de organizações de qualquer tamanho.

 

Processos

Para que cada um dos processos desta SMF seja realizado existe um fluxo, este fluxo pode acontecer de forma seqüencial ou paralela, dependendo de como cada processo funciona dentro da organização. É claro que quando existem dependências entre um processo e outro estes deverão ser executados de forma seqüencial ou ainda se a pessoa ou equipe responsável por um processo for a mesma pelo outro também. O que eu quero dizer é que, dependendo da forma com que o processo foi implementado na organização, suas dependências ou ainda o tamanho da equipe responsável por ele, sua execução será ligeiramente alterada, mas isso não afetará suas atividades ou produto final. Acompanhe a seguir os 3 processos e suas atividades para a SMF Team.

  • Identificar mudanças necessárias.

Esta atividade aborda as mudanças necessárias em uma equipe considerando a habilidade de cada um, os treinamentos e cursos de aperfeiçoamento necessários entre outros detalhes para que no final das contas a equipe esteja sempre preparada para as tarefas a serem realizadas. As principais atividades deste processo são:

  • Revisar o Portfólio de TI.
  • Determinar o trabalho que deve ser realizado.
  • Listar responsabilidades.
  • Alinhar responsabilidades.

De acordo com as alterações na demanda dos serviços e processos de TI as responsabilidades também deverão ser revisadas, seja para acrescentar alguma responsabilidade ou excluir, seguindo a idéia de alinhar estas responsabilidades com as necessidades da organização. As principais atividades deste processo são:

  • Mapear responsabilidades.
  • Visualizar conflitos.
  • Visualizar brechas.
  • Definir funções.

Com a idéia formada sobre quais responsabilidades serão necessárias para a organização é hora de formar a equipe, mas isso dependerá e muito do tamanho do projeto e da organização, sendo que em alguns casos as responsabilidades poderão ser combinadas. As principais atividades deste processo são:

  • Decidir a natureza das responsabilidades
  • Determinar as funções necessárias
  • Determinar o tipo de estrutura necessária
  • Aplicar o princípio de equipes
  • Fazer e comunicar escolhas (seleção de pessoal)
  • Criar um plano de treinamento
  • Criar um plano de pessoal
  • Realizar uma seleção detalhada (Fine tune)

Responsabilidades

Cada uma das responsabilidades terá como tarefa executar atividades que estarão distribuídas entre cada uma das três fases do ciclo de vida de TI. Na versão 4 do MOF nós temos 7 responsabilidades, que são: Suporte (Support), Operações (Operations), Serviço (Service), Conformidade (Compliance), Arquitetura (Architecture), Soluções (Solutions) e Gerenciamento (Management).

Fonte: http://www.juliobattisti.com.br/tutoriais/clebermarques/mof40_024.asp

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