Home Tutoriais Desenvolvimento Tarefas Principais do PHP


Pouco a pouco o PHP vai-se convertendo numa linguagem que nos permite fazer de tudo. Num princípio desenhado para realizar pouco mais do que um contador e um livro de visitas, PHP experimentou em pouco tempo uma verdadeira revolução e, a partir das suas funções, neste momento pode realizar-se um grande número de tarefas úteis para o desenvolvimento web:

Funções de correio eletrônico
Podemos com uma facilidade assombrosa enviar um e-mail a uma pessoa ou lista parametrizando toda uma série de aspectos tais como o e-mail de procedência, assunto, pessoa a responder…

Outras funções menos frequentes, mas de indiscutível utilidade para a gestão de correios eletrónicos são incluídas na sua livraria.

Gestão de bases de dados
Torna-se complicado criar um site atual, potente e rico em conteúdo que não é gerido por uma base de dados. A linguagem PHP oferece interfaces para o acesso à maioria das bases de dados comerciais e por ODBC a todas as bases de dados possíveis em sistemas Microsoft, a partir das quais poderemos editar o conteúdo do nosso site com uma simplicidade absoluta.

Gestão de ficheiros
Criar, apagar, mover, modificar… qualquer tipo de operação mais ou menos razoável de que nos possamos lembrar pode ser realizada a partir de uma ampla livraria de funções para a gestão de ficheiros PHP. Também podemos transferir ficheiros por FTP a partir de comandos no nosso código, protocolo para o qual PHP previu também grande quantidade de funções.

Tratamento de Imagens
Evidentemente é muito mais simples utilizar Photoshop para o tratamento de uma imagem mas… e se temos de tratar montes de imagens enviadas pelos nossos cibernautas?

A verdade é que pode ser chato uniformizar em tamanho e em formato várias imagens recebidas todos os dias. Tudo isto pode ser automatizado eficazmente a través de PHP.

Também pode parece útil criar botões dinâmicos, isto é, botões em que utilizamos o mesmo design e só mudamos o texto. Poderemos por exemplo criar um botão fazendo uma única chamada a uma função em que introduzimos um estilo do botão e o texto a introduzir obtendo automaticamente o botão desejado.

A partir da livraria de funções gráficas podemos fazer isto e muito mais.

Muitas outras funções pensadas para a Internet (tratamento de cookies, acessos restringidos, comercio eletrônico…) ou para propósito geral (funções matemáticas, exploração de cadeias, de datas, correção ortográfica, compressão de ficheiros…) são realizadas por esta linguagem. A esta imensa livraria só resta agregar todas as funções pessoais que vamos criando por necessidades próprias e que logo são reutilizadas noutros sites e todas aquelas trocadas e obtidas em foros e sites especializados.

Como vemos, as possibilidades que nos oferece são surpreendentes. Só é necessário um pouco de vontade de aprender e um pouco de paciência nos nossos primeiros passos. O resultado pode ser muito satisfatório.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/72.php

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.