Home Tutoriais CMS Taxonomias personalizadas no WordPress: Como utilizar?


Em geral,  taxonomias (do grego tassein = “para classificar” ) são utilizadas para classificar e organizar coisas referentes a um mesmo grupo. Por padrão, taxonomias no WordPress são tags e categorias que o WordPress está usando para os posts. Além destes dois, o WordPress permite que desenvolvedores criem suas próprias taxonomias ao desenvolver um tema, utilizando funções para tal no arquivo functions.php do tema, e este é o assunto que iremos abordar nesta postagem, vamos aprender a trabalhar com taxonomias personalizadas no WordPress.

Digamos que você está criando um portfólio e decidiu organizar os itens nele presente por Cores. Ao criar um novo item no portfólio, você precisará que uma estrutura como esta apareça em sua página de postagem.

Criando Taxonomias Personalizadas

Tudo o que você tem a fazer é utilizar um trecho de código, como o abaixo, em seu functions.php para gerar sua taxonomia personalizada. Se por acaso o tema que você está a utilizar não possui um arquivo functions.php, você pode criá-lo sem problemas.

<?php register_taxonomy('cor', 'post', array( 'hierarchical' => false, 'label' =>
 'cor', 'query_var' => true, 'rewrite' => true)); ?>

Repita o processo para a criação de cada taxonomia que desejar.

Utilizando a nova taxonomia personalizada em seu tema

Com sua nova taxonomia criada, você precisará também da função get_the_term_list para exibir a taxonomia na página da postagem desejada.
Para tal, você precisará utilizar a função nos moldes abaixo, a inserindo no local desejado em seu tema (normalmente utilizado na single.php)

<?php echo get_the_term_list($post->ID, 'cor', Cores: ', ', ', ''); ?>

Com isso, você será capaz de utilizar perfeitamente taxonomias personalizadas em seus projetos :)

Fonte: http://www.tudoparawordpress.com.br/dicas-wordpress/taxonomias-personalizadas-custom-taxonomy-wordpress-3/

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.