Home Tutoriais Desenvolvimento Templates no Dreamweaver MX


Olá! Neste tutorial abordaremos o uso de Templates no Dreamweaver MX. Como muita gente ainda não sabe o que é e nem para que os templates servem, faremos uma breve explicação sobre sua utilização:

O que são e para que servem os Templates!?
Os Templates são “moldes/modelos” de páginas que construimos para economizarmos muito tempo na hora de construir um site. Para explicar melhor,imagine a seguinte situação: você está produzindo um site do estilo portal e todas as páginas seguem um padrão de Design,somente modificando o “miolo” ou o seu conteúdo. Ao invés de criarmos página por página, basta construirmos um modelo de página e apenas modificarmos o conteúdo.

Criando um novo Template

Agora que você já conhece um pouco mais sobre os modelos, vamos aprender a criar um: comece clicando em File e depois em New (ou simplesmente teclando Ctrl+N)

Como queremos criar um novo Template, devemos escolher em Category a opção Template Page e o seu respectivo estilo – que neste caso é uma Template em HTML. Após escolher, clique em Create para começar a criar seu mais novo Template. Veja na figura acima que você ainda possui um botão “Preferences…” que como o próprio nome diz, serve para editarmos as preferências da página – como por exemplo se a extensão será .htm ou .html.


Agora você deve editar a página de acordo com sua preferência. No exemplo abaixo, temos uma tabela, sendo que a Testeira e o MENU serão regiões “fixas” no Template, ou seja, regiões que não mexeremos pois será padrão em todas as páginas do site. No meio da tabela, temos a célula de Conteúdo, que será a região editável.

Para marcarmos a célula conteúdo como editável, clique na aba “Templates” e depois no botão Editable Region conforme indica a figura:

Na Janela que se abre, digite o nome da região se preferir e clique em OK. Agora, basta editar o conteúdo da área editável, conforme o exemplo abaixo, onde foi inserida uma tabela.

Agora vamos salvar esta página como uma Moldura ou Template: para isso clique em File e depois em “Save as Template…” conforme mostrado na figura abaixo:

Será aberta uma janela mostrando o Site, os Templates existentes para este site e “Save As:” que é onde devemos colocar o nome para o nosso template.

Clique em Save e pronto: você criou um Template. Mas e agora?! Como fazer para criar uma outra página baseada neste Template?! É muito simples: basta proceder da seguinte forma:

Clique em File e depois em New, ou simplesmente aperte Ctrl+N e você terá a seguinte tela:

Escolha a aba “Templates” para vermos quais os Templates existentes. Veja na figura acima que há duas regiões marcadas de vermelho! Elas são: 


– Templates for: Exibe o site do Template
– Preview: Mostra um Preview (prévia) do Template selecionado.

Selecione o Template que criamos anteriormente e clique em Create.

O Template é aberto. Tente modificar as regiões que não definimos como editáveis para ver o que acontece! Simplesmente impossível! O Dreamweaver apenas nos “deixa” modificar as regiões editáveis, como mostra a figura acima! 

Basicamente é isso! Agora é só praticar e utilizar os Templates para economizar tempo e trabalho!

Fonte: http://www.baboo.com.br/2003/05/templates-no-dreamweaver-mx/#ixzz2LvIvOh3O

   

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.