Home Tutoriais Design Tendência de Desenho Web: Blocos de Cor


Os blocos de cor poderiam ser denominados como a tendência dos tijolos e da argamassa no desenho web. Usar caixas coloridas de forma quadrada, ou retangular, ou inclusive curva, como ferramenta web, é o começo à hora de desenhar conteúdo em qualquer site.

A tendência começou no mundo da moda. Bolsas, sapatos e inclusive suéteres exportaram a tendência de colocar múltiplas cores juntas – porém sem padrões – em blocos separados.

Agora esta tendência se está deslocando para o desenho.

E as cores que você vê poderiam não ser precisamente as suas favoritas. A tendencia se centra primordialmente em cores luminosas – você não verá um beige aqui – e os matizes aparentemente nem sempre vão ligados. (Se reflete muito a tendencia da moda). Assim que o que você poderia encontrar é uma web que use cores pop como o rosa, o laranja e o vermelho…tudo ao mesmo tempo.

Mas funciona – e bem. Esta tendência de desenho é simples e cria muito contraste. O efeito visual pode aturdir bastante os desenhistas que usam a cor para guiar os usuários através do site. Além disso, todo o mundo o faz de forma ligeiramente distinta: blocos de cor sólida, bloco de cor para textos ou fotos e blocos de cores com um toque de animação surpresa ao colocar o mouse encima.

Blocos de Cor Sólidas

O uso mais comum de blocos de cor no web design pode ser encontrado no simples uso de formas geométricas coloridas e brilhantes. Com frequência são usados quadrados, retângulos, com cores luminosas e bordas sutis para ajudar a atrair a atenção do usuário. Alguns desenhistas estão começando a expandir o alcance dos blocos de cores incluindo algumas formas como círculos ou elementos com bordas mais arredondadas.

Normalmente estes blocos são de uma só cor – sem padrões nem gradações – porém podem conter outros elementos como texto, fotos ou ilustrações. O fator comum em todos os diferentes estilos de blocos de cor é a simplicidade. As cores são simples e brilhantes – a tendência é usar uma paleta de cores primarias, ou neons, cores altos sem matizes. As formas usadas para os blocos são também simples e carentes de decoração – sem sombreados, efeitos 3D, padrões nem múltiplas bordas.

E esta simplicidade é a base do funcionamento dos blocos de cores. A tendência é também fácil de construir e desenvolver, e simples aos olhos dos usuários porque o uso do brilho, de cores distintas, elimina a pergunta de “que os usuários observarão primeiro ao chegar à web”. As paletas com muitas cores luminosas podem ser divertidas de criar e usar e os sites que usem estes esquemas se mostrarão abertos e à disposição do visitante.

Blocos de Cor e Texto

Usar técnicas de blocos de cor para destacar o texto é uma grande maneira de refletir as palavras mais importantes de seu site. Funciona usando uma fonte que apenas destaque ou colocando o texto em faixas de cor. Ambas as opções podem obter a atenção e dirigi-la para as palavras importantes do website.

Quando se usa o método do reflexo, há que considerar usar texto negro com um fundo de cor estilo neón para atrair a atenção para as palavras. Joga com as opções de ambos, incrementando ou reduzindo o brilho em ambos jogando com o contraste. Do que você tem que ficar mais atento é ao tamanho de letra.

Usar blocos de cores como ferramenta para destacar a letra funciona melhor com textos grandes, pode ser difícil ler os tamanhos menores.

Usar grandes blocos ou faixas de cor (trechos com cor no começo e no final) pode ser outra eficaz ferramenta para levar a atenção para o texto. Este tipo de combinação texto/cor seduz visualmente e pode ser uma grande alternativa nos sites com carência de grandes imagens.

O contraste é uma importante consideração quando trabalhamos com cores e texto. É importante usar o texto e os blocos de cores como diferentes partes de um mesmo espectro de cores para que os usuários possam ver claramente a cor e ao mesmo tempo ler claramente o texto.

O texto de traço grosso pode igualmente ser importante quando se coloca em fundos saturados. Opte por estilos de letra de tamanho que vão do meio-grosso ao grosso-pesado para dar consistência a cada letra.

Blocos de cor e imagens

Nivelar blocos de cor e imagens pode ser um desafio mas também pode produzir bonitos conceitos de desenho. A chave do sucesso neste caso é manter tudo simples – desde a escolha de cores, até a seleção de imagens ou fotos, passando por sua proporção e tamanho.

Trabalhar com imagens e cores que têm cores complementares ou que contrastam faz com que se acrescente impacto a ambos. Quando você trabalhar com blocos de cor e imagens, tente manter a colocação do texto assim como a escolha de cores de uma maneira simples. Você quer os usuários olhem as imagens e as cores antes de que a informação seja desenhada na tela.

Blocos de cor e surpresas

Um dos mais divertidos efeitos de blocos de cor é usá-los para criar um indicio de surpresa. Dois dos melhores exemplos são mostrados nestas linhas, mas você deve visitar os sites para captar realmente a essência do assunto. O conceito é simples, clique em um bloco de cor e às vezes acontecem coisas.

Na página de Landor, você clica nos blocos cinza que mudam para uma cor pop com informação textual em seu interior. O que realmente faz com que esta técnica de cor de blocos funcione é que você obtém uma cor pop cada vez que faz isso. As caixas cinza vão mudando suas cores de forma distinta, enfatizando o brilho e o pensamento de algo divertido.

A surpresa é um pouco diferente e mais sutil no site de Kyle Speed – quando você faz “hover” sobre um bloco de cor dos que estão situados por debaixo, as cores se tornam mais vibrantes. Isto enfatiza o lugar da tela no que o usuário está centrando sua atenção lendo o texto que está dentro do bloco.

Conclusão

O que realmente conduz a tendência dos blocos de cor são as cores altas, o desenho com “energia”.
Quando se executa apropriadamente, o efeito é simples mas cria um forte interesse visual. Blocos de cor contrastam com as áreas sem cor (ou negras) para centrar a atenção dos usuários.
Embora agora esteja na moda, esta técnica de desenho está com jeito de que vai se estabelecer durante muito tempo, dada sua simplicidade e seu atrativo universal.

Fonte: http://www.criarweb.com/artigos/tendencia-desnho.html

   
Similar articles
0 991

Leave a Reply

This blog is kept spam free by WP-SpamFree.